jul 28

Novo Ford Ka está mais inteligente e conectado

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 28/07/2014 às 08:50h

     Desde 2008 que escrevo sobre tecnologia e, em todo esse tempo, nunca fiz um único post sobre carros. E foi justamente isso que causou estranheza em muita gente quando eu disse que fui convidado pela Ford para ir até o lançamento Novo Ka em São Paulo.

     Logo nos primeiros minutos da apresentação, comecei a fazer uma espécie de “live streaming” do evento e ae várias pessoas comentaram “ah.. agora entendi o motivo de você estar ae”. O Novo Ka é um carro que usa muita tecnologia e visa facilitar a vida do seu usuário.

     Me impressionou muito que a Ford está muito ciente das necessidades dos usuários. Através de várias pesquisas, eles conseguiram traçar um bom perfil dos novos compradores de carros. Por exemplo: 90% desse público já tem smartphone. Passando em média 3hs por dia dentro do carro, esse público não abre mão de usar o smartphone, mesmo sabendo que não é uma atitude segura. E dae o mote da Ford: “olhos na estrada e mãos no volante”.

     O Novo Ford Ka é o primeiro carro da empresa com algumas tecnologias bem interessantes, entre elas, o assistência de emergência SYNC. O sistema detecta vários tipos de colisões no veículo, ligam pra o SAMU, transmitem uma mensagem de voz automatizada, justamente com a localização do usuário e, por fim, abre o viva voz. Já contei isso pra várias pessoas e a “cara de UAU” é sempre a mesma.

     Vale ressaltar que não é preciso ter um smartphone topo de linha para fazer usar desse recurso. Aliás, o telefone nem precisa ter internet ou GPS. Basta que o telefone tenha bluetooth e tudo funcionará, que o carro tem um GPS de alta precisão integrado e usa o telefone apenas para fazer a chamada ao SAMU.

     Lá fora esse sistema já está em operação há alguns anos. Durante a apresentação, foi exibido um vídeo de uma pessoa que em 2011 sofreu um acidente e, mesmo desacordada, foi salva por uma equipe de resgate. Por aqui, a Ford foi a pioneira em fechar parceria como o Ministério da Saúde, implementando o sistema e treinando os atendentes do SAMU.

     Eu viajei a São Paulo com tudo pago pela Ford, mas isso de maneira alguma influenciou a minha opinião sobre o carro, em especial ao pioneiro sistema de emergência. Sendo pai de 2 filhos pequenos, me apavora o fato de saber que, a qualquer momento, nossa família pode sofrer um acidente e meus filhos ficarem sem qualquer ajuda, como já aconteceu inúmeras vezes. Na semana passada, uma mulher sofreu um capotamento na rodovia, seu carro saiu da pista e seu filho ficou quase 12 horas sozinho, desamparado, até ser encontrado, ao acaso, por um lavrador.

     Depois da apresentação houve um espaço para perguntas e respostas aos executivos da Ford e fiquei surpreso ao ver muitos jornalistas indagando a empresa sobre o fato do sistema não funcionar onde não exista não cobertura celular. Ou seja, o carro já detecta uma colisão, corta a bomba de combustível (minimizando o risco de incêndio/ explosão), liga pro SAMU, passa uma mensagem de áudio pedindo ajuda, manda as coordenadas precisas de onde foi, abre o viva voz e ainda tem gente questionando se o sistema é realmente útil.

     Nenhum produto ou serviço nasce completamente pronto. Quem cobre de tecnologia, como eu, sabe que as coisas são lançadas, funcionais, mas não perfeitas e ao longo dos anos, novas versões virão, melhores, cobrindo “falhas” anteriores, trazendo novos recursos, etc. Muito provavelmente, nos próximos anos, a Ford (e as outras montadoras) usarão outras tecnologias para se comunicar ao SAMU, sem depender da infra-estrutura das operadoras de celulares. Mas, sem medo de errar, já acho que o sistema atual é muito útil e não vejo a hora de ter isso no meu carro.

TAG(s):
Categoria(s): Geral
jul 22

Qual o melhor tablet barato para criançada ver desenho

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 22/07/2014 às 14:14h

TAG(s):
Categoria(s): Android
jul 21

BrasCuba – Novas regras para importação no Brasil

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 21/07/2014 às 21:14h

TAG(s):
Categoria(s): Geral
jul 19

Problemas com XBMC engasgando no Apple TV jailbroken?

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 19/07/2014 às 21:19h

     Sou muito fã do Apple TV de segunda geração, mesmo ele já sendo um equipamento bem antigo e um pouco limitado. Isso porque ele foi o último a possibilitar o jailbreak, que acaba expandido suas funções a coisas que gosto bastante, como reproduzir praticamente qualquer tipo de conteúdo na rede, como mkv, avi, etc.

     Recentemente o XBMC do Apple TV sofreu um update e tudo que rodava liso começou a travar e a fazer buffer na hora de carregar. Eu imaginei que fosse algum problema de rede e logo comecei a mexer nos cabos daqui. Como estava fisicamente tudo certo e tenho uma rede gigabit, coloquei um MacBook no mesmo cabo do Apple TV e fiz os testes: tudo normal.

     Como o Apple TV é bem flexível quanto aos softwares que podem ser instalados, acabei fazendo um teste com o app Infuse, executando os mesmos arquivos que antes engasgavam no XBMC. Batata: funcionou liso, como era antes. Assim, se você tem o mesmo ambiente que eu ae e notou o XBMC com problemas de travamentos, enquanto não sai uma nova versão, corrigindo isso, apele pro Infuse.

TAG(s):
Categoria(s): Apple
jul 19

Será que o sistema está mesmo fora do ar?

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 19/07/2014 às 18:23h

     Sabe quando você liga pra uma empresa, passa vários minutos aguardando atendimento, outros tantos minutos contando todo seu caso e, quando acha que finalmente terá uma solução, o atendente diz que não pode dar continuidade na sua solicitação porque o sistema caiu ou está lento?

     Hoje a tarde o @Nash me enviou um caso pra lá de constrangedor e que demonstra um enorme mal caratismo da operadora Vivo. Pelo título do assunto, você já deve imaginar do que se trata, né? Trabalhadora da Vivo que sofria constrangimentos por recusar-se a mentir que o sistema estava fora do ar deve ser indenizada.

TAG(s):
Categoria(s): Geral
jul 16

Comparando a qualidade de fotos em vários smartphones

3 Comentarios »Postado por GordoGeek em 16/07/2014 às 18:24h

     Já tem quase 2 semanas que eu estou pra fazer um comparativo de fotos disparadas de vários smartphones, mas acabei esbarrando em alguns aspectos. O principal deles deles é que não estou conseguindo encontrar um recurso de “carrossel de fotos” pra “embedar” as fotos, usando como origem uma pasta compartilhada do Dropbox. Se alguém souber de algo, me avisa. Mas pra não ficar mais vários dias “enrolando” o pessoal, que me cobra diariamente no Twitter, vou liberar apenas os links.

     Outro “pequeno detalhe” é que o imbecil aqui “formatou” alguns aparelhos e as fotos se perderam. Eu imaginei que todas já estavam na nuvem, sem alteração da qualidade, mas quando fui ver, estavam modificadas e isso iria comprometer o teste. Assim, tive que começar tudo de novo. Mas como não estou mais com o Lumia 1520 e o Lumia 1020 por aqui, depois eu atualizo o post com as fotos deles.

     Foram tiradas 42 fotos de cada smartphone em diferentes situações. Porém, eu fiz um “melhor de 3″ e escolhi apenas 1 delas. Como capa do post tem uma colagem em miniatura, apenas pra dar uma leve comparada entre os 9 aparelhos (na ordem: Nexus 4, Nexus 5, Moto E, Moto X, Note 2, Note 3, S4, Xperia Z Ultra e Z2). Ao clicar nela, vai abrir uma imagem em alta qualidade, com pouquíssima distorção. Só que, para tal, a imagem ficou bem grande (algumas passam de 20MB). No rodapé de cada mosaico tem as fotos individuais de cada aparelho. Divirtam-se!

Clique na imagem para ver a foto 01 em alta resolução
Foto 01: LGE Nexus 4, LGE Nexus 5, Motorola Moto E, Motorola Moto X, Samsung Galaxy Note 2,
Samsung Galaxy Note 3, Samsung Galaxy S4, Sony Xperia Z Ultra, Sony Xperia Z2.

Continue a leitura..

TAG(s):
Categoria(s): Gadgets
jul 15

     Se você for consultar o uso de bateria de seu smartphone, verá que o responsável por boa parte do gasto de energia dele é a tela. Mas como fazer se você precisa consultar as informações com frequência e não quer ficar sem bateria?

     Está rolando um projeto no Kickstarter que pretende levar uma segunda tela e-ink a nossos smartphones, de forma a maximizar a autonomia da bateria, mas sem privar o usuário de consultar informações no gadget.

     O case, nessa fase, está custando USD 79 e já arrecadou 38% do valor solicitado para sair do papel. Quando for a venda, custará USD 139. Não é um valor baixo, especialmente pra nós brasileiros, mas o vídeo me convenceu que seria uma experiência interessante pro meu uso.

TAG(s):
Categoria(s): Gadgets
jul 14

Moto E detecta operadora dos contatos automaticamente

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 14/07/2014 às 17:31h

     Dizem que aparelho com 2 chips é coisa de pobre. Eu acho que é coisa de quem gosta de economizar. Afinal, se eu posso pagar R$ 0,05 o minuto, vou pagar R$ 0,50 por que? Mas de nada adianta ter vários chips se saber qual usá-lo é complicado. Por isso essa função do Motorola Moto E é muito bacana!

     Quem tem um celular com 2 ou mais chips sabe a dificuldade que é o gerenciamento dos contatos. Isso porque, com a portabilidade, complicou muito a tarefa de manter atualizado a operadora das pessoas. Eu geralmente recorro a apps de terceiros e, por enquanto, não existe nenhum que seja bom a ponto de recomendar. O que uso é muito bugado!

     Eu geralmente critico bastante as interferências das fabricantes e operadoras no Android, mas a Motorola é uma das poucas que vem fazendo um bom trabalho. Prova disso foi essa integração maravilhosa ao discador, que já detecta a operadora do contato que você irá ligar, verificar se um dos chips é da mesma operadora e sugere usá-lo na chamada.

TAG(s):
Categoria(s): Android
jul 14

     Já tem algum tempo que esse tipo de balança estava na minha lista de desejos, mas não tinha coragem de pagar uma pequena fortuna nela. Porém, na semana passada apareceu a chance de eu comprar um modelo já meio antigo por R$ 200 de um amigo e acabei não resistindo. Peguei ela ontem, então ainda sou meio n00b nesse assunto, mas já estou brincando.

     Conforme comento no vídeo, o amigo que me vendeu está indo para os Estados Unidos em breve e trará o modelo mais novo (WS-50), vendido na Apple Store por USD 150. Aqui no Brasil, também na loja da Apple, ela custa R$ 729. Esse modelo, além do peso, afere também a gordura corporal, batimento cardíaco (pelo pé!?) e qualidade do ar.

     Nas minhas pesquisas eu não achei esse modelo antigo (WS-30) pra vender no Mercado Livre. Porém, o modelo novo está até mais caro do que na loja da Apple, que tem frete grátis. Ou seja, não compensa mesmo comprar em outras lojas, já que o preço é até mais caro. Mas claro, se você for viajar pra fora, provavelmente conseguirá um preço bem legal.

TAG(s):
Categoria(s): Gadgets
jul 09

Espelhamento de tela do Nexus para o Google Chromecast

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 09/07/2014 às 23:59h

     Na última Google I/O foi dito que haveriam um update para permitir que os Android espelhassem suas telas no Chromecast, assim como já acontece no AirPlay do Apple TV. Claro, isso já deveria ter vindo nativamente desde o lançamento do dispositivo, no ano passado. Mas, não deixa de ser uma boa notícia. Porém, ainda em beta, não está liberado para todos os aparelhos.

     Eu havia imaginado que nesse primeiro o Google só tinha liberado o recurso para a linha Nexus, mas o Daniel Amaro me corrigiu no Twitter, enviando o link do projeto. Lá, vemos que, além da linha Nexus, aparelhos da Samsung, HTC e LG também estão aptos.

TAG(s):
Categoria(s): Android
preload preload preload