mar10

Como simplificar os updates de apps no iTunes?

6 Comentarios »Postado por GordoGeek em 10/03/2012 às 16:47h

     Em virtude das limitações da conta brasileira da App Store, muita gente acaba procurando alternativas pra isso, criando contas em outros países. Acredito que boa parte dos leitores já tenha conhecimento disso, mas permita-me explicar pra quem ainda não sabe. Por inúmeros problemas de licenciamento (artistas, gravadoras, canais de TV, etc.) e regulamentação governamental, a loja brasileira é bem capada e sequer tem a categoria jogos. Assim, muitos brasileiros acabam criando conta na loja americana, onde podem comprar aplicativos gratuítos e também recorrer a gift cards ou cartões emitidos nos Estados Unidos. Outros tantos abriam conta também na iTunes da Argentina, visto que lá tem jogos e aceitavam cartão emitido no Brasil. Há alguns meses a Apple cortou esse barato e a loja dos hermanos parou de aceitar cartões nacionais, o que fez com que houvesse uma debandada pra loja Uruguai, que ainda aceita nossos cartões.

     Isso dito, acredito que muitos devem estar pensando: mas não fica uma bagunça ter várias contas? Realmente fica. Quando tem que se fazer updates, não dá pra simplesmente clicar no botão atualizar tudo e aguardar o download das novas versões. É necessário se logar em cada uma das lojas e fazer o procedimento um a um, o que é bem chato e acaba tomando tempo. Muitas pessoas já enviaram email pra Apple, perguntando se algum dia eles irão permitir a unificação das contas e deixaram bem claro que isso não está nos prazos a curto prazo por inúmeros motivos (até bem razoáveis e comprensíveis).

     Se você é uma pessoa organizada e só deixou pra comprar na loja americana (ou qualquer outra) apenas o que não encontrou na loja nacional, acredito que seu pesadelo seja um pouco pior. Já se você é como eu, que não verificava se o conteúdo tinha na loja local antes de ir procurar em outra, fazendo logo a compra pela loja que estava logada, a bagunça deve ser muito maior. Mas tem um jeito de resolver isso?

     Infelizmente, não existe um jeito fácil. Porém, se você estiver determinado a perder um tempinho agora, pra recuperar no futuro (facilitando os updates), tenho algumas dicas pra lhe dar. De cara, você deve notar que via iTunes do Mac/ PC não tem um menu que liste tudo que você comprou. Isso iria facilitar demais nosso trabalho, mas sabe-se lá Deus porque, a Apple colocou isso disponível apenas nos dispositivos (iPhone, iPad e iPod Touch), bem como na Mac App Store. Espero que num futuro próximo (quem sabe na WWDC) ela libere isso também para o iTunes.

     No meu caso, eu coloquei o iPad ao lado do iMac e fiz o seguinte: no iMac eu me loguei com a conta brasileira e no iPad eu fui logando com as outras contas (uma de cada vez), indo até App Store, aba Comprados (Purchased) e vendo, app por app, o que eu poderia comprar novamente na iTunes do iMac. Claro, os ítens pagos eu deixei pra lá, pois não queria gastar dinheiro de novo. Acabei recomprando com a conta nacional apenas os aplicativos gratuítos. Dica: nem precisa esperar o download do ítem terminar, pois uma vez que ele já está na biblioteca, se você encerrá-lo e apagar, o iTunes entenderá que se trata do mesmo aplicativo.

     Eu tentei aplicar um método parecido na Mac App Store e achei que seria até mais fácil, visto que lá tem a aba de ítens comprados. Porém, observe que, enquanto no iTunes, existe um botão comprar, na Mac App Store esse botão tem o nome de instalar. Note ainda que, se o app já tiver instalado no seu Mac, você não poderá comprá-lo novamente por outra conta, o que é bem frustrante. Pior: não existe uma integração forte com o OS X, a ponto de poder removê-lo de maneira centralizada pela Mac App Store. Será necessário ir até o Finder, localizar a pasta aplicativos e removê-lo por lá.

     Obviamente eu sei que muitos leitores devem estar pensando “nem ferrando que vou perder tempo com isso” e eu entendo vocês. Dependendo da quantidade de aplicativos que você tiver, o processo pode ser bem demorado e chato. Eu resolvi por pra tocar uma boa playlist no iTunes e fui fazendo aos poucos, até conseguir migrar tudo. É um tempo perdido agora, mas que voltará no futuro, com a facilidade em atualizar os aplicativos.

     Update 10/03/2012 17:27H => O @ThiagoJDI me chamou a atenção para o fato de já estar disponível no iTunes a consulta de ítens comprados! Entrei no iTunes e vi que na página principal realmente tem um ítem “Comprado” (marcado como novo) na aba do canto superior direito. Ao clicar ali, abre uma página com todas as compras de Apps, Músicas e Livros. Se você tiver dois Macs, você pode abrir um do lado do outro, pra ficar conferindo num e comprando no outro, mas eu ainda acho mais prático fazer pelo iPad.

Leave a Reply

preload preload preload