jun14

InfoIsInfo: busca por profissionais e empresas

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 14/06/2013 às 05:00h

     O que você faz quando precisa procurar por determinada empresa ou profissional para fazer um serviço? Acredito que a maioria das pessoas recorrem primeiro a indicação de amigos e, se não aparecer uma referência confiável ou não quiser incomodar ninguém, vai pesquisar num Google, Bing ou similares. O problema é que as informações muitas vezes vem truncada, faltando coisas básicas, como telefone, o tipo de serviço que prestam, etc.

     Quem é mais antigo na internet vai lembrar do surgimento de sites de pesquisa de preços. Foi uma tremenda facilidade pra quem queria encontrar empresas que vendiam determinado produto, podendo comparar entre diversas lojas. Antes deles, o usuário tinha que ficar garimpando direto nas lojas ou apelar, novamente, para os buscadores, que geralmente trazem resultados muito genéricos. Quem hoje em dia ainda usa buscadores pra comparar preços de produtos? É quase como dizer que não tem celular ou conta em rede social: vão te olhar meio estranho por isso!

     Recentemente eu estava conversando com um primo via Google Hangout e ele tava me contando como estava fácil para abrir uma empresa, no caráter de microempreendedor individual. Bastava um rápido cadastro e pouquíssimo tempo depois, estava tudo disponível. Porém, ele precisava ir atrás do talão de notas e não tinha referência alguma de que gráfica usar. Pra evitar que ele caisse no buscador de Mountain View, resolvi dar uma força e perguntei no Twitter se alguém conhecia alguma empresa que fazia esse serviço lá na cidade dele.

     Foi ae que um seguidor no Twitter me deu a dica da infoisinfo Brasil. A primeira vista, achei que fosse um mero buscador, mas na realidade é mais que isso. Eles são uma comunidade onde empresas e prestadores de serviços podem fazer um cadastro, colocando todos seus dados de contatos, uma descrição dos serviços que faz e tudo o mais. No caso dele, que mora em São Paulo, a busca retornou muitos resultados e foi bastante útil. No meu caso, que moro no interior, os resultados foram bem poucos, mas como eu sou xarope, entrei em contato com o pessoal e me disseram que estão ampliando bastante a base.

Leave a Reply

preload preload preload