jul15

Como instalar o Debian na plaquinha Cubieboard A10

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 15/07/2013 às 23:37h

     Nesse post eu vou ensinar como instalar o Debian no Cubieboard A10 através de um cartão microSD de pelo menos 4GB e um PC com Windows. Se você ainda não sabe o que é Cubieboard, o que dá pra fazer com ele e quais as vantagens, recomendo que dê uma lida nos meus artigos anteriores, aqui e aqui. Pra resumir: você terá um servidor Linux rodando Debian, 24 horas por dia, 7 dias por semana, pagando menos de R$ 5,00 mensais de energia, algo muito mais vantajoso que os R$ 40,00 mensais de um PC comum fazendo o mesmo trabalho.

     Antes de começar o tutorial, vale lembrar que dá pra fazer um belo NAS com o Cubieboard, mas se você procura alta performance, ele não é o mais indicado. Isso porque ele possui uma interface de rede fast-ethernet, ou seja, “apenas” 100mbps, quando o mais indicado para esses casos seria uma gigabit-ethernet, com 1gbps. Além disso, suas portas USB são no padrão 2.0, ou seja, quase 10 vezes mais lentas que as USB 3. Porém, acredito para o uso residencial e até pequenos escritórios, esses “detalhes” não vão incomodar.

     A primeira coisa que você vai ter que fazer é baixar a imagem do Debian compatível com seu Cubieboard A10 nesse link. A imagem está compactada no formato bz2, então não é todo computador que vai conseguir descomprimir o arquivo de cara. Eu recomendo que você baixe o BZIP 2 for Windows. Logo após instalá-lo, extraia o arquivo cubian-base-r1-arm.img.bz2, que tem algo em torno de 122MB para o cubian-base-r1-arm.img, que ficará com um arquivo de aproximadamente 1.7GB.

     Pra formatar o microSD de um jeito que o Cubieboard consiga dar boot e inicializar pelo Debian, você terá que baixar e descompactar o Win32DiskImager. Abra-o, escolha como imagem o arquivo cubian-base-r1-arm.img e no destino selecione a letra do seu cartão microSD no computador. Clique em “write”, aguarde o processo terminar e depois ejete o cartão.

     Com o Cubieboard desligado, insira o cartão microSD no leitor da placa. Conecte a energia e aguarde ele inicializar. Por padrão, ele virá com o SSH rodando na porta 36000 e usuário root desabilitado. Você deve primeiro se logar com o usuário cubie (senha cubie) e depois ativar o root com o comando “sudo passwd root”. Mas em qual IP conectar? Bem, no primeiro boot ele vai pegar um IP por DHCP. Você pode se logar via console e digitar ifconfig, pra saber qual IP ele pegou. Depois você pode alterar trocando o arquivo /etc/network/interfaces. Pra saber em que IP ele está.

     Em breve eu vou ensinar como instalar o Debian no NAND, a memória interna do Cubieboard, que vai deixá-lo muito mais rápido do que rodando no microSD. Até lá, você poderá explorar o Debian sem danificar nada, pois ele está rodando no cartão. Caso faça algo que danifique permanentemente o sistema, basta refazer esse tutorial, reinstalando o Debian do zero no microSD. Também poderá dar boot sem o cartão e voltar a usar o Android 4 como media center.

     Também irei abordar em breve como instalar um servidor proxy no Cubie, de forma a filtrar o conteúdo dos usuários a internet e também otimizar o carregamento de sites com o uso de cache. Pretendo também ensinar a configurar um servidor de FTP, um cliente de torrent chamado Transmission e muito mais. Assim, fiquem ligados. Senão assina o feed, aproveita pra assinar.

Leave a Reply

preload preload preload