out07

Como instalar o Cyanogenmod no Galaxy S4 LTE

6 Comentarios »Postado por GordoGeek em 07/10/2013 às 13:15h

     Depois de quase 3 meses usando o Galaxy S4 LTE sem modificações, resolvi ligar o foda-se e instalar o Cyanogenmod nele. Resisti o quanto deu, pois não queria violar a garantia, mas a lentidão que ele vinha apresentando me incomodava demais. A Samsung é daquelas fabricantes que adoram modificar o Android, enchendo-o de porcaria, o que o deixa com menos espaço disponível, além de mais lento.

     A gota d’água que me fez migrar foi que recebi no final de semana um Moto X da Motorola para fazer resenha pro blog e vi que ele roda tudo muito fluido, como o Nexus 4. Ambos, em teoria, são inferiores ao Galaxy S4, mas possuíam desempenho real (ignore benchmarks) muito superior, sem apresentar pequenas travadinhas, especialmente quando muitos apps estão carregados na memória.

     Como eu já adiantei, esse procedimento viola a garantia e pode danificar o aparelho. Assim, caso queira fazer, faça por sua conta e risco. Eu aconselho fazer um seguro da Pitzi. Pra quem ainda não conhece, recomendo que leia esse outro post, onde explico de forma mais detalhada o serviço. Em resumo: praticamente tudo que acontecer com seu aparelho, seja uma tela quebrada, mergulho na piscina, ROM danificada, etc. é coberto. Assim, me senti mais a vontade a mexer no aparelho. Se desse merda, mandaria pra Pitzi arrumar.

     Eu tenho diversos artigos aqui no blog sobre como instalar Cyanogenmod em aparelhos. O procedimento pro Galaxy S4 não é diferente deles. A primeira coisa a ser feita é instalar o CWM. Depois, limpar a ROM atual e em seguida jogar o novo sistema. É tudo muito simples, mas eu sei que assusta os menos experientes. Aviso importante: o meu modelo é o LTE Quad-Core e não o 3G Octa-core. Apesar do procedimento ser semelhante, os arquivos que coloquei abaixo são para o LTE. Se você usá-los no seu 3G, f-o-d-e-u.

     Apesar de já existir um ROM do Cyanogenmod baseada no Android 4.3 (CM-10.2), eu testei aqui e não ficou legal. Ela ainda é beta. Assim, decidi colocar a versão 4.2.2 estável. Ela tem menos de 200MB e você pode baixá-la aqui. Além dela, baixe também os arquivos do Google que contém os serviços básicos da Google Play. Ambos devem ser colocados no cartão microSD assim que terminados de baixar.

     Você vai precisar baixar também o ODIN, que é a ferramenta que vai modificar o seu aparelho. Infelizmente, só rola no Windows. É ela quem vai subir o novo arquivo de boot no S4.

     Com o Galaxy S4 completamente carregado, vamos começar. Desligue-o e em seguida ligue novamente em modo de download. Como fazer isso? Segure ao mesmo tempo os 3 botões: power + home + volume pra baixo. Depois espete no cabo microSD conectado ao computador que tem o ODIN instalado. Lá, clique no botão PDA, escolha o arquivo CWM de boot e mande instalar.

     Em seguida, desligue o aparelho. Ligue-o novamente, dessa vez em modo de recuperação, segurando ao mesmo tempo os botões power + home + volume pra cima (é diferente do passo anterior hein). Vá até “mounts and storage”, depois “format /system” e “format /data and /data/media”. Volte a tela anterior e mande instalar o Cyanogenmod que você colocou no cartão microSD. Em seguida, mande instalar o outro arquivo que jogou pro cartão, com os apps do Google. Por fim, escolha “wipe data/ factory reset” e depois “wipe cache partition”.

     Para o meu desespero, o que eu acabei de narrar acima não funcionou de cara no meu caso. Eu tive que instalar o Cyanogenmod, reiniciar, entrar no Android, depois voltar ao modo de recuperação e instalar o Google Apps. Qual o motivo disso, sendo que sempre fiz tudo de uma única vez? Não sei. Mas #FikDik caso aconteça o mesmo contigo.

     Ainda não posso comentar sobre a autonomia de bateria, pois fiz o procedimento nessa madrugada. Quanto as tralhas da Samsung, inclusive os “sensacionais sensores que não servem pra nada”, não funcionam. O meu aparelho ficou muito mais rápido, tanto no uso, como nos procedimentos de ligar e desligar. Não notei nenhuma anormalidade que vale a pena comentar.

6 Responses to “Como instalar o Cyanogenmod no Galaxy S4 LTE”

  1. Filipe disse:

    A pergunta que fica é: será que a Pitzi cobre se der m* nesse caso? Tenho dúvidas. Ao mesmo tempo que falam que se o celular "morrer" é só enviar, também falam que não cobrem problemas de software ou de dados. Já usei o serviço no caso de uma tela quebrada, e não cobraram a franquia, estranhei, talvez seja pelo fato de ter quebrado só a parte externa, e não ter afetado o touch. Enfim.. Só acontecendo pra saber..

  2. Rivanilson Junior disse:

    Gordo Geek, sabe me dizer se tem cyanogenmod pra S3 mini?!

    Desde já grato,

    Rivanilson

  3. Cara,

    porque você não usou, ao invés do Cyanogen, a rom oficial do google do s4 google edition?

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=

    http://brasildroid.com.br/galaxy-s4-i9505-desenvo

  4. Marlan disse:

    Se algum dia quiser voltar para o SO original, tem como?

  5. Henrique Fernandes disse:

    Gordo, fiz o procedimento aqui e ele ficou em boot eterno. o que não é normal né? consegue me ajudar!?

  6. Wesley disse:

    No meu galaxy s4 gt9505 não dá certo!!! dá erro!!!

Leave a Reply

preload preload preload