maio06

AirPort Extreme: nem tão bom assim

21 Comentarios »Postado por GordoGeek em 06/05/2011 às 17:16h

     Ontem eu escrevi aqui no blog sobre o AirPort Extreme, o roteador sem fio topo de linha da Apple. Pelos meus testes, a uma curta distância, a performance do equipamento é mesmo sensacional. Porém, ocorre uma degradação severa de performance conforme se distância da base e nem precisa ser tanto assim.

     No local padrão onde o roteador fica em casa, num outro piso, há cerca de 10 metros do meu escritório, o D-Link copiou 4,5GB de arquivos em 15 minutos. Já o AirPort Extreme, pro meu total desgosto, levou cerca de 1 hora. Ou seja, muito pior.

     Para conseguir resultados mais precisos (e documentados), hoje eu montei o ambiente novamente. Coloquei os equipamentos no lugar, peguei o MacBook com os mesmos arquivos de ontem, mas agora a uma distância de 7 metros e comecei a copiar. O D-Link levou cerca de 1:25 minuto. Já o Linksys, que ontem se saiu melhor que o D-Link, hoje teve uma queda brutal e ficou com 2:15 minuto. O AirPort Express, também da Apple, ficou com resultados similares ao D-Link. A maior decepção, novamente, foi o AirPort Extreme, que levou absurdos 2:40 minutos!

     Pra quem não leu todo o review de ontem, peço que por favor, antes de deixar um comentário, leia. Mas em resumo, as configurações de ontem pra hoje nos equipamentos foram mantidas, ou seja, se ele foi bem ontem, deveria ir bem hoje, pois nada foi alterado. Se isso não aconteceu não é devido a fatores externos e sim do próprio equipamento. Podem existir fatores externos que influenciaram no teste? Sim, pode. Mas eu acho difícil e como usei a mesma configuração em todos os equipamentos (como o canal utilizado), deveria afetar todos os equipamentos ou nenhum.

     Como eu acredito que ninguém compra um equipamento sem fio pra ficar grudado nele, não tem como eu recomendar a compra do AirPort Extreme. No meu caso, segunda-feira pela manhã eu estarei entrando em contato com o pós-venda da Apple e pedindo a coleta do produto e o estorno do meu cartão.

     Update 06/05/2011 23:34h => Eu nem ia testar o uso do HD externo conectado ao AirPort Extreme, tamanha a minha desiluzação com o produto, mas aproveitei que ele já está aqui mesmo e encarei. Assim como aconteceu na cópia pro servidor, a cópia pro HD via USB é muito rápida quando o roteador está próximo do MacBook. Porém, ao distanciá-lo, a degradação de performance é muito grande.

     Update 09/05/2011 15:30h => Na tentativa de evitar a devolução do AirPort, hoje eu fiz novos testes, inclusive tentando usar o AirPort Express como extensão. Mas vejam no vídeo abaixo como ficou deprimente a performance:

     Update 09/05/2011 16:54h => Liguei no suporte da Apple (0800-761-0880) e depois de 30 minutos fazendo os mais variados testes, nem o atendente deles soube me dizer o motivo de estar tão ruim aqui. Confirmamos todas as configurações no utilitário do AirPort, fizemos vários testes trocando canais, frequências, configurações e nada de melhorar. Segundo o atendente, se fosse problema físico, até quando o equipamento estivesse próximo a velocidade ficaria ruim, o que não acontece, pois o problema só se manifesta quando a distância aumenta. Dessa forma, não vejo como manter o equipamento. Terei mesmo que devolver.

Leave a Reply

preload preload preload