mar09

Eu sou muito estúpido, por isso uso o Mercado Livre

20 Comentarios »Postado por GordoGeek em 09/03/2012 às 17:18h

     Em agosto passado eu escrevi aqui no blog um post sobre alguns problemas que estava tendo com o Mercado Livre. Como eu sou muito estúpido, eu continuei a usar os serviços e, novamente, tive problemas.

     Morar no interior tem inúmeras vantagens, como poder cruzar a cidade em 5 minutos, sem trânsito e sem stress. Porém, quando o assunto é tecnologia, o negócio complica. Ter uma conexão de internet rápida e confiável é praticamente impossível, pois o monopólio da Telefonica não tem interesse em ofertar aqui os planos que ela tem onde outras Telecom a obrigam a competir de verdade. A mesma coisa acontece na hora de comprar muitas coisas. Ae, só recorrendo a internet mesmo.

     Só no ano passado eu fiz quase 100 compras usando o Mercado Livre! Ao contrário do que muita gente faz, pra tentar não pagar comissão, eu nunca passo dados pessoais no espaço reservado a perguntas, pois prefiro pagar mais e ter mais segurança. Uso sempre o Mercado Pago, que supostamente dá mais garantia a transação, mesmo sabendo que nem sempre funciona. Também sou um daqueles “chatos” que quando vê algo errado, como um produto falsificado ou o vendedor anunciando um preço e cobrando outro, perde seu tempo denunciando, mesmo sabendo que muitas vezes essa informação vai pro lixo do Mercado Livre e ninguém apura nada.

     No final de fevereiro eu comprei 10 cabos HDMI e alguns dias depois recebi uma caixinha minúscula pelos Correios. Nessa caixa, mal caberia um livro, que dirá, 10 cabos HDMI. Como eu fiquei com suspeita que algo estava errado, peguei o iPhone e gravei a abertura da mesma. Dito e feito: veio apenas um único cabo. Eu subi o vídeo no Youtube, usando a opção não listada, já que no vídeo aparece meu endereço residencial e abri uma reclamação no Mercado Livre, explicando o caso e anexando o vídeo. O que eles fizeram? Como sempre, nada.

     Também no final do mês passado, comprei mais um DVR, 10 câmeras e 10 domes. Paguei e fiquei esperando. O vendedor fez uma enorme bagunça, me enviando email dizendo que eu paguei o frete errado (sendo que eles que passaram o valor) e que não iriam enviar. Bom, eu paguei o adicional e mandei o comprovante. Depois, eles viram que foi realmente erro deles e enviaram o produto. Pois bem, eles chegaram, conforme eu havia pedido, mas os valores na nota fiscal estavam bem abaixo do que eu paguei. Ao entrar em contato com o vendedor, me falaram que foi problema no sistema (sei, sei). Como eles não mandaram outra nota, com o valor correto, qualifiquei a transação como negativa. Novamente, o que o Mercado Livre, ciente de tudo isso fez? Nada.

     Agora a pouco eu recebo um email do Mercado Livre dizendo que meu cadastro foi cancelado. Como assim? Por que? Obviamente não explicaram nada e não tem um email ou telefone de contato. Eu preenchi aqueles formulários “escondidos” no sites deles e aguardo resposta. Muito provavelmente, não vão responder.

     Esse post é apenas para tornar público o que o Mercado Livre insiste em fazer: se isentar de resolver problemas. A única função deles é receber comissão e ponto final. Se algum vendedor faz algo de errado, você comprova isso, inclusive com vídeos e documentos, eles nada fazem. Se você insiste em reclamar, o errado passa a ser você e cancelam seu cadastro. Por isso que o nome do meu antigo post faz todo o sentido: “Mercado Livre: um lugar seguro (para os bandidos)”.

Leave a Reply

preload preload preload