fev15

Saiba como quebrar o DRM de livros da Google Play

4 Comentarios »Postado por GordoGeek em 15/02/2013 às 01:51h

     Na semana passada eu escrevi aqui no blog sobre como quebrar o DRM de livros comprados na Amazon. A intenção do artigo não foi incentivar a pirataria, uma vez que os livros já foram devidamente pagos, mas como possuem proteção de direitos autorais e estão num formato incompatível com leitores de ePub (como o Kobo), o “truque” ensinado foi necessário pra ajudar quem pagou por algo e não conseguiu usufruir do produto.

     Hoje eu estou supondo que o cenário seja o oposto do anterior: alguém que tenha comprado livros na loja da Google e tenha um dispositivo Kindle. Eu tenho um Galaxy Tab de 7” e gosto muito dele pra vários usos. Porém, por mais que eu tentasse, não consegui me adaptar ao leitor de ebooks da Google. Ele é lento, os recursos são limitados e meio confusos. O recurso que mais me interessou (leitura de textos com voz) não está disponível na minha língua. Assim, nada melhor do que ler num ereader com tela e-ink, como Kindle, Kobo, etc.

     Como o meu Galaxy Tab tem root, eu tenho acesso a todo sistema de arquivos do mesmo. Assim, naveguei por ele até a pasta onde ficam os livros, mas ao invés de encontrar apenas um arquivo epub pra cada livro, achei dezenas de .html num diretório de nome muito estranho (um por livro). Assim, esse tutorial (com várias imagens) tem a intenção de guiá-lo nesse procedimento usando apenas o computador, não sendo necessário nenhum tablet ou smartphone.

     Caso você não tenha lido o artigo anterior e feito as modificações necessário no Calibre, você terá que implementá-las primeiro. Feito isso, volte pra cá. É importante dizer que a primeira etapa desse tutorial abrange como conseguir o arquivo .epub e a segunda, como quebrar seu DRM e ter acesso ao arquivo .mobi (Kindle) ou qualquer outro compatível pelo Calibre.

     Pra começar, acesse o site da Google Play (figura 01). Depois, clique na aba “Meus Livros”. Uma vez na biblioteca (figura 02), localize qual o livro que você vai baixar. Note que o forte da Google nunca foi usabilidade e isso fica bem claro nessa tela. Eles poderiam por logo de cara, no botão, a opção de baixar o livro, mas pelo visto eles quiseram dificultar um pouco as coisas.

     Quando você clicar na capa do livro, será aberta uma tela com o detalhamento do livro (figura 03). Clique na aba “Como faço para ler”, role a página até embaixo e depois clique em “fazer download do ePub”. Infelizmente, esse botão não faz o que dá a entender. Ao invés do arquivo em .epub, ele baixa uma autorização pra você baixar o livro usando a ferramenta Adobe Digital Editions. Nesse ponto, se você ainda não tiver o aplicativo instalado, aproveite para fazer o download e instalar.

     Note na figura 04 que o arquivo baixado tem a extensão acsm e tem menos de 1Kb, ou seja, como já adiantei, não é o livro em si. Porém, quando você der um duplo clique sobre ele, o Adobe Digital Editions será aberto e vai começar a baixar o livro (com DRM), conforme a figura 05. Se tudo correr bem, ele vai baixar o arquivo e você o verá na aba de livros não lidos (figura 06).

     Uma vez que o arquivo foi baixado, precisamos saber onde ele está, de forma a fazer o procedimento de conversão. Para tal, clique com o botão direito sobre ele, depois escolha o menu “Informações do item” (figura 07). Será aberta uma tela e bem no meio dela você verá o local onde o arquivo foi salvo (figura 08). Nessa mesma tela você tem acesso a informações do DRM contido no livro, como qual a conta Adobe vinculada a ele, se é permitida a impressão, etc.

     Agora que você já sabe onde o arquivo está, abra o seu gerenciador de arquivos (Finder ou Windows Explorer, por exemplo) e localize o arquivo em questão (figura 09). Note que, diferente do arquivo anterior, que tinha menos de 1KB, esse arquivo está no formato .epub e contém todo o livro.

     Já estando em posse do arquivo com DRM, chegou a hora de usar o Calibre. Basta abrí-lo, clicar em “Adicionar livros”, informar o arquivo e depois clicar em “Open” (figura 10). O livro em questão vai aparecer na tela principal do programa e deverá ser selecionado com o botão direito, depois “Converter livros” e por fim “Converter individualmente” (figura 11). No topo da tela que se abre, você deverá escolher qual o formato do arquivo de saída (figura 12). Se for o Kindle, selecione .mobi. Se for o Kobo, .epub. Depois, clique em “Certo”.

     No diretório de biblioteca do Calibre, verifique se o arquivo foi corretamente gerado (figura 13). Uma vez com o arquivo sem DRM em mãos, você pode desfrutar daquilo que pagou, lendo no leitor que achar melhor, seja o iBooks no iPad, no Kindle, Kobo, etc.

Leave a Reply

preload preload preload