nov08

Como ter conta bancária sem tarifas (grátis)?

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 08/11/2012 às 14:12h

     Comentei no Twitter há alguns dias que estava fazendo uma verdadeira Via Crúcis em vários bancos para abrir conta. Expliquei muito rapidamente do que se tratava, mencionei que seria matéria pro blog e hoje chegou a hora de pagar a promessa, explicando como você tem que fazer para conseguir manter uma conta aberta sem pagar tarifa alguma, inclusive de DOC e TED, em certos bancos.

     Em 2008 o Banco Central, tentando colocar ordem numa bagunça generalizada de tarifas, tomou medidas para que o consumidor pudesse entender melhor o que está pagando para os bancos. Entre essas medidas, as instituições foram obrigadas a criar um pacote básico, totalmente gratuito, que dá direito a determinados serviços, como quatro saques, duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos, etc. Alguns bancos, como já mencionei anteriormente, vão além e permitem o uso ilimitado de DOC e TED, ou seja, dá pra fazer pagamentos para terceiros, com contas em outros bancos.

     Há quase 2 anos, em janeiro de 2011, eu falei aqui no blog sobre a iConta, a conta sem mensalidade e tarifas do Itaú. Eu venho usando ela durante todo esse período e me atende relativamente bem. Claro, já tive alguns problemas com eles, como acontece em todo banco, especialmente com relação a limites de pagamentos. Porém, depois de pedir pra colocarem o máximo possível, deixaram a conta com um limite diário de pagamentos de R$ 20.000,00, ou seja, mais do que suficiente.

     Como eu já tinha conta aberta no Itaú, não tive a necessidade de ir até eles. Mas já adianto que, quando pedi pro gerente abrir essa conta, ele demonstrou o mesmo desconhecimento que os outros bancos que fui (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC e Santander). Era muito comum eu pegar a senha de atendimento, ficar vários minutos aguardando e quando falava o tipo de conta que queria, o funcionário não tinha a menor ideia do que eu queria. Ou melhor, pelo menos me diziam isso, pois como o banco não tem lucro direto com tarifas e provavelmente essas contas não entram nas metas dos funcionários, eles fazem de tudo pra não te atender. Inclusive nos sites e nos materiais disponíveis nas agências, é raro achar informações a respeito, como o próprio IDEC constatou.

     Eu procurei todos os bancos no mesmo dia e o único que consegui abrir a conta foi no Bradesco. Apesar de não saberem muito bem como era a conta, ela foi aberta, cadastrei as senhas e recebi o cartão em casa depois de alguns dias. Já no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC e Santander, até agora nada. No caso do Banco do Brasil, HSBC e do Santander, eles ficaram com meus documentos, disseram que iriam me ligar e isso não aconteceu. Eu até já abri reclamação junto ao Banco Central pra denunciar isso.

     Na Caixa Econômica Federal eu consegui abrir, mas foi um parto que merece ser contado. Fui até a agência, peguei senha, enfrentei fila e a caixa me disse que “esse tipo de conta” (discriminação detectada!) só nas lotéricas. Conversando com conhecidos que trabalham na CEF, me disseram que eles podem sim abrir esse tipo de conta, mas como toma tempo e não entra na meta, eles realmente empurram pras lotéricas. Ae você pode pensar: mas poxa, é fácil, né? Não…

     Eu fui até uma lotérica, que atualmente anda tendo mais fila que as agências bancárias, e depois de aguardar uns 20 minutos, de pé, num suador danado, a moça me disse que não podia abrir minha conta só com a CNH. Ou seja, um documento oficial com foto e que tem os dados que ela precisa, mas não servia. Tive que ir pra casa, pegar os documentos e voltar pra fila. Lá chegando, agora o problema era o tal do PIS. Como sou emancipado desde os 16 anos, quando abri minha empresa, eu não tenho carteira de trabalho e PIS. Expliquei isso, levei declaração do contador, documentos da empresa e nada.

     No dia seguinte eu fui até o Ministério do Trabalho tirar minha carteira de trabalho. Como tenho 34 anos, a moça não acreditou muito que era emissão e não re-emissão do documento. Tive que ir até a CEF de novo, pegar senha, esperar na fila e tirar uma guia comprovando que eu não tinha PIS. De volta ao Ministério do Trabalho, sai com a carteira de trabalho na mão e voltei na lotérica. Lá chegando, a moça disse que na carteira de trabalho não tem o PIS. Voltei na CEF e me explicaram que só tem o PIS quando é registrado, o que não era o meu caso. De volta a lotérica (ping, ping, ping, pong, ping, pong), ameacei fazer um barraco e finalmente minha conta foi aberta, com a promessa do cartão chegar em casa em até 30 dias.

     Como vocês puderam ver, fazer valer seus direitos, especialmente nessa República das Bananas, é bem complicado. Como eu sou muito chato e não abro mão deles, eu vou atrás, encho o saco, até conseguir. Faço isso com absolutamente tudo e não seria diferente com as contas. Se você quiser ter contas gratuitas em vários bancos, o que pode agilizar o recebimento de pagamentos, entre outras facilidades, terá que bater o pé, como eu fiz.

     Eu só iria escrever esse artigo com tudo resolvido e todas as contas abertas, mas como essa história já vem há duas semanas e todo dia alguém me pergunta sobre isso no Twitter, resolvi adiantar o post, pra poder indicar pra quem me perguntasse. Assim que a situação se resolver, eu irei atualizar o post, como de costume.

     Se você quiser já ir atrás disso, os documentos que você irá precisar são: RG, CPF, comprovante de residência recente (conta de água, luz, telefone ou gás) e comprovante de renda. Leve todos os documentos originais, pois não pode ser cópia, mesmo autenticada. Assim, evita ficar indo e vindo, como aconteceu comigo.

     Update 08/11/2012 16:25h => Recebi uma ligação da CEF para tratar da reclamação que fiz no Banco Central. Segundo me foi informado, houve realmente falha no atendimento. Primeiro, a agência deveria ter aberto a conta e não empurrado isso pra lotérica. Segundo, a lotérica já foi informada que o campo PIS não é obrigatório e pode ter havido falha no treinamento do funcionário. Como minha conta já foi aberta, problema resolvido. Só aguardo o cartão pra movimentar a conta.

Leave a Reply

preload preload preload