nov08

Como contornar o Guardião do Itaú no Mac OSX?

5 Comentarios »Postado por GordoGeek em 08/11/2013 às 12:53h

     Já escrevi aqui no blog a respeito do massivo uso da tecnologia Java pelas instituições bancárias no Brasil e não vou ficar batendo na mesma tecla. O que vou fazer hoje é dar uma dica simples e eficiente para contornar esse problema, com o uso de um plug-in para o navegador Google Chrome.

     O primeiro passa para contornar o Guardião e conseguir efetuar seus pagamentos via Chrome sem usar Java é acessar esse link da Chrome Web Store onde tem o plugin “User-Agent Switcher for Chrome”. É ele que ficará encarregado de driblar o chato do Banco Itaú. Mas como ele faz isso?

     Esse plug-in tem a capacidade de “enganar” os sites que você acessa, passando informações diferentes do navegador que você está realmente usando. Ele pode se passar por um IE, Safari, Opera e vários outros. No nosso caso, nós vamos pedir pra ele simular o Safari do iOS. Para tal, depois de devidamente instalado, você vai notar que apareceu um novo ícone na barra de ferramenta do seu browser. Clique nela, depois iOS e por fim Safari, tal como essa figura.

     Se você estivesse tentando acessar o Itaú sem essa artimanha, iria se deparar com esse erro ao tentar fazer qualquer operação de pagamento e transferência. Contudo, uma vez que o plug-in está instalado e configurado para agir como um Safari do iPad, tudo vai transcorrer tranquilamente, tal como essa outra figura.

     Apesar de funcionar, toda vez que você fosse acessar o Itaú, teria que pedir pro plug-in agir. No entanto, existe um outro truque, onde você clica no ícone na barra de ferramentas, rola até a última opção e clica em “Add Permament Spoof”, tal qual essa figura. Assim, toda vez que você for acessar o site do banco, o plug-in se ativa automaticamente.

     Infelizmente isso parece funcionar apenas na conta pessoa física do Itaú. A conta pessoa jurídica exige o chato do Guardião de qualquer maneira. Porém, como a maioria dos leitores tem a conta PF, acredito que seja uma dica bastante útil de toda forma.

     Dá pra aplicar a mesma dica pra contornar o mesmo problema que afeta o Banco o Brasil? Não dá. Conforme vemos aqui, o BB também insiste no uso do Java. Quando você aplica o mesmo procedimento e entra no site deles, aparece um erro acusando uma versão antiga do navegador, tal como aqui.

5 Responses to “Como contornar o Guardião do Itaú no Mac OSX?”

  1. Caetano disse:

    Obrigado pela dica, infelizmente não funciona também com o Itaú Personnalité.

  2. Uere disse:

    Maravilha de dica colega. Funfou belezura! Depois de 2 ligações para o suporte web do banco itau e NADA resolvido (foram atenciosos mas não sabem resolver o problema, que certamente é DELES). Acessei com esse plugin como IOs IPAD e já era, conta paga. Valeu parabéns!

  3. Willys disse:

    Finalmente alguém que entende sobre isso. Obrigado!!!!!!

  4. Alex disse:

    Obrigado pela dica, salvou meu dia! Os bancos desse país são péssimos em TI…

Leave a Reply

preload preload preload