jun18

     De tempos em tempos a Apple resolve chamar seus usuários de burro (“você está segurando errado“), não reconhecem erros de projeto e depois de muita pressão, voltam atrás e acabam cedendo. Pra Apple, elas estão no topo do Olimpo e você, cliente/ usuário é sempre um jumento que faz tudo errado.

     Conforme já comentei bastante no Twitter, eu não gosto de vender meus iGadgets antigos quando compro novos. A versão antiga geralmente vai pra alguém da família e acaba servindo de backup, ou seja, se o meu dá problema, eu corro pra pegar o presente de volta, rs. Faço isso pois, pagar mais de R$ 2.000,00 num iPhone sem subsídio e depois de um ano perder 50% do investimento, é melhor deixar ele por aqui mesmo.

     Depois de alguns anos comprando iPhones, tenho todas as versões dele por aqui: iPhone clássico (2007), iPhone 3G (2008), iPhone 3GS (2009) e iPhone 4 (2010). Em breve a Apple irá lançar o iPhone 5 e lá vou eu comprá-lo. Ano passado eu resolvi não passar o modelo anterior (3GS) pra esposa e acabei comprando dois iPhone 4, pra gente fazer Facetime. Apesar ela não usar muito, resolvi fazer esse agrado a ela, pois geralmente o lançamento do iPhone é próximo do aniversário dela e nada como um aparelho novinho, com todas as novas funções, sem lentidão do software atualizado, etc.

     Com essa mudança de estratégia e os iPhone se acumulando na minha gaveta, resolvi que era hora de me desfazer de alguns e como os aparelhos da Apple estão cada vez mais sendo sonhos de consumo do grande público, convenci um amigo a comprar meu antigo iPhone 3G pra dar de presente pra esposa, que tem um Nokia N95 e sempre reclama dele. Como tava na gaveta há dois anos, qualquer coisa que viesse era lucro. Digamos que o investimento já foi pago e como ainda tenho o 3GS, poderia usá-lo de backup, caso precisasse. Fiz um precinho camarada pro meu amigo e aproveitei para me desfazer de uma bateria extra da Mophie, que também tava largada na gaveta.

     Apaguei meus dados do iPhone, dei uma bela limpada com produtos próprios (iKlean) e como sempre uso capinha, ficou show de bola. Pra quem tinha um Nokia N95, pegar um iPhone 3G, mesmo sendo 2008, tá pra lá de bom, ainda mais pra quem sempre teve vontade de ter um produto Apple e ter acesso aos milhares de aplicativos bacanudos.

     Hoje de manhã fui até a loja deles pra entregar o aparelho. Conectei no WiFi deles, troquei o chip, expliquei sobre o VivoON, dei umas explicações gerais sobre o iPhone, iTunes, etc. Depois de uns 45 minutos, vim pra casa e antes mesmo de chegar, já me ligaram: “oh, eu conectei no programa da música (iTunes, rs) e mandou atualizar. O que eu faço?”. Bom, como fazia tempo que estava na gaveta, o iPhone ainda estava com a versão 3.1. Disse que tudo bem, pois iria ganhar funções novas, corrigir bugs e tudo o mais.

     Cerca de 2 horas depois, a esposa do meu amigo me liga novamente: “eu fiz tudo o que tava mandando, mas agora a internet não funciona.”. Tentei por uns 10 minutos ver o que tava acontecendo, mas como não consegui, lá vou eu novamente até a loja deles ver pessoalmente o que estava acontecendo.

     Chegando lá, vi que o sinal WiFi do aparelho simplesmente tinha sumido. Como o roteador deles fica meio longe do caixa, onde a esposa dele fica, achei que fosse isso. Fui até o escritório, pertinho do roteador e ae o sinal apareceu. Coloquei a senha e nada, dizia que não podia conectar. Fiquei uns 15 minutos “brigando” com ele e nada. Como não podia mexer no roteador, senão derrubaria os computadores deles, resolvi voltar pra casa e fazer os testes.

     O problema aqui em casa também acontecia. Detalhe: tenho AirPort Extreme em casa, ou seja, o roteador da próprio Apple! Mesmo bem próximo do roteador, na maior parte das vezes ele não achava a rede. De vez em quando, aparecia a rede, eu colocava a senha e ele dizia que não podia conectar. Liguei então meu DLink e o erro persistiu. Tentei trocar o tipo de autenticação pra WEP, tentei sem senha, tentei por IP fixo, tentei forçar a rede tipo b e nada. Tentei várias vezes dar restore, redefinir ajustes de rede e nada..

     Já muito puto da vida, comecei a pesquisar na internet e vi inúmeros relatos, tanto no Twitter, como em blogs e fóruns. Nesse aqui por exemplo, o autor até tentou entrar em contato com a Apple, pra saber uma posição oficial, mas como de costume, a empresa simplesmente ignora esse tipo de coisa. O pior é que o downgrade não resolve o problema, que precisa de um reparo físico, trocando a placa responsável. Incrível, não? A empresa faz merda num update, fode seu equipamento, não se posiciona oficialmente e você que se lasque.

     Apesar da garantia do aparelho já ter vencido há tempos, isso é o chamado “vício oculto”. E outra, foi provocado por um upgrade do fabricante. Vou tentar entrar em contato com a Apple e se ela não se dispor a corrigir o problema, vou acioná-lo judicialmente. Isso é uma puta sacanagem e apesar de me fazer perder tempo, certamente não vai ficar por isso mesmo. Pau no cu do Jobs!

     Update 20/06/2011 16:23h => Como parece que o problema não atinge todos os aparelhos, estou tentando entender o motivo. Talvez seja um lote com defeito e que use determinada versão de um chipset ou algo assim. Para tal, preciso do maior número de relatos possíveis. Já entrei em contato com algumas pessoas no Twitter e nos blogs gringos onde existem os relatos. Se o seu iPhone teve o mesmo problema, por favor comente aqui.

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