jun28

Abra o olho na renovação do seu plano pré-pago 3G

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 28/06/2011 às 09:43h

     Como comentei aqui no blog, meu pai comprou um iPad 3G e anda com o bichinho pra tudo que é lado. Acabei fazendo um plano pré-pago 3G da Claro pra ele. Optei pela operadora pois na cidade em que ele mora só tem sinal 3G pela Vivo e Claro. A Tim ainda é GPRS, como em boa parte das cidades do interior de São Paulo. Como o plano de internet 3G pré-paga mais em conta da Vivo são R$ 9,90 e tem apenas 10MB de quota (contra 300MB de Claro e Tim), a escolha foi meio óbvia.

     Apesar de já conseguir se virar no iPad, usando email, web, facebook e afins, algumas operações simples pra alguns de nós, ainda são complicadas para um iniciante. Uma delas é a renovação do plano de internet pré-paga, que deve ser feita mês a mês, de forma manual, uma vez que as operadoras não tem um mecanismo de renovação automática e nem uma integração no próprio iPad, como é feito pela AT&T nos Estados Unidos. Diferente do Galaxy Tab, que possui aplicativo de SMS e inclusive faz e recebe chamadas, funcionando como um grande smartphone, o iPad não tem tais recursos. Assim, o assinante é meio que obrigado a tirar o microSIM (uma operação meio chatinha pra quem não está acostumado), colocar em outro telefone e reativar o plano através do SAC. Existe ainda a opção do SMS, enviando uma mensagem pra um determinado número e seguindo alguns passos, também via SMS. Por último, resta ainda a opção no site da operadora, que devo salientar, geralmente não aceita a operação, dando erro, o que obriga a ligar no SAC.

     Pra não deixar meu pai responsável pela tarefa de renovação do plano, que certamente iria confundí-lo e até estressá-lo, talvez até a ponto de deixar o iPad sem conexão, resolvi assumir essa tarefa e nem falo pra ele que é nececessário pagar pelo 3G. Pra ele, o iPad acessa a internet magicamente. Dessa forma, todo dia 27 eu tenho que entrar no site da Claro e ir tentando renovar o plano. É muito raro quando vai de primeira. Geralmente tenho que tentar umas cinco vezes ao longo do dia. E é ae que mora o problema!

     Como eu disse antes, não existe uma opção de renovação automática na data programada. Também não tem como, um dia antes, eu renovar o plano manualmente, seja via SAC, SMS ou internet, uma vez que o plano anterior ainda está vigente. Assim, eu tenho que esperar o plano anterior expirar, pra contratar um novo. O problema é que, se o iPad fica conectado 24 horas, consumindo dados, sem um plano 3G contratado, ele usa os dados de forma avulsa e isso é descontado do saldo. Some-se a isso a dificuldade em renovar o pacote via site e temos um problema desagradável.

     Só pra dar uma ideia do que estou falando, o pacote de internet 3G pré-paga da Claro pra 30 dias custa R$ 11,90. A recarga mínima que a operadora aceita é de R$ 17,00. Se eu fizesse a contratação desse pacote, iriam restar R$ 5,10 de saldo. Ou seja, no próximo mês, eu terei que fazer uma nova recarga, pois o saldo seria insuficiente. Ao fazer a recarga mínima e contratar o plano, iriam me sobrar R$ 10,20, ou seja, insuficiente para renovar no mês seguinte. Dessa forma, achei melhor fazer logo uma recarga maior e deixar o saldo lá. Porém, na impossibilidade de renovar o pacote logo no início do dia, devido a maravilha que é o site da Claro (#NOT), o que aconteceu? O iPad ficou conectado e pumba, consumindo dados via 3G avulso, ou seja, adeus o saldo que eu tinha.

     Podem me chamar de conspirador, mas eu duvido que as operadoras não pensaram nisso. Uma forma de lucrar um pouquinho mais, cobrando avulso, não dando a facilidade do cliente deixar o plano em débito, uma vez que o saldo existe. Como disse anteriormente, isso não é uma exclusividade da Claro. Eu tenho VivoON e funciona igualzinho. Se eu faço a recarga antes da data limite, ela não vale, entrando como saldo normal. Ou seja, preciso deixar o pacote anterior expirar, usar o 3G avulso um pouco e renovar manualmente no outro dia. Burrice ou esperteza? Me parece muita esperteza das operadoras, pra te lesar, claro. Portanto, fique esperto!

     Update 04/07/2011 15:51H => Referente a reclamação que fiz junto a Anatel, a CLARO me ligou agora a pouco pra se posicionar a respeito do caso. Segundo a atendente, realmente não existe a opção de renovação automática, o que geraria maior conforto ao cliente. Para que o cliente não tenha que aguardar o plano expirar e fique sujeito a cobrança avulsa, eles orientam que o cliente ligue na central de atendimento (1052), escolha a opção 9 (falar com atendente) e diga que quer cancelar o pacote atual. Depois, ligue novamente e peça pra contratar um novo pacote. Alguns vão dizer que eu sou chato, mas esse procedimento não parece de um burrice impar? Custa por um maldito botão no site “renovar antecipadamente”, que cancele o pacote atual e dê possibilidade de renovar de novo? Ou seja, eu vou perder o meu tempo, eles vão perder tempo de call-center, pra que? Eu posso estar enganado, mas eu tô vendo que toda vez que eu ligar pra cancelar, os atendentes não vão entender nada e vão ficar me transferindo feito barata tonta de um lado pro outro. Pra finalizar, eles me estornaram o valor que foi gasto pelo consumo avulso.

     Update 13/07/2011 16:33H => Hoje eu recebi um SMS da Claro dizendo que o pacote iria expirar. Tentei fazer a renovação via site e nada. Via torpedo e nada. Ae, segui o que a atendente havia me digo e liguei no 1052. Conforme escrevi antes, achei que ia ser uma dificuldade danada pra renovar, mas em alguns minutos o meu saldo foi debitado e o pacote renovado. Dos males, o menor.

     Update 08/08/2011 23:13H => Para ativar o pacote via internet, mande um SMS para 767 com a palavra PACOTE. Depois escolha qual pacote você quer (internet) e o período.

     Update 23/06/2012 14:10Hs => A Vivo começou a cobrar os acessos fora das redes sociais e emails. O valor cobrado são R$ 4,00 por MB, ou seja, totalmente inviável. Recomendo que leiam o post sobre isso.

One Response to “Abra o olho na renovação do seu plano pré-pago 3G”

  1. Tiago disse:

    O meu problema é mais grave ainda, os pacotes Blackberry que compro simplesmente não funcionam, ou seja, como o sistema de APN agora já vem pré instalado no chip, o servidor não reconhece o smartphone como Blackberry e o aparelho não é configurado como tal, ou seja, o pacote simplesmente não funciona, a operadora não retorna a ligação pra saber de nada, o serviço nunca expira mas seus créditos são descontados pra variar.
    É uma pena a TIM não oferecer mais o Blackberry ilimitado, a Claro ficou sozinha oferecendo o serviço e faz seus clientes de idiotas :(

Leave a Reply

preload preload preload