maio20

A Apple gosta do seu dinheiro, não de você.

9 Comentarios »Postado por GordoGeek em 20/05/2011 às 12:41h

     Evidentemente que toda pessoa que se envolve num empreendimento de risco visa o lucro. Quanto maior, melhor. Tirando as caridades de Bill Gates e outras ONGs mundo afora, empresas foram feitas para trazer lucros a seus investidores. A Apple não é diferente, apesar de muitos fãs terem uma relação quase religiosa com a marca.

     A Apple sempre bateu na tecla que sua plataforma é mais segura que outras, como o Windows. Muitos usuários de Mac não utilizam qualquer suíte de segurança (eu inclusive) e chegam a fazer piada com os usuários que instalam tais ferramentas. Porém, apesar da arquitetura do sistema da Apple ser mais robusta e segura que a da concorrência de Redmond, ultimamente a base instalada de Macs vem crescendo em todo o mundo e despertando interesse dos hackers. Antes, eles não se preocupavam em fazer uma ferramenta específica para o mundo Apple, visto que o número de usuários era insignificante. Com a popularização dos computadores da Maçã, isso vem mudando. Além disso, a Microsoft tem investido muito em segurança e o Windows 7 é bem mais seguro e estável que seus antecessores.

     Essa semana ocorreu um fato que me deixou bastante perplexo, não pela vulnerabilidade em si, mas pela reação da Apple a ela. Ao invés de oferecer todo o suporte necessário a seu cliente, já que “prometeu” que sua plataforma era mais segura, a empresa teria orientado seus funcionários a fazer os clientes de idiota, nem negando, nem confirmando o problema. Eu até concordo que o contrato de suporte possa não incluir remoção de vírus e/ ou malware, mas orientar o cliente, resolver e se for o caso, até cobrar a parte, é o mínino de comprometimento que se espera da empresa. Pisou feio na bola!

     Update 25/05/2011 14:23H => Depois de ter tomado muita pedrada, a Apple voltou atrás em sua decisão de mandar o usuário se virar pra remover o malware e, além de publicar instruções sobre o procedimento de remoção, no próximo update do sistema MacOS, a remoção será automática.

Leave a Reply

preload preload preload