jan29

Como sincronizar os contatos do Android no Gmail?

5 Comentarios »Postado por GordoGeek em 29/01/2012 às 15:48h

     Há cerca de um mês meu pai comprou um Galaxy e, como grande parte das pessoas que usa seu primeiro smartphone, apenas as funções básicas de telefone são utilizadas. Nesse final de semana ele veio passar o final de semana em casa e dei uma aditivada no celular, instalando widgets, aplicativos (Twitter, Facebook, etc.) e fazendo uns ajustes.

     Como ele tava vindo de um celular bem antigo, acabou importando os contatos usando algum software tosco e acabou virando uma bagunça só, duplicando contatos, trocando números, etc. Quando vi ele corrigindo os números na telinha do aparelho, sugeri a ele que fizesse isso pelo Gmail, pois é menos desagradável. Contudo, quando acessei a aba contatos do Gmail (no notebook dele), notei que os contatos do celular não estavam lá, apesar da conta Google estar configurada.

     Depois de uma rápida pesquisada, vi que o Android infelizmente não sincroniza os contatos nativos do aparelho pra nuvem. Eu achei que isso fosse automático. Infelizmente não é assim que acontece e também não achei nenhum aplicativo que fizesse isso de forma fácil, seja ele nativo ou no Market. Inclusive, se alguém conhecer uma forma mais fácil, por favor deixe nos comentários.

     A forma que acabei fazendo foi entrar no aplicativo contatos do Galaxy, clicando nas Opções, Importar/ Exportar, Enviar cartão de visita via/ Selecionar tudo/ Enviar/ Gmail. Com isso, foi criado um arquivo .vcf com todos os contatos selecionados. Mandei esse email pra mim mesmo e voltei pro notebook. Lá, fui até o email que acabei de enviar e no próprio anexo tem as opções Importar para Contatos e Download. Cliquei para importar e foi criada uma aba de importação dentro de contatos. Feito isso, parte do processo já estava feito e os contatos que antes só estava no celular, agora já estavam na nuvem.

     Lembram do problema original? Pois é, os contatos ainda estavam bagunçados. Mas agora foi fácil arrumar isso, pois o Gmail tem uma ferramenta que ajuda bastante nessa questão. Ainda dentro de contatos, clique em Mais, Mescar contatos duplicados. Será aberta uma tela com os arquivos duplicados. Clica em Mescar e problema resolvido.

5 Responses to “Como sincronizar os contatos do Android no Gmail?”

  1. Brenda disse:

    Mas se eu importar, os contatos são apagados do telefone, ou é criada uma cópia?

    • George disse:

      Criado uma copia Brenda. A utilização dos contatos do gmail é fácil e muito mais segura do que guardar os contatos no próprio celular ou no chip.

  2. Rafael disse:

    Excelente! Valeu a dica

  3. Aleida Monteiro disse:

    Oi…apago os contactos do meu celular? E como uso os meus contactos para fazer chamadas a partir do gmail?

  4. Anderson disse:

    Meu cel atualizou p android 5.0 e depois disso a minha agenda de contatos virou uma bagunça, simplesmente ela colocou la todo mundo p quem eu ja mandei um email na vida..e nao adianta ir no gmai apagar…retorna tudo de novo como se eu n tivesse feito nada

Leave a Reply

preload preload preload