ago31

Pegando os pedidos feitos online no Amazon Locker

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 31/08/2015 às 09:11h

     Já tem um tempo (desde setembro de 2011) que a Amazon espalhou armários por diversas cidades americanas, permitindo que os clientes da sua loja online possam retirar os produtos diretamente nesses pontos. Mas eu nunca tinha usado o serviço dos Amazon Locker e decidi conhecer.

     Meu primeiro pedido na Amazon aqui nos Estados foi entregue na casa em Jersey. Como eu passo o dia fora, fiquei na dúvida sobre o que aconteceria se o entregador da UPS aparecesse e não tivesse ninguém. Algumas pessoas no Twitter me disseram que eles tentam mais vezes e outros disseram que eles deixam na frente de casa, dependendo da cidade e do bairro. E foi esse último que aconteceu comigo. Cheguei no final do dia em casa e o pacote estava ali no cantinho. Fiquei imaginando o que teria acontecido com ele se fosse no Brasil.

     Mesmo sabendo que o risco de algo acontecer algo com o pacote é bem baixo, já que os costumes aqui são outros, decidi matar dois coelhos com uma cajadada só e mandar meus outros pedidos pra um Amazon Locker dentro de uma loja 7-Eleven próxima a Port Authority, onde pego o ônibus todos os dias.

     A Amazon vai lhe informando sobre tudo que acontece com seu pedido, seja ele entregue em casa ou no Locker. Nesse último, quando um ou mais ítens estão disponíveis para serem coletados por você, chega um email com um código de autorização. Esse pode ser colocado manualmente na máquina ou então lido pelo leitor de código de barras, que também chega no email.

     Ao entrar com o código, o sistema identifica seus pedidos armazenados ali. No meu caso, eram 4 e cada um estava numa gaveta diferente. Ao ir clicando nos códigos dos pedidos, ele ia abrindo uma gaveta e avisando na tela de que lado do Locker (esquerda ou direita) estava o meu pacote.

     Eu gostei desse sistema de pegar os pedidos num Amazon Locker, já que eles ficam abertos 24 horas, mas é importante ressaltar 2 tópicos. O primeiro diz respeito a sua segurança. Mesmo aqui sendo uma cidade bem policiada, será que é realmente seguro você ir pegar itens de alto valor numa loja de conveniência, onde qualquer um pode decidir te seguir e lhe assaltar? O segundo ponto diz respeito ao tamanho dos pacotes. A Amazon costuma não economizar nisso e manda pacote gigantes, cheio de plástico bolha, mesmo para itens super pequenos, como pendrives ou cartões microSD.

     Em tempo: meus últimos pedidos da Amazon, sejam entregues em casa, sejam pegos no Locker, não vieram com a invoice ou cópia do pedido. Pessoas no Twitter me disseram que isso não é normal e eles costumam sim enviar uma folha com os dados do pedido. Como a Receita Federal brasileira é um órgão extremamente burocrático, estou na dúvida se eles vão aceitar a minha declaração de itens, na volta ao país, com base nos preços que estiverem aparecendo no app da Amazon e da NuBank (meu cartão de crédito).

Leave a Reply

preload preload preload