set22

Como conseguir um número de telefone americano de graça

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 22/09/2015 às 22:07h

     Vez ou outra as pessoas me perguntam como obter um número americano de graça. Mas por que elas querem isso, você deve estar se perguntando? São vários fatores, mas os dois mais comuns são esses: primeiro para validar algum tipo de compra online, onde o fornecedor precisa ligar pro cliente e segundo pra validar algum tipo de serviço. Não é incomum os serviços fazerem essa validação “apenas” pelo emissor do cartão de crédito, mas isso é pauta pra outro post.

     Como essa pergunta é bastante recorrente, eu já escrevi algumas vezes sobre isso. Mas por que estou escrevendo novamente ao invés de só enviar o link do post anterior? Porque os métodos acabam mudando, especialmente em virtude da descontinuidade da oferta do serviço pelos seus respectivos fornecedores.

     A minha central de alarme iSmartAlarm (ainda não fiz post sobre ela) é um produto voltado ao público americano. Ela só tem app pra iOS, só pode ser baixado na App Store americano e, para criar a conta e conseguir configurar a central, pede um número americano. Como eu estava com meu chip da T-Mobile funcionando, recebi o SMS e validei o número numa boa. Porém, pra quem precisar ativar algo parecido, vamos a dica do post.

     Existe um serviço de iPBX bastante conhecido pra quem trabalha no meio que é o CallCentric. Ele fornece bastante coisa legal de graça, mas como o intuito do post é apenas conseguir o número, vou me restringir a isso no post. Outro dia voltarei aos recursos extras.

     Para ter acesso ao número americano gratuito, basta fazer o cadastro no site (totalmente gratuito) e depois ir até a opção “Receive Calls” no menu superior (aquele bem grande). Vai abrir uma nova página pra você escolher qual tipo de número deseja para receber as chamadas. Escolha “Free Phone Number” clicando em “Get a Number”. No momento, eles só estão com números gratuitos para Nova Iorque, nos Estados Unidos. Assim, escolha essa opção no menu da esquerda e vá até concluir a “compra”, que ficará no valor de USD 0.

     Você pode contratar vários números americanos gratuitamente. Eu te peço pra não sair fazendo “brasileirices” e contratando trocentos números que não vá usar porque, mais cedo ou mais tarde, o pessoal pode detectar esse tipo de atitude e descontinuar o serviço, o que vai ser ruim para todo mundo. Assim, use com responsabilidade.

     Finalizando, uma vez que você tenha contratado o número americano, será necessário criar um ramal no iPBX para receber essa chamada. Ele vai pedir login e senha. De posse disso, baixe algum softphone compatível com o protocolo SIP (sugiro o X-Lite que é gratuito), aponte pro servidor callcentric.com e use as credenciais do seu ramal. Pronto! Já tem seu número americano sem gastar nada.

     Infelizmente esse serviço da CallCentric não dispõe de um tipo de validação muito importante: SMS. Se você vai receber apenas chamadas de voz, o CallCentric resolve. Porém, se o seu caso são validações via mensagem de texto, recomendo o HeyWire. Na hora de fazer o cadastro, coloque que você mora nos Estados Unidos e informe um zip (CEP) de lá, como o 94103-1400.

Leave a Reply

preload preload preload