jul10

Conta no Bank of America para brasileiros

13 Comentarios »Postado por GordoGeek em 10/07/2012 às 22:16h

     Eu sei que alguns vão pensar “poxa, de novo esse alerta”, mas eu vou fazer em todos posts referentes a viagem pra evitar que nos comentários (como às vezes acontece) alguém venha me chamar de burro e dizer que o post foi uma porcaria, que não ajudou em nada, que eu quero me passar por sabichão e não sei nada, etc. Acreditem, por mais que eu faça os posts pra ajudar, ainda tenho que ler coisas desse tipo. Então, na tentativa de minimizar tais comentários, vou sempre colocá-los no início dos posts. Você, que já leu, pode começar sempre a ler do segundo parágrafo. Isso dito, lá vai: essa série de posts sobre a viagem que fiz são para compartilhar o pouco que sei e tais informações podem não ser as melhores alternativas pra você. Conto com os comentários dos leitores para me corrigirem e enriquecer o conteúdo.

     Uma coisa que eu sempre fui curioso em ter era uma conta em banco americano, como o Bank of America. Alguns amigos brasileiros tem essa conta e me aconselharam a ir até uma agência abrir a minha. O procedimento é mais simples do que muitos imaginam e basta levar o passaporte e uns USD 100 para o depósito inicial.

     A moça que me atendeu perguntou qual o motivo da conta e eu disse que era desenvolvedor Apple e tinha conta do AdSense no Google, sendo que ficaria mais fácil pra mim receber através de uma conta nos Estados Unidos, devido as enormes taxas cobradas por bancos brasileiros. Bom, isso são meias verdades, rs. Mas colou e a moça não me pediu qualquer comprovante. Foi apenas o passaporte e o dinheiro do depósito inicial.

     O procedimento de abertura leva cerca de 20 minutos e você já sai com um cartão de débito provisório pra sair usando. Pra se ter um cartão de crédito, só depois de um ano de conta. Mas pra mim, isso nem é importante. Com a conta aberta, você pode criar sua conta Paypal americana, bem como a conta na iTunes Store, sendo que esses vão ficar atrelados a sua conta do BoA (Bank of America).

     Como eu disse, você sai do banco com um cartão provisório. O definitivo vai para via UPS para o endereço indicado, que deve ser americano (pode ser o hotel). Eu fiz a minha conta no dia 03/07 e nada do cartão definitivo chegar. Me disseram que seriam 3 dias úteis, já se passaram mais que isso e nada. Então eu fui até a agência, pra saber mais sobre isso e me disseram que, na verdade, pode levar até 10 dias úteis, o que me preocupou um pouco, já que volto logo para o Brasil.

     A abertura e manutenção da conta não tem custo ou mensalidade algum. Porém, no seu primeiro acesso via internet, deve-se optar pela não entrega dos extratos em papel, que é a chamada conta Internet Paperless. Caso você não movimente a conta periodicamente, ela será encerrada. Mas calma, basta fazer umas transações via Paypal ou iTunes Store uma vez por mês e tudo bem.

     Quando a Receita Federal, por enquanto eu não vi sobre isso. Chegando no Brasil eu vou me informar com meu contador e atualizo o post. Espero que eu não tenha dor de cabeça com isso, mas sinceramente acredito que não, pois declarando certinho, de onde veio e pra onde foi o dinheiro, sem problema.

     Eu tenho feito o seguite procedimento: saco dinheiro via HSBC, que debita na hora da minha conta, cobrando o dólar do dia, mais IOF 0,38% e corro pra depositar no BoA. Aliás, eles costumam ter agências bem próximas. No meu uso diário, seja pra pagar compras grandes ou pequenas, tenho optado pelo BoA. Eu já vejo na hora via app (iPhone e Android) quanto tenho, meu extrato e posso ter um detalhamento ainda mais completo via internet.

     Uma coisa bem bacana nos ATM de bancos daqui é que você não faz depósitos usando malotes ou envelopes. Você pode por até 40 notas de uma vez e o ATM digitaliza as notas, vê qual o valor das notas e já lança isso na hora na sua conta. Não tem aquela demora de algum funcionário abrir o envelope, conferir, lançar, etc. É tudo online. Veja esse vídeo que fiz.

     Apesar de usar muito esse cartão de débito, nunca tive problemas, exceto, na Apple Store. E foram duas vezes. Quando eu tentei pagar pros “Apple Guy”, que usam aquele sistema no iPod Touch, deu compra não autorizada. O mesmo produto, no caixa, onde eles usam os MacBook, foi de boa. Não sei explicar o motivo disso. Eu até perguntei no BoA, mas não souberam me dizer. Algumas pessoas me disseram que pode ser porque usei o cartão temporário, que não tem meu nome grafado dele. Se foi isso ou outra coisa, não posso dizer, mas fica a dica: pague no caixa. Toda compra que você fizer vai te solicitar o PIN de 6 dígitos, cadastrado na abertura da conta.

     Update 18/07/2012 15:07H => Apesar de ter feito a abertura de conta no BoA no primeiro dia de viagem e ter passado quase duas semanas por lá, eles não tiveram a competência de entregarem o cartão definitivo no hotel. Como meu cartão temporário expira nos próximos dias e não estou com o cartão definitivo, é provável que a minha conta seja encerrada por falta de movimentação. Eu tentarei trocar meu endereço pra casa de um amigo que mora nos Estados Unidos e solicitarem um novo envio. Não estou muito certo que isso irá funcionar.

Leave a Reply

preload preload preload