jun30

Como instalar o Android 4.1 Jelly Bean no Galaxy Nexus

6 Comentarios »Postado por GordoGeek em 30/06/2012 às 17:49h

     Todo artigo que eu escrevo sobre atualização de Android de “forma forçada”, eu preciso fazer aquelas mesmas ressalvas de sempre, pois tem sempre alguém que faz tudo na correria, não lê os tutoriais com a devida atenção, tem algum problema e depois vem chorar as pitangas que o aparelho virou um peso de papel. Assim, se você tem um Galaxy Nexus e não está disposto a correr risco, aguarde mais umas duas semanas, pois seu aparelho receberá um Jelly Bean via OTA (Over The Air) do próprio Google.

     Eu utilizei o Galaxy Nexus Toolkit para fazer o backup do meu aparelho. Fiz três backups: completo com sistema (geralzão), completo sem sistema (todos os apps e seus conteúdos, exceto o Android) e também dos rádios e EFS. Porém, quando eu tentei dar restore, nada de funciona. O maldito aplicativo encerrava. Pra variar, depois de tudo instalado, tive que reinstalar todos os aplicativos e configurar tudo do zero, que é uma das coisas que eu mais odeio no Android. Que falta faz um iTunes!

     No meu caso, o aparelho já estava com modo root, então eu só entrei no Google Play e baixei o ROM Manager. Caso o seu não esteja, aproveite o Galaxy Nexus Toolkit pra ativar o root nele. Uma vez feito e que seu aparelho já esteja com o backup feito, o modo root ativado e o ROM Manager baixado, vamos dar o boot em “Fast Mode” para limpar o seu conteúdo. Como se faz isso? Desligue o aparelho, pressione ao mesmo tempo os botões de volume pra baixo, volume pra cima e o botão ligar. Vai aparecer a figura de um robozinho deitado e com a barriga aberta. Use o botão de volume para baixo até aparecer “Recovery Mode”. Ae, você pressiona o botão Power pra entrar. Escolha “wipe data/ factory reset”. Ele vai limpar todo conteúdo do aparelho. Isso é importante para começar tudo do zero e diminuir as chances de problema. Feito isso, escolha “reboot system now”.

     Quando o Nexus acabar de voltar do reboot, você deverá conectá-lo ao computador e deverá enviar três arquivos de update pra ele. São eles: ROM CWM Jellybean 4.1 JRN84D, WM Jellybean 4.1 Root FIX e CWM Flashable Radio (XXLF1). Uma vez baixados, jogue crie uma pastinha update, coloque os três arquivos dentro e mande pro Nexus. Essa pasta vai ficar dentro /sdcard no sistema de arquivos do aparelho.

     Como o procedimento de wipe apagou todo conteúdo do aparelho, você terá que instalar novamente o ROM Manager, caso contrário, a hora que der o boot para instalar os arquivos acima citados, não irá aparecer a opção para se instalar os arquivos zip.

     Agora você terá que novamente colocar o aparelho em “Fast Mode”, conforme explicado acima. Uma vez lá, escolha “Recovery Mode”, também conforme explicado acima. Ae, você irá escolher “install zip…”. Vá até a pasta update, localiza os arquivos que você jogou pro Nexus e mande instalar os três, sendo um de cada vez. Feito isso, escolha “reboot now”.

     Se tudo correr bem, logo no boot inicial você verá a animação do X e em seguida algumas mensagens de atualização sendo aplicadas. Parabéns: você já está com o novo Android 4.1 instalado! Se deu alguma zica, tente refazer o procedimento, lembrando sempre que rezar um pouco não faz mal #TrollFace.

Leave a Reply

preload preload preload