jan04

DynDNS não tem mais conta gratuíta. E agora?

8 Comentarios »Postado por GordoGeek em 04/01/2012 às 14:03h

     Como muitos devem saber, DNS é o serviço que permite vincular um número IP (digamos 189.231.164.183) a um domínio (como www.empresadojuca.com.br). Serviços públicos como um site ou serviço de email costumam ter um IP fixo, ou seja, eles dificilmente mudam. Nesse caso, o domínio é uma forma de facilitar esse acesso (afinal, é mais fácil lembrar de www.empresadojuca.com.br do que 189.231.164.183), mas nada impediria que um usuário decorasse o IP e fizesse o acesso ao serviço apenas por ele, desprezando o domínio.

     No passado, quando havia sobra de IPs, muitas empresas forneciam um número fixo (que nunca mudava) ao assinante. Porém, o tempo foi passando, mais e mais clientes foram entrando na internet e os IPs foram ficando cada vez mais escassos. Uma das maneiras dos provedores otimizarem a distribuição dos IPs foi justamente apelar ao DHCP, ou seja, a cada vez que o usuário conectasse ao serviço, ele receberia um número diferente. Hoje em dia é cada vez mais comum os provedores de internet fornecerem planos de IP dinâmico aos clientes. São raras as empresas que ainda fornecem IPs fixos (geralmente em planos mais caros, no corporativo).

     Muitos equipamentos de rede (como modem DSL, roteadores Wi-Fi, câmeras IP, entre outros) tem uma opção de DNS dinâmico, permitindo que seu dono possa saber qual o IP da internet está vinculado ao dispositivo, mesmo quando esse não tem um plano de internet que possibilite um IP fixo. Como o IP muda em toda conexão, ficaria bem complicado saber qual IP deve ser acessado. O recurso de DNS dinâmico veio justamente para dar um auxílio nisso. Funciona mais ou menos assim: você cria uma conta em um serviço que provê o DNS dinâmico, configura a conta no equipamento e toda vez que o IP mudar, ele atualiza o domínio. Assim, supondo que sua conta seja fulanodetal.dyndns.com, basta decorar esse domínio e mesmo que o seu modem se desconecte e troque o IP, nada mudará pra você. Dessa forma, mesmo fora de casa, você poderá acessar recursos na sua rede, como um computador, uma câmera IP, entre outros.

     Um dos serviços de DNS dinâmico mais populares é o DynDNS. Infelizmente, há pouco tempo ele deixou de ter a opção gratuíta. Isso não seria problema, pois existem outros serviços de DNS dinâmico por ae. Porém, uma gama muito grande de equipamentos só tem a opção de se configurar uma conta DynDNS, deixando espaço pra se colocar apenas o login e senha. Como fazer nesses casos? Assinar a conta paga? Ae que vem a dica do post.

     Recentemente eu reclamei sobre isso no Twitter e o @malexpinto veio ao meu socorro. A fabricante DLink provê um serviço de DNS dinâmico chamado DLinkDDNS. Felizmente ele é gratuito e, diferente do que alguns podem pensar, não é restrito aos equipamentos da empresa. Mas o que isso tem a ver com a DynDNS? Tudo a ver, já que parece que, na verdade, a DLink usa os serviços da DynDNS e uma conta criada em seu serviço é válida também no DynDNS. Dessa forma, é possível contornar o problema e configurar seu equipamento numa boa.

preload preload preload