dez10

     Depois de muitos anos usando a Vivo como operadora principal, acabei mudando pra Claro, pois vinha tendo muitos problemas de cobertura, qualidade de chamada e especialmente baixas velocidades de 3G (não passava de 100kbps) com a Vivo, mesmo no começo do ciclo da franquia, com muitos MB ainda pra estourar o limite. Cheguei até a tentar usar a Tim, por causa dos novos planos com tarifas muito baixas pra falar com outras operadoras, mas como vivo sem sinal ou fico no GPRS (sim, nem EDGE é), acabei ficando com a operadora vermelha mesmo.

     A Claro me trouxe melhor cobertura (geralmente 3 ou 4 barrinhas), qualidade de chamada melhor e um 3G acima de 5mbps na média. Além disso, tem o benefício deles não cobrarem pelo uso de Facebook, Twitter e WhatsApp. Assim, meu plano de 600MB por R$ 24,90 acaba durando muito mais, pois meu maior uso (redes sociais) não é incluso na franquia do plano de dados.

     Como nem tudo são flores, tenho duas chateações com a operadora. Quem me acompanha pelo Twitter já deve saber muito bem quais são. Primeiro, eles ficam enviando uma propaganda massiva, mesmo eu pedindo pra não receber nada. Segundo, não existe recorrência nos pacotes de internet, me obrigando a efetuar a contratação manual todos os meses. Vou explicar melhor porque isso é chato.

     Apesar deu já ter pedido inúmeras vezes pra operadora parar de me enviar propaganda, inclusive 3 delas via Anatel, ela insiste em fazer. Se fosse um simples SMS, eu já acharia chato e abusivo, pois não quero receber, mas seria menos problemático. O x da questão é que ela envia a propaganda nesse formato, onde a tela do celular se acende e a mensagem fica na tela. Um toque errado no botão (com o celular no bolso, por exemplo) e você contrata um pacote sem querer. Detalhe: a burrice (ou má fé) da operadora chega a tanto que, mesmo eu tendo usado menos de 10% da franquia contratada do 3G, eles querem me vender um plano diário de dados. Oi? Não tem CRM nessa empresa, pra saber que tipo de propaganda deve ser encaminhada pro cliente?

     O segundo problema é que os pacotes de internet (R$ 14,90 por 300MB e R$ 24,90 por 600MB) não possuem recorrência. Ou seja, você não contrata uma vez, todo dia X eles cobram e você vai usando. No dia do vencimento, o pacote expira e eles começam a te cobrar R$ 0,75 pelo pacote diário. Gozado que, mesmo o celular estando no Wi-Fi, se a opção de dados estiver ativa, a cobrança vai ocorrer. Chato, né? Mas tem mais.

     Se você contratou o pacote no dia 10, ele não expira no próximo dia 10 às 23:59h. Ele expira na hora da contratação, mesmo a informação do *1052# dizendo que é às 23:59h. Assim, se você ativou dia 10/11 às 20:10h, no dia 10/12 às 20:11h eles já te cobram os R$ 0,75. Isso ocorreu ontem comigo.

     Outro detalhe é que você não tem a opção de cancelar o pacote, dentro da vigência dele e recontratar logo em seguida, pra não ocorrer essa cobrança de R$ 0,75. A única opção possível é você configurar um alerta no celular, desativar a opção de dados e esperar o SMS dizendo que o pacote venceu. Em seguida você o contrata de novo. Eu sinceramente acho isso de uma burrice, que fico na dúvida se é realmente falta de bom senso ou uma dificuldade pensada pra justamente cobrar centenas de milhares de usuários nesses R$ 0,75. O que vocês acham? Burrice ou má fé pra lesar o consumidor?

5 Responses to “Claro: burrice ou má fé. Quero saber o que vocês acham.”

  1. Suelio disse:

    Não sei se burrice ou má fé, mas é bem fácil evitar a cobrança. É só desativar a opção 4G qdo não for usar. Assim eles não renovam automaticamente todo dia/mês. Demorei mto para descobrir isso

  2. Tá parecendo má fé mesmo. Tenho a claro e não recebo um sms do tipo que você postou.
    Ah, aqui o sinal de tudo piorou muito, voz, dados…

  3. Júlio disse:

    Acabei de sair da Claro depois de 1 ano. Ela não é ruim, mas é pouco flexível. Resumindo:
    1) dá bons descontos para compra de aparelhos;
    2) planos antigos, poucos minutos no pós-pago;
    3) a internet realmente funciona bem, tanto que o plano de dados vai rapidinho;
    4) em SP/SP, região da Av. Paulista, das 9-17h, TODAS as operadoras são ruins, provavelmente pelo “pico” de uso. Em outros locais, mais perto ou longe de uma antena, mais ou menos gente usando, pode justificar essas diferenças de sinal;
    5) no pré-pago, a Claro tem vantagem sim, porque R$ 20 se mantém por 2 meses. A Vivo te empurra os R$ 7 por semana. A TIM, se funcionasse, valeria os R$ 10 por semana, pelos 300 mb;
    6) A Vivo piorou muito, saí dela há um ano. Já foi melhor…

  4. Orlando disse:

    Moro em Sampa e após 15 anos de Claro, voltei para Vivo pois não agüentava mais várias coisas que me incomodavam/não funcionavam:

    1) Gestor online pessoa física era desabilitado a cada 90 dias e tinha que ligar para 1052 para reativar. Obs: Meu plano era antigo, hoje esta facilidade só tem para pessoa jurídica.

    2) As propagandas via SMS que mesmo sem eu clicar, eram deduzidas mensalmente. Ex: Curso de inglês da Claro. Não tinha como desabilitar o recebimento dessas mensagens e quando era indevidamente cobrado, perdia um tempão ligando para o 1052.

    3) Os bônus para troca de aparelho não estão mais compensando. Eles só dão desconto para aparelhos de 2 anos atrás. Smartphones novos são mais caros do que em lojas de varejo!

    3) E por último, Internet ficou instável e de repente parou de funcionar nas quatro linhas do plano! Reclamei na Anatel várias vezes e também na Claro, sem resultado. Em vez de botar um processo neles, mudei de operadora para não me estressar ainda mais.

    Ah, esqueci de falar do atendimento do 1052, que é simplesmente HORRÍVEL. As atendentes são muito mal-preparadas.

  5. Marcos disse:

    Eu usava TIM até comprar celular com internet, quando mudei para Claro e usei um bom tempo. Eu tive exatamente o mesmo problema com eles de propaganda chatas, inclusive minha mãe perdeu muitos créditos porque se cadastrou sem querer nessas inutilidades que eles mandam. Minha solução foi mudar a família toda para Vivo.

    Todo mundo achou bem melhor a recepção e a qualidade da internet, mas eu tive um problema com a meu chip e para mim a qualidade da internet era horrível. Era muito difícil pegar sinal e quando pegava a velocidade da internet era abaixo dos 0.1MB.

    Eu fui numa loja da Vivo que era na verdade uma autorizada, e a pessoa que me atendeu lá só falou besteira. Então fui numa loja da própria Vivo, expliquei o problema e eles me encaminharam para um tal de Guru da Vivo. O cara não estava lá, tive que voltar em outro horário.

    O tal guru consultou o sistema pelo número e viu que a configuração do chip na rede estava errada. Ele me deu um chip novo e resolveu todos os meus problemas.

    Enfim, eu recomendo comprar um chip novo da Vivo por R$10 e testar a internet nele (já vem com uns créditos). A Claro é só dor de cabeça mesmo.

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