set25

Facebook Messenger: integrando a comunicação

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 25/09/2012 às 13:47h

     Não sou o fã número um do Facebook. Prefiro muito mais o Twitter, pois acho mais direto e objetivo, fazendo com que as pessoas resumam ao máximo o que querem passar. No Facebook, é muito comum a pessoa entrar pra ver uma coisa e 2hs depois se dar conta que a hora passou e ele se perdeu. É como a experiência de ler um livro num e-reader tipo Kindle ou num tablet. Justamente pra fugir disso, eu nem entro no Facebook. Só tinha conta criada pra acessar algum link que exigia cadastro. Porém, recentemente descobri um outro uso para a plataforma do Marquinho.

     Quando a pessoa tem produtos de uma mesma fabricante, como a Apple, tudo fica mais fácil, pois existem iMessage, Facetime, etc. Se os amigos forem fãs da marca, melhor ainda. Mas e quando os amigos são adeptos do Android, Windows Phone, etc.? Até então eu vinha apelando pro WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas disponível em várias plataformas. Contudo, ele exige que você crie uma conta (vinculada a seu número de telefone) em cada aparelho. Ou seja, se você tem um iPhone e um Android, terá duas contas, o que certamente vai te dar trabalho em gerenciar a comunicação, contatos, históricos, etc. Uma outra solução seria o Skype, mas ele não tem uma função importante pra mim: histórico das mensagens trocadas.

     Na semana passada, procurando uma solução pra abandonar o iMessage (que aliás, integrado ao iMac, iPad e iPhone está excelente), acabaram me sugerindo o Facebook Messenger. Eu vinculei a minha conta pré-existente ao aplicativo e gostei bastante, especialmente quando vi que, assim como o iMessage, ele coloca o histórico da conversa em todos os dispositivos. É muito comum eu estar hora com o iPhone, hora com o Android e minha esposa tinha que ficar enviando mensagem para os dois, pois não sabia com qual eu estaria. Além disso, a informação se fragmentava, pois eu não tinha o histórico centralizado. Bem, com o Facebook Messenger, agora eu tenho a mesma conta em vários dispositivos, Apple ou não, facilitando demais a minha vida.

     Muito legal ter a solução nos smartphones e tablets, mas vamos combinar que quando estamos diante do PC, fica muito mais prático digitar usando o teclado, né? Mas isso não é problema! Além das soluções baseadas no browser, você pode usar outros comunicadores instantâneos, pois eles se integram ao Facebook Messenger. Basta criar uma conta tipo Jabber e colocar no cadastro seu_usuá[email protected] Tudo resolvido e integrado.

Leave a Reply

preload preload preload