Fones de ouvido
O Maestro Billy escreveu tem algumas semanas um excelente artigo explicando como escolher fones de ouvido, achei as explicações incrivelmente claras e objetivas!
Então falei com o Maestro e fui autorizado a republicar o texto aqui, o qual segue abaixo:
publicado originalmente em 29/04/2009
“
Muita gente me pergunta qual um bom fone de ouvido prá comprar.
Bom, vamos lá.
Prá começar eu nem penso em fones “ear-in”, tipo aqueles que vem com o iPod.
Aquilo serve prá você correr e não cair o fone, mas a qualidade é ruim, te machuca o ouvido (não a orelha, o ouvido mesmo. A parte interna), é um repositório de bacterias e micróbios (nunca compartilhe seu “ear-in” com ninguém) e é, resumindo, um lixo. Os fones que penso aqui são aqueles que protegem sua orelha, ou seja, os não-invasivos…
Tudo depende, é óbvio, de alguns fatores a saber:
-Preço
Quanto vc quer gastar ? Isso não é o mais importante…
Antes de pensar nisso, pense que seus ouvidos são sensíveis e que qualquer perda auditiva que você venha a ter devido a sons altos, ruídos, etc, não voltarão com o tempo.
Ou seja, perdeu, perdeu.
Ficou surdo.
Eu mesmo com o uso constante de fones em baladas, onde o som é alto prá dedéu e tenho que aumentar ainda mais o fone prá tentar ouvir a música que eu quero virar já tenho alguns problemas de audição no ouvido direito (-3dB na região dos agudos acima de 6.500 Hz).
Por falar nisso, primeiro as pessoas perdem os agudos, depois os graves e depois os médios… não me pergunte a lógico por trás disso, é melhor perguntar pro seu médico.
Então, voltando ao preço.
20 pilas tá bom ? Excelente, mas o fone é bom ? Vai durar ?
75 reais é um bom investimento ? Teoricamente sim, mas teoricamente não.
O preço não pode ser fator determinante para a compra do fone…
Fone bom, acima de tudo, é aquele que:
-Se encaixa direito na sua cabeça – Não adianta ter um fone barato que fica folgado ou aperta muito sua cabeça.
-Não aperta as orelhas – Não existe nada pior do que usar fone o dia inteiro e acabar com a orelha vermelha e fervendo porque o fone tá te apertando. Além do quê acaba te machucando a longo praz.
-Não raspa na orelha – Além de não apertar, tem que ver se a proteção interna do fone não fica raspando nas dobras da orelha. Isso pode criar um machucado horrendo e purulento a longo prazo também.
-É leve - Se você quer ser um “massive user” de fone, ele tem que ser leve. no final do dia seu pescoço vai agradecer…
-Tem almofadinha mole – O envoltório do fone, aquela parte que realmente fica em contato com sua cabeça, tem que ser mole, maleável, como se fosse uma almofada mesmo. Duro só machuca a volta da orelha.
-É harmônico quanto a graves, médios e agudos – Não compre um fone “que tem um gravão” porque você perde a referencia do que é grave e acostuma seu ouvido a ouvir música cada vez mais grave. O fone tem que ser harmônico. Se uma música tem mais agudo do que grave isso tem que aparecer no fone. Esqueça o conceito “som de carro que treme o chão”. Isso é bom prá competição de tuning péssimo para suas referencias e pro seu ouvido no final de tudo.
-Tem fio comprido ou é sem fio – Uma coisa ou outra. Se for sem fio, veja onde você vai ouvir músicas com fone, se cabe uma conexão sem-fio e se ela não tem interferência de outros aparelhos no local. Na dúvida compre um com fio grande, nem que você tenha que fazer uma amarração no fio prá usar perto do computador. Se por acaso for levantar da mesa e quiser continuar a ouvir música, o fio tem que ser comprido. No mínimo 2 metros de fio. Não compre aqueles com fio auto retrátil. É um saco o fio te puxando para a conexão o dia inteiro. Irrita a curto prazo.
-Tem opção de conexão – O plug do fone é aquele pequeno (bananinha) com encaixe para o conector grande (banana). Se for ouvir no computador usa o plug pequeno, se for ouvir no DVD ou som de casa usa o encaixe grande. Tem que ser um encaixe que faça um “click” toda vez que você usar. Senão fica escapando e é um saco também…
Acho que é isso.
Se você conseguir um fone que junte todas estas características e que caiba no seu orçamento, pode comprar.
O fone que eu uso aqui é este, da Sennheiser AQUI. Gostaria muito de comprar aquele que cancela sons externos (ESTE), mas ainda não cabe no orçamento.
Bom, espero ajudar sua futura compra de um bom fone de ouvido.
Abraços,
Billy.”
Pra quem não conhece o cara, além de ser “Produtor musical, DJ, músico, apertador de botão, etc, etc, etc.” o Maestro tem um podcast que simplesmente vicia quem gosta de música, este é o #ADD, que nos seus primórdios significava “Antes, Durante e Depois”, o que passava a idéia exata do podcast no inicio, 3 músicas apenas… O programa foi crescendo, temas e pedidos musicais surgindo e… agora temos um podcast quase que diário e com no mínimo 20 minutos de música, isso quando não saem os especiais… ahh os especiais (suspira)… com mais de uma hora de músicas de todos os tipos! Conheci o programa através das edições especiais feitas para a Bia Kunze (vulgo Garota se Fio / @garotasemfio) e para o Ricardo Macari (@macari) em seus aniversários… como ambos os programas tinham “só musicão”, continuei baixando o podcast até hoje. Claro que tem músicas que não gosto, mas como conheci MUITAS bandas que nunca conheceria, acabo dando uma chance para elas. :)
Bom, era isso, espero que tenham gostado do texto e que conheçam o ADD.

A tecnologia de cancelamento de ruído externo é excelente!
Já experimentei fones com ela e adorei.
Aê Neubert !
Valeu pelo repost !
Abraços,
Billy.
Tenho um problema, eu vejo o povo correndo com eles no ouvido mais em min ele caem direto nao consigo colocar eles, eles nao cabem na minha orelhas eu acho que elas são pequenas será que existe fones mais pequenos vlw
poisé