nov08

iPepino: Entre o amor e o ódio

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 08/11/2008 às 19:13h

     Estava eu procurando uns podcasts novos nessa linda tarde ensolarada. Adicionava no iTunes, baixava, sincronizava. Estava sincronizando o iPod Classic, o iPod Touch, iPhone e iPod Shuffle (intercalando).. Quando de repente, meu iPhone ficou maluquinho. Parou de encontrar a biblioteca, ‘sumindo’ com as fotos, músicas, podcasts, etc.. Contudo, no iTunes, mostrava o espaço que seria destinado a essas ‘coisas’ como ocupado em ‘outro’.

     Faz pouquíssimo tempo que estou no mundo Apple, cerca de 1 ano e meio, que perto dos meus quase 20 em informática, é muito pouco. Mas a impressão que sempre tive quando ouvia falar em Apple, era de produtos e serviços diferenciados, de extrema qualidade. Dae, comecei com um iPhone, depois um Mac Mini, iPod e outros produtos da marca vieram.

     Acho que uma das grandes m… que a Apple já fez foi o lançamento do firmware 2.0 do iPhone, que deixou muito gente p.. da vida, inclusive eu. O firmware deixava o telefone ‘pesado’, lento para fazer tudo, instável, ou seja, um horror. Alguns meses depois veio o firmware 2.1 e parece que os problemas foram resolvidos.

     Eu sempre ouvia falar que os produtos da Apple eram fáceis e intuitivos, que a empresa era muito cuidadosa em todos os detalhes e que não tinha consumidores e sim fãs. O fato, é que de um tempo pra cá, parece que a empresa da maçã anda dando umas pisadas feias na bola, que não sei se chega a comprometer sua imagem perante seus fãs, mas a mim, incomoda muito.

     Ainda seguindo essa ‘boa reputação’ da empresa, muitos comentavam que se fosse pra dar um computador a sua mãe ou sua avó, dariam um Apple. Pode parecer paradoxial, pois nessa semana muita notícia do iPhone surgiu na mídia, inclusive fizemos um podcast especial sobre isso. Dentre essas notícias, uma pode ter surpreendido muita gente, que foi a ótima reputação do iPhone no mundo corporativo. Contudo, com os problemas que tive com o firmware 2.0 e esse problema de hoje, eu ficou realmente pensando se um iPhone seria um aparelho ideal para minha mãe ou para uma pessoa mais leiga. Será que eles realmente teriam paciência de ficar dando restore, reinstalando aplicações, etc. ? Creio que não.

     Deixando o iPhone um pouco de lado e voltando a Apple como um todo, será que com a ‘popularização’ dos produtos, a empresa está perdendo o rumo? Tá certo que hoje estou profundamente p. da vida com o problema do iPhone, que vai me fazer perder boas horas pra restaurar tudo, já que muitas aplicações não fazem backups das suas configurações (como contas, senhas, parâmetros gerais, etc.). Então, pensei racionalmente e vou listar brevemente algumas pisadinhas na bolas recentes:

- Macbooks com 2 teclas M
- Apple atrasa entrega de fones de ouvido
- Apple atrasa entrega da Macbook Air
- Problemas com Trackpad dos novos Macbook
- Falhas no Mobile Me
- Apple retira porta fireware de Macbooks
- Dificuldades no Time Capsule
- Novo cabo da Apple
- Apple constante tira programas interessantes da App Store

     Não estou falando que a Apple não possa falhar, nem que vou deixar de comprar produtos da marca ou admirá-la, mas na minha cabeça, as bolas foras da Apple tem aumentado muito ultimamente. Será que são verdades as piadinhas que Steve Jobs, o maestro da empresa, realmente morreu e colocaram um clone no lugar deles?

     Update 09/11 19:54h: Ontem fiquei mais de 4 horas para acertar tudo novamente no iPhone, principalmente customizações de softwares que não fazem backup. Agora, fui sincronizar o iPhone e novamente ele sumiu com minha biblioteca. Isso está me deixando muito p. da vida.

     Update 09/11 21:10h: Pessoal, vou deixar a dica aqui do que eu fiz. Como pode ser observado aqui, o iTunes não conseguiu detectar minha biblioteca e jogou tudo como ‘Outro’. Entrei via SSH, fui até /private/var/mobile/Media, vi o tamanho do diretório onde fica a biblioteca (iTunes_Control) e apaguei o diretório Music, conforme consta aqui. Entrei no iTunes e aquele espação que estava como ‘Outro’, diminuiu bastante, conforme essa figura. Ae mandei sincronizar novamente as músicas, podcasts e fotos, conforme aqui. Foi um pé no …. de novo, mas pelo menos as aplicações não foram danificadas, justamente o que dá mais trabalho para arrumar.

Leave a Reply

preload preload preload