mar21

Como fazer pra ter cartão americano?

3 Comentarios »Postado por GordoGeek em 21/03/2011 às 21:10h

     Hoje eu vou bancar o Mister M e contar o que muita gente quer saber: como fazer pra ter um cartão americano, abrindo as portas do paraíso para contas na XBox Live, iTunes Store, Hulu Plus, Zune Marketplace e todos os outros sites que exigem um cartão emitido por banco americano e com endereço de fatura americano.

     Não sei se todos sabem, mas não basta apenas ter um cartão de crédito internacional para comprar em alguns sites. Devido a acordos comerciais, especialmente de licenciamento de conteúdo, muita coisa fica restrito ao mercado americano. Assim, é fundamental ter um cartão “gringo” pra ter acesso a esses serviços, muitas vezes, a farra dos geeks.

     Sei que esse post pode afetar a vida de muita gente, especialmente daqueles que comercializam gift cards e promocodes. Infelizmente galera, vou fazer igual ao mascarado do Fantástico e revelar o segredo. Acredito que, boa parte da galera, devido aos custos envolvidos, talvez nem se interesse. Mas quem gasta muito e/ ou faz questão de ter acesso a esse conteúdo restrito, vai acabar aceitando os custos.

     Quem já foi aos Estados Unidos certamente entrou naquelas lojas que são uma mistura de mercado, farmácia, papelaria, etc. Nelas, existem dezenas (senão centenas) de opções de cartão presente, de diversas marcas, desde roupas, CDs, perfume, etc. Entre eles, existem cartões VISA, Mastercard, etc. Eu já comprei inúmeros deles, sem sucesso. Gastei uma boa grana com isso a toa.

     Sendo justo e dando nome aos bois, quem me passou a preciosa dica foi a @GraceAC, que atualmente está residindo em Sønderborg, na Dinamarca. Recentemente trocamos alguns tweets sobre o Apple TV (que ela comprou e adorou), além do serviço USVideo.org, velho conhecido nosso pra mascarar o IP via DNS e acessar conteúdo restrito. Pois bem, um beijão pra ela pela dica.

     Enrolei cinco parágrafos e ainda não disse nada, repararam? Isso realmente tá parecendo os truques do Mister M, rsrs. Pois bem, o nome do serviço é USUnlocked (sugestivo hein) e você pode saber mais sobre ele aqui.

     Eu criei a minha conta com eles na 6. feira de tarde. É necessário que você envie pra eles em PDF uma relação de documentos para validação, basicamente, carteira de motorista (ou RG e CPF), a fatura do cartão de crédito que irá usar e uma conta de consumo recente (telefone, gás, energia, etc.). Talvez por ser final de semana e no FAQ dizer que o expediente deles é apenas durante a semana, demorou um pouco pro status da conta mudar, mas acabaram liberando no sábado mesmo. Uma vez liberada, já aparece pra ti o cartão virtual, com o número dele, endereço americano pra ser usado em cadastro, etc.

     De posse do número, você pode tentar já sair utilizando, mas infelizmente não vai rolar. Isso porque, dependendo do serviço, eles vão tentar lançar um valor de teste na sua fatura. Esse valor nem vai aparecer, mas irão tentar cobrar. Na iTunes por exemplo, parace que são USD 50. Eu tentei usar o cartão no sábado mesmo na iTunes Store, XBox Live e Hulu Plus. Todos recusaram.

     Ainda no sábado, eu carreguei USD 100 via Paypal pra esse cartão, que aliás, é de débito, da bandeira Discover. Eu estava achando que eles iriam lançar no meu cartão do Paypal, automaticamente, conforme eu fosse gastando nesse cartão deles, mas não funciona assim. Você precisa, sempre que necessário, transferir crédito pra ele.

     Apesar deles pedirem até 7 dias úteis pra liberar seus créditos, eu carreguei no sábado e hoje chegou email que estava disponível. Mandei ver no cadastro da iTunes Store, XBox Live USA e Hulu Plus, todos com sucesso. É recomendável que você faça esse procedimento sempre utilizando um serviço de VPN, pois assim, seu IP será americano e o risco de te pegarem por fraude (ou algo assim) será menor.

     Bom, tudo muito lindo, problema resolvido, agora você tem acesso a um monte de serviços que sempre quis. Mas e a parte ruim? Bem, como não existe almoço grátis, vamos aos custos. Pra criar o cartão, eles cobram USD 10. Mensalmente, se você utilizar (eles não cobram o mês que você não usar), são mais USD 4.50, descontados dos seus créditos. Toda vez que você fizer uma recarga, são descontados USD 6, mais 5%. Tá ficando salgado, né? Entendeu agora porque, ali em cima, eu disse que tem gente que não iria se interessar?

     Se o seu negócio é apenas gastar na iTunes Store gringa (XBox Live ou qualquer outra) ocasionalmente, você pode continuar comprando gift card. Usa quando precisa e boa. Precisa fazer a conta de quanto estão te cobrando, pois tem alguns sites que cobram taxas bem generosas (pra eles, claro). O método que falamos aqui hoje é interessante pra quem adora comprar coisas lá fora, especialmente serviços que nem por gift card você consegue, como o Hulu Plus.

     Outra vantagem desse serviço é poder comprar em sites que não vendem pra outros países. Eu já tentei comprar um monte de coisa por ae (eBay por exemplo) e a maioria não aceita vender pra brasileiros. Com esse cartão, tudo se resolve. Você se cadastra com o endereço fornecido pelo cartão, faz a recarga, compra com o cartão gerado e manda entregar lá. Os custos de envio estão aqui, mas só pra te dar uma idéia, via UPS, fica USD 58 por libra (0.45Kg).

     Update 23/03/2011 13:26H => Complementando as informações do post, estava vendo a fatura do meu cartão, pra ver o que foi realmente cobrado. Para a criação do cartão, que seria USD 10, na realidade lançaram USD 10.33. Para a recarga, que foi de USD 100, lançaram USD 111.23. O saldo do cartão pré-pago foi carregado em USD 98.50. Ou seja, pra cada USD 100.00 que você recarregar, vai cair apenas USD 87.27. Como é uma transação internacional, ainda tem o custo do IOF, pago na sua fatura. Além disso, pelo fato do cartão estar vinculado a Nova Jersey, toda compra no iTunes terá uma taxa extra de 7%. Minha recomendação é ter 2 contas, uma na California (que não cobra o imposto) e essa em Nova Jersey. Toda vez que precisar comprar algo, manda um gift card da conta de New Jersey pra da California e faça o resgate. Complicado e caro, né? Porém, ainda assim, fica mais barato do que pagar R$ 30,00 pra um gift card de USD 10 por ae.

preload preload preload