set29

Como conectar seu Google Voice num dispositivo SIP

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 29/09/2015 às 16:35h

     Talvez poucos leitores habituais do blog se interessem por esse post, então antecipadamente peço desculpas. Mas queria compartilhar um serviço gratuito que permite integrar uma conta Google Voice com equipamentos compatíveis com o protocolo SIP, o padrão de comunicação VoIP nas empresas.

     No meio empresarial, as pessoas até utilizam outras formas e protocolos de comunicação, como Skype, WhatsApp, Viber, Hangouts e afins. Mas o padrão mesmo é usar equipamentos compatíveis com o padrão SIP, que é sinônimo de VoIP empresarial. Assim, PABX, telefones IPs, ATAs, softphones e outros, ao menos nas empresas, geralmente são desse padrão.

     Fuçando no Google eu achei alguns poucos serviços compatíveis com Google Voice e SIP. A maioria deles, foi descontinuada. O único que consegui fazer funcionar foi o GVSIP, que apesar de planos pagos, tem um gratuito que vai atender a maioria dos usuários, uma vez que oferece 1.000 minutos grátis por mês.

     Caso você tente acessar o site e se depare numa mensagem de bloqueio, não ache estranho. É uma espécie de firewall provido pela CloudFare. Serve pra bloquear ataques de negação de serviço e outros. Assim, basta dizer que você não é um robô, digitando os números que serão mostrados pra você e o site carregará normalmente.

     Após criar a conta, você irá receber suas credenciais de acesso ao servidor SIP deles. Basta fazer essa autenticação usando um equipamento compatível, que pode ser desde um softphone (tal como o Acrobits, Bria ou X-Lite) ou um servidor iPBX. Quanto a conta Google, não precisa fornecer seus dados de acesso, pois a autenticação é feita de forma segura, com você autorizando o acesso a sua conta.

Leave a Reply

preload preload preload