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Cara, cadê o meu Lion? Cadê o meu iPad?

11 Comentarios »Postado por GordoGeek em 26/07/2011 às 22:57h

     Apesar de já estar usando o Lion desde a época que ele era beta, ainda assim fiquei ansioso pelo seu lançamento oficial, especialmente pra não ter ninguém dizendo “mas é beta” quando eu comento de algum erro. Quando as pessoas me dizem isso, dá vontade de inflar meu pulmão com o máximo de ar possível e mandar um sonoro “vai tomar no olho do cu”.

     Pois bem, depois de meses sofrendo com alguns errinhos no Lion, quando ele foi finalmente anunciado, comentei no Twitter que iria comprá-lo, mesmo tendo direito ao update gratuito, pois comprei o iMac dentro do prazo garantido pela Apple pra isso. Eu queria ter acesso logo a versão final do sistema e como o preço é pra lá de convidativo (meros USD 30), dando direito a instalar em vários Macs, estava disposto a assumir esse custo. Porém, como muitos me falaram pra preencher rapidamente um formulário no site da Apple, lá fui eu.

     Na minha modesta visão, a Apple já começou errado ae. Horas, se ela quer uma adoção rápida do sistema, porque não enviar logo um email aos usuários, já que ela tem todos os nossos dados, bem como das nossas compras e sabe se nossos computadores tem direito ao update gratuito. Mas tudo bem, fui lá no site, preenchi o cadastro, ele em nenhum momento mostrou as minhas compras ou facilitou minha vida. Eu tive que pegar o número serial e colocá-lo manualmente. Pior: tive que tirar uma cópia da nota fiscal! Desculpa ser chato, mas isso é um procedimento burro. Muito burro!

     Depois de preencher os 6 passos do formulário da Apple, recebi um email de confirmação. Achei que, poucas horas depois, receberia meu código para baixar o Lion na Mac Apple Store. Passou 1 dia e nada. 2 nada.. Passou quase 1 semana e nada. Hoje eu liguei lá na Apple e um atendente, todo perdido, demorou mais de 30 minutos para preencher algo no sistema dele e dizer que, em mais ou menos 24 horas, eu estaria recebendo o código para download.

     Antes que me digam: “mas que gordo chato”. Sim, eu sei. Não preciso que ninguém me diga isso. Porém, a Apple também deveria saber disso. Se ela quer vender seus produtos a peso de ouro, cobrando um ágio enorme por eles, ela tem que entregar mais a esse público, pois essas pessoas estão dispostas a pagar mais, mas também querem ter mais. Esse mais não é apenas um produto melhor, mas um tratamento melhor, que vai desde uma caixa bacana, até respeito nos prazos de entregas e um pós-venda espetacular. Aqui no Brasil, nós não temos isso. E é triste dizer, lá fora, os consumidores da Apple tem isso. Por que essa diferença?

     Eu já tinha desistido de comprar na Apple Store Brasil. Porém, como moro no interior e é bem complicado ir até um grande centro comprar o produto e sair com ele debaixo do braço, não me resta muita opção. Toda vez que vou pra Ribeirão Preto, não encontro os produtos mais novos da marca em suas revendas, seja FNAC, FastShop, etc. O próprio iMac eu comprei, cancelei e quando fui comprar na loja, não tinha. Dae, quando dei uma segunda chance a Apple Store Brasil, eles me surpreenderam e superaram todos os erros do primeiro pedido. Fiquei super satisfeito!

     Pouco tempo depois de comprar o iMac, comprei um carregador de pilhas da Apple. Poderia ter comprado qualquer genérico por ae, mas paguei R$ 99,00 pelo da Apple. Novamente, me surpreenderam e fiquei satisfeito. Ae, quando fui comprar o iPad 2, fui logo na Apple Store Online. Poderia ter comprado em outros lugares, até mais barato, mas fui comprar direto com a Apple. No dia da compra, poucas horas depois, recebi um email dizendo que o produto já havia saído do estoque. Imaginei que estaria recebendo dentro do prazo, como foi no iMac e no carregador, mas ae entra em cena a merda de parceira que a Apple escolheu pra trabalhar no Brasil e jogou merda na experiência de consumo.

     No site da Rapidão Cometa constava que o pedido seria entregue na 5. feira passada. Não foi. E todo mundo que está esperando um produto Apple sabe como isso é angustiante. Pois bem, no site, atualizaram a data pra 6. feira. Passou o dia e nada de entregar. Sábado? Quem sabe… Mas nada! 2. feira? Também não. Hoje eles finalmente vieram entregar e mandei enfiar no rabo, pois já havia comprado outro no Mercado Livre e estarei recebendo amanhã.

     Apple, de boa querida, vocês podem cobrar mais. Os produtos são bons, tem gente disposta a pagar, tudo perfeito. Mas vocês precisam fazer mais. Steve Jobs não manda refazer a caixa mil vezes até ficar perfeita a toa. Ele sabe que precisa entregar toda uma experiência incrível a seu cliente. No Brasil, isso está longe de acontecer. Eu já brinquei no Twitter que o presidente da Apple no Brasil deve estar abaixo no organograma de empresa do que a mulher que limpa os banheiros em Cupertino. Eu não sei se é falta de autonomia, se é falta de inteligência, se é falta de consideração com o país… Pode ser um pouco de tudo isso junto, nada disso ou sabe-se lá Deus o que. O que eu sei, como consumidor, é que do jeito que tá, está muito ruim.

     Update 28/07/2011 00:27H => Hoje por volta das 21 horas eu recebi um email da Apple com o código de resgate do Lion na Mac App Store. Pelo Twitter, vi que outras pessoas também receberam o código hoje. Vou deixar uma dica, pois já vi gente errando no procedimento. A Apple envia 2 emails, sendo um PDF com senha e outro email com a senha do PDF. O código que vem no email não é o código que será usado na Mac App Store e sim a senha do PDF. O código que você vai utilizar na opção de redeem da loja é o que está dentro do PDF.

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