jan14

Cuidado com o golpe do domínio .tk

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 14/01/2013 às 08:42h

     Às vezes eu tenho a impressão que sou a pessoa mais azarada do mundo. Tudo que pode dar errado, acontece comigo. Claro, como uso muito a internet, seja em diversos serviços ou fazendo muitas compras, a probabilidade diz que posso ter mais problemas do que quem usa menos. Mas é cada história…

     Há quase dois anos eu escrevi aqui no blog sobre hospedagem e domínios gratuitos. Na ocasião, mencionei os registros .tk. No final de semana passada eu decidi personalizar um domínio para criar um encurtador de URLs, de forma a customizar meu conteúdo e ajudar nas estatísticas. No dia 12/1 (sábado) eu contratei o domínio gg.tk e paguei USD 50 por 10 anos. Configurei o encurtador nele e comecei a usar.

     Agora a pouco eu recebi um email de estorno do Paypal, devolvendo meus USD 50. Achei estranho, pois geralmente isso acontece quando ocorre algum problema na transação e o comprador (no caso, eu) peço o reembolso. Não foi o caso. Estava tudo funcionando perfeitamente, com boa aceitação dos leitores, me dando as estatísticas que eu queria, etc.

     Preparados para a maior bizarrice dos últimos tempos? Entro no meu painel de controle da empresa de domínios e o registro gg.tk havia sumido. Quando eu solicitei novamente o domínio, quiseram me cobrar a módica quantia de USD 2,000 por 2 anos. Ou seja, há dois dias eu paguei USD 50 por 10 anos (USD 5 por ano) e agora querem me cobrar USD 1,000 por ano!

     Por sorte, tem apenas dois dias que estou usando o domínio. Já encurtei algumas coisas, divulgando no Twitter, Instagram e outras redes sociais, mas dos males o menor. Agora imaginem se eu já tivesse usando o domínio há mais tempo e resolvessem me tomar o domínio de maneira arbitrária, sem qualquer aviso ou explicação, me cobrando um “resgate” desses pra voltar a usar algo que já era meu, pois eu havia pago por ele.

     Se o processo tivesse sido feito por um empresa no Brasil, como alguns já devem me conhecer, a essa hora eu já estaria com o protocolo da Anatel e Procon em mãos. Porém, como essa empresa fica no .. do universo, não tem muito o que ser feito. Claro, procurei o ICANN, que são os responsáveis pelos domínios na internet, registrei uma queixa e vamos ver se podem por um pouco a pica na bunda desses caras, pois achei uma sacanagem sem limites, mas não tenho muita esperança de que algo aconteça.

Leave a Reply

preload preload preload