jun07

A questão sociológica dos usuários da maçã

7 Comentarios »Postado por Eduardo Masuda em 07/06/2011 às 09:31h

     Ontem a Apple anunciou grandes mudanças no MacOS e no iOS. As novidades foram muitas e muito boas para usuários dos produtos da maçã. Mas o que houve ontem no Twitter me fez pensar bastante a respeito de como as pessoas agem quando se fala da Apple, principalmente do iPhone.

     Diversas novidades apresentadas no Keynote representaram uma mudança em como a Apple lida com seu sistema operacional móvel. Notificações unificadas, serviços em nuvem, sincronismo sem fio, updates OTA, integração com redes sociais e mensagens instantâneas entre iDevices demonstram claramente que ela tem observado o que o mercado quer e gosta. Ela pegou o que o Android, WebOS e o BlackBerry tem de melhor e implementou em seu sistema. A Apple usou as armas dos concorrentes, mas os usuários xiitas da maçã pareceram não concordar com isso.

     Eu não vejo problema algum você pegar uma idéia boa e incorporá-la ao seu sistema. No entanto, recebi críticas justamente porque eu disse que a idéia foi copiada do Android. E isso foi uma constatação dos fatos, e não uma crítica à Apple. Qual o problema de pegarem uma idéia e transformá-la no seu produto? As empresas fazem isso sempre e sempre vão fazer. Disseram-me que não foi cópia, que a Apple sempre vai fazer isso melhor. Mas essa não é a questão. A idéia, o conceito todo, é característica do Android. Acho incrível como as pessoas não conseguem enxergar isso. A Apple enxergou e implementou no seu sistema. Se a idéia fosse ruim, ela não estaria incorporada ao iOS5.

     A Apple já errou bastante, assim como outras empresas já erraram. Assumir os erros e querer mudar foi o que a Apple fez reescrevendo o MobileMe do zero. E usar o conceito de nuvem do Android mostra claramente que ela tem observado o que os usuários querem. Eu já usei os dois sistemas. Gosto das soluções do iOS e do Android. Eu vejo o que os dois tem de melhor e de pior. Enxerguem isso também.

     De forma geral, os dois sistemas agora ficaram muito parecidos. Já disse isso e volto a dizer várias vezes: a briga entre os dois é melhor para o usuário, que não tem nada a ver com isso. No entanto, a questão da briga dos sistemas móveis é muito mais sociológica que tecnológica. A tecnologia muda, a mentalidade não. Os sistemas operacionais se igualam mas os usuários se afastam na eterna briga entre classes sociais. Infelizmente é assim.

Leave a Reply

preload preload preload