abr27

Adeus Apple TV. Bem vindo Boxee Box!

13 Comentarios »Postado por GordoGeek em 27/04/2012 às 03:23h

     Já fiz vários posts sobre media centers aqui no blog, desde uns Xing Ling comprados no eBay, até aparelhos mais conhecidos, como WDTV, Apple TV e Smart TV. Se você usar a barrinha ae do canto superior direito pra procurar, vai encontrar muitos posts a respeito, como o “WDTV Live: um media center simples e funcional“, “O que vale mais a pena? Um Apple TV ou WDTV Live Plus?” e o “Dá pra usar o Apple TV sem Jailbreak?“.

     Eu fiquei super animado com a apresentação do Apple TV de segunda geração no final de 2010. Comprei 4 aparelhos pra por em casa e substituir os WDTV Live que tinha (sim, a casa tem muitos cômodos e TVs, rs). Como o Apple TV passou a rodar uma versão do iOS, eu acreditei que veríamos apps feitos especificamente pra ela em breve (como já acontece em várias Smart TVs). Porém, isso não aconteceu. Não posso nem dizer que ficou na promessa, porque oficialmente, a Apple nunca prometeu isso. O fato é que fiquei um tanto frustrado.

     Desde quando comprei, até cerca de 4 meses atrás, o Apple TV com jailbreak sempre me atendeu bem. Porém, ele começou a ficar instável e com um comportamento estranho depois de um update qualquer (acho que foi no 5.1, quando apareceu o AirPlay). Não posso nem dizer que foi algo que fiz num aparelho, pois como tenho 4 e o comportamento é o mesmo nos 4, acredito que seja algo do próprio jailbreak. Durante esse tempo que tenho o Apple TV, ocorreram melhorias, como a chegava do AirPlay, que permite jogar o conteúdo do iPhone, iPad e iPod Touch pra TV, podendo até espelhar por completo o seu conteúdo. Mas convenhamos, não é a mesma coisa que um WDTV, que simplesmente pluga-se o conteúdo num pendrive, HD externo ou simplesmente acessa filmes na rede, em qualquer formato, sem gambiarras, conversões chatas e afins.

     O Apple TV é um bom produto, mesmo sem jailbreak, mas tem um público limitado. Como quase tudo que cerca o universo Apple, as coisas são bem restritas. Dá pra ver filmes baixados, mas antes você precisa converter, adicionar a biblioteca do iTunes e deixar o Mac/ PC ligado. Caso contrário, você vai ter que pagar pelo conteúdo, seja assinando o Netflix (filmes Sessão da Tarde) ou alugando filmes mais novos (USD 5) via iTunes Store. Como eu gosto de ver muitos seriados, acaba não servindo muito pra mim. Já nos quartos, o que geralmente acontece é ver filmes que comprei em DVD e ripei. Quem tem criança em casa sabe o quanto as crianças gostam de ver mil vezes os mesmos filmes. Como minha internet é uma bela droga (obrigado por isso, Telefonica/ Vivo), ver Netflix sem engasgo é um sonho distante.

     No natal passado eu dei um dos Apple TV e outro WDTV que tinha por aqui pros meus pais. No Apple TV eles gostam de ver Netflix e alugar filmes na iTunes Store. No WDTV, podem baixar conteúdo da internet, jogar na rede (ou num pendrive) e plugar no aparelho. Rápido e sem gambiarras complicadas. Com isso, fiquei desfalcado de equipamentos aqui. Como já fazia mais de um ano que o Apple TV de segunda geração tinha sido lançado, eu fiquei me segurando, esperando a geração seguinte. Há alguns meses ela finalmente chegou, com mais RAM e uma CPU melhor, capaz de rodar filmes em fullHD, mas as novidades pararam por ae. Nada de apps ou alguma novidade muito bacana que me fizesse repensar minha decisão.

     Como eu cheguei a conclusão que o Apple TV não me atende muito bem, pelos motivos expostos acima, fiquei na dúvida de que outro media center comprar (na mesma faixa de preço). Eu poderia comprar o WDTV Live Plus, versão mais nova dos que já tenho, mas queria variar um pouco, pois estou meio enjoado da cara dele. Acabei comprando um Boxee Box pra conhecer. Pelo que eu li e vi de vídeos, parece ser uma alternativa bem interessante, com visual bacana (me critiquem, mas eu gosto de algo com boa interface) e fluidez das operações, tanto na execução dos vídeos, como dos menus em si. Evidente que quando ele chegar (provavelmente sábado) eu farei o costumeiro review. Por enquanto, os mais curiosos podem ver esse vídeo da Veja ou esse outro da Revista Home Theather.

     Update 27/04/2012 14:30H => Hoje a Apple liberou a venda da nova Apple TV (3. geração) na loja online.

Leave a Reply

preload preload preload