mar07

Utilizando AirTunes pelo Ubuntu

Sem Comentarios »Postado por Pedro Alves em 07/03/2013 às 13:21h

Quando me desfiz de meu iPhone, há quase um ano atrás, me vi com um probleminha. Sou usuário Ubuntu há anos, e como todos devem saber, não há iTunes nativo para qualquer distribuição GNU/Linux. Até é possível roda-lo através do Wine, mas se o iTunes já não é uma maravilha no Windows e Mac OS imagine com essa gambiarra. Pois bem, desde então tenho procurado formas de voltar usar minhas estações AirTunes.

Hoje tropecei em uma boa solução. Nessa questão postada no AskUbuntu descobri que é possível e bem fácil redirecionar a saída de som para qualquer estação AirTunes.

  1. Caso ainda não estejam instalados, instale os pacotes paprefs e  pulseaudio-module-raop. A instalação deles é bem simples se estiver usando uma versão mais recente do SO: apenas clique nos links e aguarde a Central de Programas do Ubuntu abrir. Uma alternativa, caso você não tenha problemas com o terminal, é através do apt-get:

    $ sudo apt-get install paprefs pulseaudio-module-raop

  2. Abra o Preferências do PulseAudio (paprfs, no terminal) e selecione “Tornar detectáveis os dispositivos de som Apple AirTunes disponíveis localmente” na aba “Acesso via rede”.
    Preferências do PulseAudio_025

    Selecione “Tornar detectáveis os dispositivos de som Apple AirTunes disponíveis localmente”.

     

  3. Pronto, agora basta selecionar o dispositivo desejado nas configurações de saída de áudio e está feito.

    Configurações de Áudio

    Selecione o dispositivo de saída de som.

Testei e funciona perfeitamente no Ubuntu 12.04 (Precise Pangolin) e 12.10 (Quantal Quetzal). Existe um delay de alguns segundos, mas para a transmissão de música não é nada que atrapalhe.

Com essa solução você não consegue o mesmo controle do stream que teria através do iTunes, mas já é um belo começo. É isso que da ficar dependente de padrões proprietários =P

Leave a Reply

preload preload preload