mai08

Como recuperar arquivos apagados no Windows?

3 Comentarios »Postado por GordoGeek em 08/05/2011 às 04:07h

     Ontem eu relatei aqui no blog o meu desprazer em fazer uma escolha errada e ver mais de 1TB de arquivos indo pro lixo. Muitos ficaram curiosos pra saber se consegui recuperar os arquivos apagados e como fiz isso. Vamos as dicas!

     Já tem alguns anos que uso um programa gratuíto chamado PC Inspector File Recovery. Ele já me salvou várias vezes no passado. Porém, ontem ele acabou me deixando na mão. Ele foi capaz de diagnosticar o disco, me mostrou os arquivos apagados, disse que o status era “good”, exibiu o tamanho dos arquivos e tudo mais. Todavia, parece que ele tava me trollando e quando eu mandei efetivamente recuperar os arquivos, começaram a surgir erros seguidamente, dizendo que o disco não poderia ser lido. Ele gerou alguns arquivos (cerca de 30% do total), mas 90% com 0 bytes.

     Sai a procura de outros programas com função similar no Google e encontrei o Get Data Back. Infelizmente, diferente do PC Inspector, esse programa não é gratuíto (custa USD 80). Como eu não sabia se iria efetivamente funcionar, fiquei com medo de jogar dinheiro fora e peguei a versão do The Pirate Bay.

     Para a minha enorme felicidade, o programa funcionou e conseguiu recuperar 100% dos arquivos que haviam sido comprometidos pela cagada do MacOS. O tempo para recuperar todos os arquivos não chegou a 30 minutos. Uma vez aprovado, comprei o programa e recomendo aqui que façam o mesmo, pois realmente vale cada centavo.

     Como dica adicional, se você tiver um outro HD pra usar como destino no processo, melhor. Isso porque, quando apagamos algo, o sistema operacional não apaga o arquivo em si e sim apenas o registro de onde ele está fisicamente no HD (trilhas e setores). O que esses programas fazem é ler o HD novamente e ver o que ainda está gravado lá, mas não consta mais no índice. Quando você manda recuperar, pode ser que ele grave por cima de outro setor e isso crie problemas. Devido a esse problema, se você apagou algo por acidente, pare imediatamente de mexer nesse HD, justamente para preservá-lo. Ao continuar usando-o, especialmente gravando coisas nele, as chances de recuperar o que foi apagado diminuem.

     Update 09/05/2011 13:03h => Outros programas que me recomendaram são o Restoration e o Recovery My Files.

Leave a Reply

preload preload preload