dez22

[Alerta] Cuidado: tem estelionatário na App Store

11 Comentarios »Postado por GordoGeek em 22/12/2010 às 01:17h

     Muitos podem achar que eu estou exagerando, que não é pra isso tudo, que os usuários que compraram os tais apps são verdadeiros otários e mereciam ser enganados, mas ae eu te pergunto: você sabe um pouquinho sobre tecnologia, iPhone e tal.. Mas você domina todos os ramos do conhecimento humano? Aposto que não, então pare e pense um pouco comigo.

     Todos sabemos que a Apple gosta de ter controle absoluto sobre tudo. Steve Jobs nem precisa de viagra. Basta ele se imaginar impondo limites a seus usuários e isso já o excita se certa forma, que ele é capaz de fazer sexo por uma semana, sem parar. O problema, é quando esse tal controle, supostamente para deixar o usuário mais seguro, falha miseravelmente.

     Estava eu navegando pelos aplicativos mais vendidos da App Store e encontro um aplicativo que promete dar visão noturna ao iPhone. Como assim? Desde quando o iPhone é dotado de infra? Quem sabe esse flash do iPhone 4 tenha isso e ninguém sabia, né? Não, não tem.. Bem que gostaríamos. Infelizmente, um espertinho resolveu enganar os usuários, remeteu seu aplicativo pro rígido controle de qualidade da Apple, que simplesmente deixou passar e hoje ele figura entre os mais vendidos da App Store, colecionando ofensas nos comentários, de consumidores que foram enganados por ele.

     Se o mesmo espertinho tentasse aplicar o golpe na plataforma Android, ia ficar chupando o dedo, pois diferente da política da Apple, em que você comprou algo, não gostou e morreu no prejuízo, o Google permite que você peça o estorno da compra. Eu já testei com uns aplicativos que não gostei e funcionou muito bem. É simples, não tem complicação. Você entre na loja, pede o estorno e pumba: pronto. Isso dá um grau de segurança pro usuário, de que ele realmente pode comprar, testar todas as funções integralmente e caso não goste, cancele a compra. Aliás, essa prática do “return”, super comum nos Estados Unidos, nunca deu as caras na loja da Apple. Por que mesmo? Sabe-se lá iGod porque…

     Caso você esteja pensando que eu cai no golpe e tô putinho por causa disso, lamento informar que não cai ;) Mas eu sinto em ver que a Apple permite que esse tipo de coisa aconteça em seu ambiente. Tal usuário deveria ser banido e nunca mais ter a chance de ter qualquer vínculo comercial com a Apple novamente, de forma a servir de exemplo para quem tanto diz querer ter uma plataforma segura e com alto nível de qualidade. Mas, imagino eu, a Apple não irá fazer nada, afinal, ela mordeu s 30% dela e vamos deixar tudo como está, ou seja, cada um com seus problemas.

     Em tempo, se você se acha protegido contra esse tipo de golpe e tá rindo dos n00bs que cairam, fique esperto, pois a mesma pessoa que fez isso, pode ser cretino o suficiente de por uns screenshots de um joguinho tentador, você comprar, e o negócio simplesmente não funcionar.

     Update 22/12/2010 02:31 => O @Alonsobh me lembrou pelo Twitter que existe outro tipo de “golpe” bastante comum na App Store: criar apps com nomes parecidos a outros bastante conhecidos. Vou dar um exemplo da moda: o jogo Angry Birds, famoso em diversas plataformas, um case de sucesso com camisetas, cases para iPhone e bonequinhos sendo vendidos no mundo real. Muitos programadores sem talento resolveram fazer apps podres, colocar nomes parecidos e eles estão lá, na prateleira da App Store, prontos para enganar um usuário mais leigo. Se é esse o público que a Apple visa, oferecendo facilidade e conveniência, ela não deveria ser mais rigorosa em seu filtro, justamente para proteger seus consumidores? Eu penso que sim e vejo que ela está falhando muito nesse sentido.

Leave a Reply

preload preload preload