mai 27

Primeiras impressões do Microsoft Surface Pro 3

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 27/05/2015 às 18:17h

     Acredito que muitos dos nossos leitores já devem ter ouvido falar do tal Surface, mas nunca tiveram a oportunidade de mexer em um. Em boa parte, porque a Microsoft não trouxe oficialmente ao Brasil nenhuma das três versões do produto. Assim, fica praticamente impossível achá-lo em lojas. Quando se acha, veio através de importadores e, os preços, ahhhhh, os preços… São tão salgados que muitas vezes o consumidor nem chega perto de tanto medo.

     Como eu disse no vídeo acima, eu não comprei o Surface. Não trouxe via muamba, não veio na mala de amigo, nem nada assim. Depois de muito tempo tentando vender alguns gadgets, acabei aceitando trocá-los no Surface. Foi bem salgado, algo em torno de R$ 3.600,00, o que daria pra eu comprar um excelente ultrabook (se eu tivesse vendido todos os gadgets que eu queria, mas não vendi).

     O Surface Pro 3, como o nome já dá a entender, é a terceira geração de tablets da Microsoft. As duas primeiras versões não foram muito bem aceitas e receberam muitas críticas da mídia especializada e dos usuários. Já nessa mais recente versão, parece que tudo está redondo (ou quase tudo).

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Categoria(s): Windows Phone
mai 27

Primeiras impressões do tablet Lenovo ThinkPad 8

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 27/05/2015 às 17:46h

     No começo do ano, a assessoria da Microsoft me enviou o Nokia Lumia 2520 para review. Confesso que olhei meio de canto de olho, pois fazia muito tempo que não usava Windows e meu interesse mesmo é por iMac, MacBook, iPad e até Android. Mas um bichinho me picou quando comecei a mexer nele.

     Mesmo o equipamento enviado pra review sendo um antiquado Windows RT (já descontinuado pela Microsoft), me chamou a atenção como a plataforma estava evoluindo. Sobretudo, num hardware muito bem acabado como o Lumia 2520. Ele é rápido, bonito, tem 4G embutido: um xuxuzinho.

     Como a oferta de aplicativos para Windows RT são bem limitadas (já que eles rodam em CPU ARM), decidi que era hora de comprar um tablet rodando Windows 8.1 completo (full). Mas ao mesmo tempo que queria experimentar, não queria gastar os tubos num tablet topo de linha. Ae acabei vendo algumas promoções do CCE TF74W e embarquei nele.

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Categoria(s): Windows Phone
mai 26

     Recentemente fiz alguns rolos e acabei pegando um Microsoft Surface Pro 3. Como vocês devem saber, ele é um tablet/ PC, que não tem porta ethernet (rede cabeada), mas tem porta USB 3.0. Como eu tenho o adaptador USB/ Ethernet do MacBook Air, fiquei me perguntando se eu conseguiria aproveitá-lo também no Surface. E não é que dá?

     Seguindo esse tutorial eu baixei o pacote de drivers do Boot Camp para Windows. Ele tem quase 1GB! Ao descompactar, tem uma pasta chamada Asix e dentro dela, um arquivo AsixSetup64.exe. Ao instalar o driver, nem foi preciso reiniciar. O adaptador passou a funcionar de imediato.

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mai 26

Como diminuir o irritante barulho de ventoinha do Mac

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 26/05/2015 às 15:09h

     Comprar produtos Apple no Brasil sempre foi uma coisa cara e distante de ser acessível a todos que gostam da marca. Durante um curto período de tempo, com o dólar baixo e economia aquecida, as coisas se tornaram menos piores. Porém, ainda detínhamos o irritante título de “X mais caro do mundo”, sendo o X o iPhone, iPad, iPod, Mac, etc. Infelizmente, essa época passou e, só esse ano, tivemos 3 reajustes da Apple Brasil. Parte da culpa é sim do câmbio, mas a empresa de Cupertino também tem sua parcela de responsabilidade.

     Eu tenho um MacBook Pro de 2009 e um iMac de 2011. Como vocês devem imaginar, já estaria na hora de comprar novos, né? Porém, não tenho a menor condição de pagar R$ 15.000,00 pra fazer essa troca. Ao invés disso, optei em gastar em torno de R$ 2.000,00 e fazer um update dos meus Macs. Era isso ou voltar a usar Windows. O que, sinceramente, nem estou vendo assim com maus olhos, devido a evolução do Windows 8.1.

     No começo de abril eu fui pra São Paulo e visitei o amigo Victor Fink na sua loja Apple Mania. Diante de mim, na bancada logo a frente, vi o Thomaz, o menino de ouro do Victor, fazer os upgrades em menos de 2 horas. Ele tirou o HDD de 500GB do iMac e colocou um outro HDD de 3TB. No lugar do drive óptico, colocou um SSD de 240GB. Já no MacBook, manteve o HDD de 1TB e colocou também um SSD de 240GB. As máquinas ficaram muito boas. Porém, um “probleminha” apareceu.

     Usando ou não o HDD, a ventoinha do Mac ficava sempre no máximo. Ao indagar o Victor, ele me disse que, talvez, durante o transporte de volta, algum sensor tenha se soltado. Perguntei também ao Alexandre Torres e ele disse que tem alguns apps que podem gerenciar a ventoinha. O que ele me indicou custava a paulada de USD 49. Muito dinheiro, ainda mais hoje em dia!

     Como o app tem um trial, baixei e instalei. Ao ativar o app, o ruído sumiu de imediato. Meu Mac voltou a ser um Mac e não mais um PC tunado que faz aquele barulho irritante de ventoinha. Mas, depois de algumas horas, o app expirou e o barulho voltou. Assim, comecei a procurar alternativas mais em conta e achei o FanControl. Ele não é tão completo e esperto quanto os pagos, mas resolveu meu problema.

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Categoria(s): Apple
mai 16

     Confesso que eu gostava do relógio Gear 2 da Samsung. Não era perfeito, mas me atendia bem. Porém, ele só funcionava (nativamente) com um smartphone da Samsung. E, como eu quero essa marca bem longe da minha vida, acabei abrindo do mesmo e atualmente uso um Pebble, que funciona tanto com Android, quanto com iPhone.

     Um dos grandes problemas dos relógios com Android Wear é que eles só funcionam com dispositivos Android (de qualquer fabricante, desde que rodem Android superior a 4.3). Porém, quem tem iPhone, não vai poder fazer uso desses relógios. O Google até já prometeu arrumar as coisas, mas enquanto isso não acontece, desenvolvedores pelo mundo fazem hacks/ gambiarras pra coisa funcionar.

     Sinceramente, acho que muito usuário de iPhone não vai querer um relógio inteligente, que dirá um que não seja da Apple. Porém, como o Apple Watch está em falta, mesmo nos Estados Unidos e quando chegar ao Brasil, vai vir custando os olhos da cara (em torno de R$ 2.000,00), pode ser que alguns usuários topem comprar um Android Wear (na faixa de R$ 450,00), só pra ter notificações no pulso. Será?

     De qualquer forma, recebi a dica do hoje no Twitter e resolvi fazer o teste. Baixei um app no Android, baixei o app no iPhone e fiz a bagaça funcionar como no tutorial que havia recebido. Pode não ser muito intuitivo, mas na realidade é super simples. Vamos a um passo a passo.

     A primeira coisa a fazer é deixar o Android Wear conectado ao Android. Ao instalar o app da loja, irá aparecer o aplicativo no relógio. Basta rodá-lo e ativar o serviço para iOS e o push. Em seguida, desligue o bluetooth do Android e deixe o relógio sem parear. Em seguida, abra o aplicativo no iPhone e mande procurar. Ao mesmo tempo, mande também localizar o iPhone, pelo app do relógio. Uma vez conectados, faça o teste e veja se funcionou. Lembrando: só funciona pra receber. Não dá pra responder.

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Categoria(s): Android, Apple
mai 16

Sony Xperia Z3 quebrando aleatoriamente a tela e traseira

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 16/05/2015 às 17:19h

     Às vezes eu acho que alguma força sobrenatural (Deus?!) me pune quando eu decido insistir num erro. Foi assim quando eu comecei a comprar tudo quanto era Galaxy Sx e Note x, mesmo os anteriores me deixando nervoso e está sendo assim os aparelhos da linha Xperia da Sony.

     Meu Sony Xperia Z2 (tem vários posts aqui a respeito, pra quem quiser detalhes) esquentava demais e dava mil defeitos. Meu Xperia Z Ultra acabou quebrando a portinha que tampa a entrada de carregamento microUSB e não existe peça de reposição. Agora, meu Z3 simplesmente trincou a traseira, DO NADA! Tirei do bolso e pumba: constatei a merda.

     Alguns leitores já haviam me perguntado nas redes sociais se o Z3 era realmente uma aparelho frágil e se eu tinha tido algum problema com ele. Diferente do Z Ultra e do Z2, eu estava adorando meu Z3. Ele é rápido, tem 2 chips, é bonito, a prova d’água, etc. Tava bom demais pra ser verdade, né? Alegria de pobre realmente dura pouco…

     Comecei a procurar no Google e no Reclame Aqui, pra ver se achava problemas similares, já que os leitores já haviam me aviso e pumba: dezenas de problemas igualzinhos. Claro que eu não tenho comprovar se as pessoas realmente não derrubaram seus aparelhos e tão querendo dar migué. Mas o meu, eu posso garantir: não derrubei! O vídeo acima é justamente pra mostrar que ele está perfeito, sem qualquer marca de queda.

     O mais bizarro é que eu tenho um iPhone 6+ e um Xperia Z3, sendo que o iPhone é o que mais uso. E com ele não tive nenhum problema de quebra de vidro ou entortar, como muitos reportaram logo no seu lançamento. Aliás, falando em entornar, achei essa matéria justamente falando que o Z3 que entorta. Além desse problema, tem também matéria a respeito dos vidros trincando.

     Eu poderia usar da minha influência como mídia e tentar agilizar a troca via assessoria. Mas como quero ver qual será o tratamento da Sony, coloquei minha reclamação no ReclameAqui e vou aguardar pra ver o que a empresa vai me falar.

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mai 14

Como anda o processo do visto americano para brasileiros?

8 Comentarios »Postado por GordoGeek em 14/05/2015 às 14:39h

     Já tem anos que ouço comentários dizendo que o Departamento de Estado do Governo Americano irá “liberar” a necessidade de visto para brasileiros. Em virtude disso, adiei muito a renovação do meu, mas até o momento, nada desse boato virar realidade. É provável que isso aconteça? Sim, mas não no curto prazo. Explico abaixo os motivos que me levam a acreditar nisso.

     Quando um país fica por anos com uma taxa de recusa de visto abaixo de um determinado índice, o Departamento de Estado começa a negociar com o país sobre a isenção do mesmo. Porém, na diplomacia, as coisas são um pouco mais complicadas que o país simplesmente desejar. Tudo tem que ser negociado.

     Mesmo com o dólar nas alturas e a situação econômica no Brasil estar cada vez mais complicada, ainda somos um dos povos que mais visitam (e gastam) nos Estados Unidos. Logo, seria excelente pra eles que mais e mais brasileiros fossem deixar recursos por lá. Mas, para o governo brasileiro, é exatamente o contrário. Estamos passando por um período difícil e precisamos desses recursos aqui e não lá. Assim, você acha que o Brasil vai facilitar essa negociação? Por isso eu digo: se quer ir viajar e precisa do visto, corra logo atrás. Não fique na esperança de que não será mais necessário.

     Eu gostaria de abordar isso aqui no blog (talvez faça num outro post), mas o início de processo, passo a passo, sobre em qual site entra, como que preenche os documentos, que taxas tem que recolher, etc. eu não vou falar. Motivo: não sei muito bem e não vou falar do que não tenho o mínimo de entendimento. Iria mais atrapalhar do que ajudar os leitores.

     No final do ano passado eu comecei a pensar em renovar meu visto, que havia vencido 6 meses antes. Não estava com planos imediatos de viajar, especialmente com esse dólar de R$ 3, mas como tenho milhas e elas irão vencer, talvez eu faça uma viagem rápida, apenas para não perdê-las. Assim, em janeiro eu dei entrada nos papéis e paguei a taxa. Tinha bastante vaga para agendamento nos dias seguintes.

     Como eu não estava com pressa, acabei entrando no site do Consulado e adiando, por mais de 5 vezes, meu agendamento. Ia jogando pra fevereiro, março, abril… Ou seja, você pode sim fazer o reagendamento, sem custo algum. No próprio email de confirmação que você recebe do consulado, fala sobre isso e tem a data limite para tal. Geralmente, são 2 dias antes da data marcada.

     Da última vez que eu tinha renovado o visto americano, era tudo feito no Consulado. De um tempo pra cá (não sei exatamente quando), algumas coisas mudaram. E é por isso que fiquei motivado a escrever a respeito. Tem algumas pequenas dicas que queria passar. São coisas pequenas, mas que podem te salvar.

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mai 14

Comprei um produto online e veio errado. O que fazer?

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 14/05/2015 às 13:25h

     Conforme eu expliquei no post anterior, o blog tem como foco principal a tecnologia, mas como muitas vezes a compramos em lojas virtuais, acho importante de vez em quando falar sobre alguns direitos que temos como consumidor, especialmente porque me perguntam bastante sobre isso nas redes sociais, ou seja, existe bastante interesse e muita desinformação.

     No outro post eu comentei sobre como proceder em caso de um arrependimento. Nesse, vamos falar sobre outra situação bastante comum: você compra um produto e chega outro. Pode ser o mesmo produto, mas numa cor diferente (um tênis, uma camiseta, etc), um outro produto, do mesmo fabricante (um iPhone 5C ao invés do iPhone 6), um produto de mesma categoria, mas de outro fabricante (um Moto X ao invés de um iPhone), etc. As bizarrices que já aconteceram comigo e que leio por ae, são das mais diversas. Até, claro, os casos onde a pessoa comprou um notebook e recebeu um pacote de macarrão.

     Problemas de logística realmente acontecem, mesmo quando o fornecedor tem alta qualidade de serviços. São milhares de pedidos por dia e um ou outro vão dar problema. Claro que ninguém gosta de ser o “premiado”, mas de vez em quando temos que passar por isso na vida. E, melhor, quando a gente está bem informado, sabemos nossos direitos e como devemos agir.

     Recentemente eu comprei um tênis Fila em promoção no Walmart. Estava por 1/3 do preço. A confirmação do pedido (via email) estava certa, a nota fiscal estava certa, mas o produto, não. O modelo do tênis era realmente o que eu havia comprado, mas a cor estava errada. Ao invés de azul e verde, era vermelho (meio puxado pro pink) e amarelo. Na boa, não curti. E agora?

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mai 14

Comprei um produto via internet e me arrependi. E agora?

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 14/05/2015 às 12:51h

     Apesar do nosso blog abordar mais assuntos relacionados a tecnologia, vez ou outra eu dou algumas dicas sobre direito do consumidor. Afinal, somos todos consumidores, né? E numa época onde as compras online estão cada vez maiores, dicas sobre como resolver problemas com essas compras são sempre úteis. Então, vamos parar de enrolação e ir direto ao ponto.

     A dúvida mais comum que eu recebo, referente a direito do consumidor, via redes sociais é a famosa: “Comprei um produto e me arrependi. Quanto tempo tenho para me arrepender e devolver?”.

     A resposta é bem simples: são 7 dias corridos, a partir do momento que você recebeu o mesmo. Não é do momento da compra, não do é do momento do pagamento, não é do momento que ele foi enviado, nem nada assim. Se você comprou um produto online no dia 1/5, pagou o boleto dia 3/5, ele foi enviado dia 6/5, mas você só o recebeu dia 10/5, o prazo pra devolução é até dia 17/5. Claro?

     Outra coisa importante pra se esclarecer: as maiores lojas do comércio eletrônico brasileiro (Americanas, Submarino, Ponto Frio, etc.) costumam respeitar os direitos do consumidor e seguir o que manda o CDC (Código de Direito do Consumidor). Quando você entra em contato e diz que se arrependeu, eles perguntam o motivo, passam um protocolo e agendam um dia para retirada do produto.

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mai 13

Como colocar o tablet LG G Pad 8.3 em Recovery Mode

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 13/05/2015 às 13:48h

     Eu tenho um tablet LG G Pad 8.3 e sempre aplico as atualizações instável do Cyanogenmod nele (sim, eu sou meio doido). Vez ou outra, dá problema. E na última vez que deu problema, não sei que merda eu fiz (provavelmente um wipe errado), que acabei impossibilitando o boot dele.

     Corrigir o problema é bem simples, bastando aplicar a versão anterior do Cyanogenmod. Porém, sem acesso ao sistema, como fazer pra entrar no Recovery Mode e poder aplicar a ROM antiga? Eu fiquei cerca de 3 semanas com o tablet encostado porque não sabia como fazer. Pesquisava no Google, achava uns posts, vídeos no YouTube, mas nada me resolvia. Até que hoje achei um grupo no Google+ e me ensinaram como fazer. E vou compartilhar aqui com vocês.

     Diferente do que acontece em aparelhos da Samsung, que basta segurar os botões power + volume up, o processo da LG é um pouco mais chato. Primeiro, você deve segurar o botão volume down com a mão direita e usar a esquerda para segurar o botão power. Quando aparecer o logo da LG, solte o botão power. Cerca de um segundo depois, use a mesma mão esquerda que soltou o power para pressionar novamente o power e o volume up (juntos). Isso fará com o que dispositivo entre no modo de restauração.

     Você provavelmente não vai conseguir fazer isso de primeira. Eu mesmo tive que fazer umas 5 vezes até conseguir chegar na tela exata. Mas, uma vez que você chegar lá, basta apertar o botão power para confirmar que você deseja restaurar (e não entrou ali por acidente) e, mais uma vez, o power. Em breve entrará no TWRP e você poderá reinstalar a ROM antiga.

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