fev02

Como gerenciar câmeras IP pelo Mac?

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 02/02/2012 às 11:47h

     Apesar dos Macs estarem ganhando mercado e já marcarem presenças nas mesas de cada vez mais usuários, ainda sofremos com a falta de alguns aplicativos, especialmente no setor de monitoramento. Ainda não consegui encontrar um aplicativo compatível com meu DVR, mas no caso das câmeras IP é bem mais fácil e existem algumas opções, inclusive gratuítas.

     Todas as câmeras IP que comprei no DealExtreme (foram quase 10 no total) são compatíveis com Firefox e Chrome. Portanto, com Mac. Porém, pra acessar a maior parte dos recursos, apenas via Internet Explorer (ou seja, Windows). Claro, dá pra acessar a câmera, ver as imagens e até controlar o posicionamento delas, o que já quebra um galho, mas algumas coisas mais avançadas, só via Windows mesmo.

     Um grande problema das câmeras IP pra quem usa Mac é a opção de gravação. Dá pra programar a câmera para enviar fotos pra um local remoto, tanto ativado por movimento ou a cada X minutos, mas gravar mesmo, de forma gratuíta, não é possível. Caso você esteja disposto a pagar por um serviço, o Sistema Vigia é uma das opções. Mas se você quer fazer a gravação local no Mac, conheça algumas alternativas gratuítas disponíveis na Mac App Store.

     A primeira opção é o Mobiscope. A configuração é super simples. Basta colocar o IP, dados de autenticação e tipo de câmera (pode escolher a Foscam caso tenha comprado na Deal Extreme). Infelizmente esse aplicativo é muito simples e não permite que você controle a rotação da câmera. Outro ponto negativo é que ele está limitado a 4 câmeras. Uma coisa bacana desse aplicativo é a facilidade de se encontrar as gravações, que são acessadas por uma espécie de calendário. Detalhe interessante: existe um app da empresa pra iOS (USD 9.99) que permite o acesso remoto as câmeras, incluindo as gravações.

     A segunda opção é o NVR Viewer. O aplicativo é um pouco mais complexo, mas também mais flexível, dando possibilidade de controlar a posição das câmeras e também só gravar quando detectar movimento. Uma das coisas que me chamou a atenção no aplicativo é uma linha do tempo que fica acessível de forma bem fácil logo acima da imagem em tempo real. É possível retroceder os últimos minutos apenas passando o mouse da direita para a esquerda. Apesar de gratuíto, se você quiser gravar mais de uma câmera, terá que pagar USD 9.99.

Leave a Reply

preload preload preload