nov23

Backup fácil com CrashPlan

9 Comentarios »Postado por em 23/11/2012 às 17:05h

Já dizia o poeta, “Quem tem dois tem um, quem tem um não tem nada”. Se existe uma palavra que deveria estar na cabeça de todo usuário de computador, essa palavra é backup. Não importa como será feito, mas se você da alguma importância aos seus dados, faça.

CrashPlan é uma solução multiplataforma (Windows, Mac OS e Linux) voltado para backups e tem uma proposta das mais simples e poderosas possível: instale, configure e esqueça. Você define um ou mais conjuntos de pastas para serem monitoradas, define um ou mais destinos para armazenar o backup e pronto. Com isso já é possível manter um backup bem satisfatório de seus dados.

Para os “fuçadores” existem configurações avançadas. É possível definir o intervalo de tempo entre versões, a densidade de cópias que deve ser mantida durante o decorrer dos dias e meses, método de compressão e mais uma infinidade de pequenas configurações quem podem (mas não realmente precisam) ser modificadas para satisfazer as mais diferentes necessidades.

Contudo, onde o CrashPlan realmente brilha é na questão de destinos para backups. Além da opção tradicional, onde você apenas define como destino uma pasta qualquer em sua maquina, também é possível definir destinos de backup em outras maquinas (suas ou de amigos, locais ou não) ou então criar um destino na nuvem. Isso faz total sentido e é difícil pensar em uma boa e realmente eficiente solução que não permita distribuir seus backups em diferentes lugares. Não é inteligente manter a cópia e o original juntos. Se o HD morrer, roubarem sua maquina, a casa pegar fogo ou qualquer outro evento do tipo, você perde o original e a cópia. Apesar disso, frequentemente é interessante também manter uma das cópias ali, para que em caso um sinistro não-tão-sinistro você possa restaurar o backup rapidamente. No CrashPlan isso não apenas é possível como também é fácil. Com alguns cliques você define tantos destinos quanto queira para seus backups.

Os valores para o uso do destino de backup na nuvem são excelentes. Com 3 dólares por mês você dispõe de espaço ilimitado na nuvem. Fazendo um upgrade para o plano de 6 dólares mensais você ainda pode cadastrar quantos computadores quiser e armazenar seus backups na nuvem com espaço ilimitado. Contudo, vale lembrar que o software em si é gratuito. Como assinante você ganha algumas “features”, mas é perfeitamente possível usar o serviço sem gastar um centavo.

Só quem já perdeu arquivos sabe quão importante é ter backups armazenados em segurança. Recentemente eu perdi toda a minha biblioteca de músicas por causa de problema em meu NAS. Por alguns segundos bateu aquele frio na barriga, até que eu me lembrei do backup na nuvem. Abri o CrashPlan e pronto, mandei restaurar a cópia que tinha sido feita poucas horas antes de forma completamente automática. Da mesma forma, poderia ter sido fotos da família, quem sabe o vídeo do seu filho aprendendo a andar ou até mesmo aquele projeto do trabalho que você esta empenhado a meses. Todo cuidado é pouco, e o CrashPlan está ai para deter a famosa Lady Murphy.

Aproveitando o BlackFriday, está rolando uma promoção excelente para novos usuários. Até segunda-feira, 26/12/2012, haverá um desconto progressivo para assinaturas anuais. O valor do descontou começou em absurdos 100% e no momento da publicação desse post está em 95%. Assinando nesse instante você pagará U$3,00 com espaço ilimitado na nuvem para um computador ou U$7,20 no plano família para até 10 computadores. Então se você se interessou, CORRE!

Leave a Reply

preload preload preload