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Comcast: Exemplo a ser seguido

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 28/10/2008 às 12:29h

     A Comcast, empresa de TV a cabo americana, está antenada com o que é dito sobre ela na mídia, especialmente em blogs. Assim, a empresa toma uma atitude pró-ativa, vasculhando informações na internet sobre o que seus clientes pensam dela e buscando o apefeiçoamento e resolução do problema, antes que isso cause um dano maior, como a perda do cliente ou prejudique sua imagem.

     A Comcast conta com uma equipe de sete pessoas, que se dedicam a garimpar informações na Web (blogs, redes sociais, youtube, etc.) atrás de reclamações de seus serviços. Ao detectar um problema, um funcionário entra em contato com o consumidor para saber o que exatamente houve e tentar reverter o quadro.

     Aqui no Brasil, já li alguma coisa a respeito, principalmente de empresas que entram em comunidades no Orkut. Um dos primeiros casos, senão estou enganado, foi da Fiat.

     Esses dias vimos também alguns sites pipocando por ae, com sugestões de melhorias, tanto para o iPhone, como para a nova linha de MacBook. Sugestão talvez não seja a melhor palavras, rs. Alguns, praticamente clamavam pelas mudanças, inclusive com abaixo assinado e tudo o mais. Pena que a Apple vá muito pela cabeça de poucas pessoas e não pela de seus clientes. Mas, não custa tentar.

     Com certeza vale muito mais a pena gastar R$ 2.000,00 mensais com o salário de um funcionário para essa função, do que ficar gastando rios de dinheiro com publicidade, especialmente quando é uma propaganda de contenção, para corrigir uma cagada já feita.

     E como eu não poderia deixar de dar uma alfinetada, seria muito bom para a Saraiva implantar um programa desse tipo. Basta entrar em sites como o Reclame Aqui e ver o monte de reclamações que aparecem por lá todos os dias.

     Como diria aquele velho ditado: ‘é melhor previnir, que remediar’.

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