mar17

Emit: o Air Video compatível com a plataforma Android

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 17/03/2012 às 00:59h

     Um dos programas mais fantásticos para plataforma iOS é o Air Video. Desde que comprei meu primeiro iPad (já tem quase 2 anos), uso-o diariamente, inclusive no iPhone. Pra quem não lembra, mostrei sobre ele aqui nesse outro post e um pouco mais tarde dei uma dica sobre como acertar a legenda pra ficar com acentos. Pra quem ainda não se ligou no que ele fez, resumidamente, ele permite que seu computador envie praticamente qualquer formato de vídeo, via streaming, para seu dispositivo iOS, seja um iPad, iPhone ou iPod Touch.

     Desde que comecei a usar Android, muitos aplicativos me faziam falta. Porém, o tempo foi passando e como existem quase 800 mil ativações de Android atualmente, os desenvolvedores foram percebendo que não dava pra ignorar a plataforma. Hoje quase tudo que eu preciso diariamente tem ali, como Foursquare, GetGlue, Twitter, Facebook, RunKeeper, Readability, Read it Later, IMDb, etc. Mas ainda sinto falta de algumas coisas, como o Reeder, o Instagram e claro, o Air Video.

     Hoje eu perguntei no Twitter se existia alguma alternativa ao Air Video pra Android e o @CocaTech me sugeriu o Emit. O legal do Emit é que ele tem servidor compatível com Windows, Mac e Linux, além de clientes compatíveis com Android e iOS (sendo esse, app universal). A versão que gera o streaming (servidor, instalado no seu computador) é gratuita. Para Android existe uma versão gratuita (com propaganda) e outra paga (R$ 5,90). Já pra iOS, existe apenas uma versão paga (USD 1.99).

     Antes de mais nada, devo esclarecer que o @CocaTech faz uso dele apenas nos dispositivos Apple, transmitindo do Mac para o iOS. Outro detalhe importante é que todo conteúdo que ele faz streaming está local. No meu caso, que uso um ambiente híbrido e ainda com o agravante do conteúdo estar na rede, as coisas não correram tão bem assim. Mas claro, quem me conhece há algum tempo, sabe que sou especialista em achar bugs (alguns dizem que sou azarado mesmo).

     Se você tem o conteúdo localmente no HD, tudo funciona muito bem, seja no iOS ou no Android. Porém, se você tem o conteúdo na rede, ae surge o problema. Aqui pra mim ele listava os diretórios, mas nada dos arquivos. Tentei fazer uma gambiarra criando um link simbólico, na tentativa de enganar o sistema, dando a entender que os arquivos estavam todos localmente. Dessa forma, os arquivos passaram a ser listados, mas sem legendas. Os mesmos arquivos, localmente, são executados sem problema algum.

     Caso você tenha a sorte de ter os arquivos locais, poderá usufruir de uma excelente plataforma para ver conteúdo onde quer que você esteja, pois, assim como acontece no Air Video, dá pra acessar os arquivos via 3G. No geral, o aplicativo é muito bom, mas tem menos recursos que o Air Video. Algo que me faz falta é dar zoom e adaptar melhor a tela pro tamanho que se quer.

     Dica final: se a sua legenda estiver “bagunçada”, pode ser por causa do problema de codificação do idioma. Basta você clicar no I (no app) e será aberta uma tela com algumas opções adicionais. Vá até subtitles e mude pra Latin 1.

Leave a Reply

preload preload preload