mar20

DigitalOcean: cloud de qualidade a um preço bacana

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 20/03/2013 às 16:36h

     Antes de mais nada, apesar do título dar a entender que se trate de um publieditorial, não é. Sempre que fazemos publi, deixamos bem claro, pois gostamos de agir com transparência com nossos leitores. Apesar do nosso foco aqui no blog ser gadgets, eu comentei nos últimos dias no Twitter que estava testando os servidores da DigitalOcean e me pediram pra fazer um post a respeito. Então, aqui está ele.

     O melhor serviço de cloud computing que existe atualmente é o AWC da Amazon, que inclusive tem infra-estrutura aqui no Brasil. Porém, ele é caro e bastante confuso, especialmente no que tange a cobrança. O valor que será cobrado do seu cartão no final do ciclo leva em conta inúmeras variáveis, como quantidade de acessos a disco, tráfego, banda, servidores, etc. É bem complicado! E é justamente por isso que eu não gosto de trabalhar com eles.

     O esquema da DigitalOcean é bem simples e direto, então fica fácil de entender e ver quanto você vai realmente pagar. Existem várias configurações de servidor e preços, sendo o mais barato USD 5, isso é, se você ficar com a máquina durante todo o mês. Isso porque a cobrança é diária e proporcional ao seu uso, onde eles vão descontando do seu saldo pré-pago (comprado via cartão ou Paypal). Se você precisar apenas testar alguma coisa e apelar pra uma contingência, você sobe o serviço, usa dois dias, depois desativa quando não precisar mais. A AWS da Amazon é bem parecida, mas funciona muito melhor. Além de ter mais recursos, na Amazon você pode deixar a máquina criada e só vai pagar por ela se ela estiver rodando. Na Ocean, rodando ou não, você vai pagar por ela. No entanto, você pode criar infinitos snapshots (cópias da máquina) e pedir pra dar restore quando for usar. Isso não é mutreta! O próprio suporte me orientou a fazer dessa forma.

     Aqui no Brasil tem muito provedor que trabalha com Cloud Computing, mas não disponibiliza toda flexibilidade que a nuvem se propõe. Quando você pede pra aumentar a RAM, disco ou CPU, demoram horas, algo que vai totalmente contra o conceito de cloud computing. Na Ocean, você desativa a máquina (meio chato ter que desativar, mas fazer o que), faz a alteração no painel, espera uns 2 minutos e liga a máquina novamente com a nova configuração. Se depois quiser reduzir a configuração, pode fazer e vai pagar proporcional.

     Se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos de TI é que praticamente tudo, no começo, funciona que é uma maravilha. Depois de algum tempo, começam a surgir problemas, seja com suporte que deixa a desejar, seja na qualidade do próprio serviço, que começa a ficar lento, instável, etc. Eu estou testando a Ocean tem apenas alguns dias e, como era de se esperar, está tudo indo muito bem. Se vai permanecer assim, só poderei relatar daqui algumas semanas.

Leave a Reply

preload preload preload