nov10

Instalando o Android 2.2.1 no iPhone 2G/ 3G

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 10/11/2010 às 22:39h

     Quem me acompanha no Twitter deve tá pensando: “lá vai esse gordo de novo tentar instalar o Android no iPhone”. Sinceramente, nem sei o que me motiva a fazer isso, pois eu tenho um excelente aparelho (Nexus One) rodando o Android 2.2.1, o mais atual até o momento. Provavelmente, apenas a diversão geek de fazer uns hacks.

     No passado recente, já tentei instalar o Android no iPhone 2G, sem sucesso. Agora, surgiu em vários blogs a notícia de uma nova ferramenta, extremamente fácil, que permite tal façanha em iPhones 2G e 3G, sem a necessidade do computador, tudo via Cydia (ou seja, precisa de jailbreak).

     Ontem eu tentei fazer o procedimento no meu iPhone 3G, sem sucesso. Pesquisei em alguns blogs e vi que mais gente estava com o problema, mas não souberam como resolver. Hoje, resolvi “matar” o iPhone e começar tudo do zero. O erro que apresentava era algo dizendo que eu não poderia usar a ferramenta pois não tinha feito o jailbreak usando o Redsn0w, quando na verdade, era exatamente a ferramenta que eu tinha usado! No procedimento de hoje, resolvi usar uma versão anterior do Redsn0w, por uma dica do @PedroVerass e acabou dando certo, logo de primeira.

     Se você tem um iPhone que já passou pelo jailbreak, usando outra ferramenta, talvez o procedimento não dê certo (como da primeira vez que tentei). Porém, dizem que se foi feito com o PwnageTool ou o Blackra1n, também funciona. Não testei, mas de repente… Já as versões do iOS, são a 3.1.2 e 3.2.3 pro iPhone 2G e as 3.1.2, 3.1.3, 4.0, 4.0.1, 4.0.2 e 4.1 pro iPhone 3G. Como ainda não tem o Cydia no Jailbreak do 4.2 GM, foi impossível testar, pois ele é necessário no procedimento.

     Uma vez que o iPhone esteja com as versões compatíveis e com jailbreak, basta abrir o Cydia e adicionar o repositório http://repo.neonkoala.co.uk/. Uma vez adicionado, instale o único pacote disponível, o Bootlace. Ao instalar, não precisa reiniciar. Basta voltar pra tela home, clicar no ícone e mandar instalar. Pode demorar alguns minutos e assim que essa etapa terminar, vai pedir pra dar reboot.

     Ao contrário do que eu imaginava, que já estaria pronto, na verdade foi só a primeira etapa. Seu iPhone vai reiniciar normalmente, sem aparecer a tela de escolhe do sistema operacional. Quando ele estiver carregado, clique novamente no Bootlace. Vá até a aba iDroid e mande instalar. Como ele fará download do arquivo, pode demorar vários minutos. Tenha paciência e aguarde. Uma vez que ele terminar, você verá essa tela e ao pressionar Ok, essa outra.

     A essa altura, você já instalou o iDroid, mas falta um passo muito importante: instalar o OpeniBoot, o que fará com que, quando você ligar seu iPhone, você possa escolher se deseja iniciar no iOS ou no Android. Para tal, clique na aba correspondente e mande instalar. Uma vez instalado, você pode fazer alguns ajustes ou então clicar para dar o boot rápido.

     Na hora do boot, caso você clique no Android, o sistema será carregado. Primeiro vai aparecer um terminal, como esse, depois irá aparecer escrito Android na tela e finalmente o sistema será carregado. Ao destravar a tela, você terá seu iPhone rodando o Android. Pode conferir lá nas configurações, realmente é o 2.2.1, a versão mais atual.

     Sobre a performance, não é das melhores. O boot demora quase 3 minutos e depois que carrega, o sistema parece meio se arrastar. Se você já mexeu num Android com um hardware poderoso, como o Nexus One, vai achar bastante lento. Mas, como a minha intenção era apenas brincar se era possível, posso considerar missão cumprida!

     Ah, um detalhe importante: a Apple opta pelo minimalismo, já o Google, por flexibilidade. Esse conflito fica claro nos botões: o iPhone tem apenas o power e o home, enquanto os aparelhos que rodam Android costumam ter vários. Com isso, fica meio complicadinho mexer numa interface que foi projetada para múltiplos botões, apenas com 2. É como você retirar o mouse do computador e ficar apenas no teclado. Para maiores dicas, clique aqui e siga a dica do Lmendes28.

     Update 11/11/2010 00:51h ~> Fiz um pequeno vídeo pelo QIK, exibindo como ficou o iPhone em dualboot:

Leave a Reply

preload preload preload