ago05

         Faz muitos anos que compartilho aqui no blog o meu interesse por câmeras, vigilância eletrônica e afins. O começo foi com câmeras analógicas tradicionais e DVR para gravação das imagens. Depois parti para as primeiras câmeras IP XingLing, compradas no DealExtreme, onde eu não consegui achar uma solução interessante para gravação. Agora, estou utilizando câmeras no padrão ONVIF, que gravam localmente num cartão microSD e também tem a possibilidade de trabalhar em conjunto com um NVR.



         A câmera que tenho utilizado atualmente é a do vídeo acima. Sinceramente, eu não sei a marca dela. Isso porque, a cada compra, a mesma câmera vem numa embalagem e versão de software diferente. As vezes chega numa caixa da Jortan, outras da Yoosee e assim por diante. Ou seja, uma verdadeira bagunça.

         Diferente das primeiras câmeras IP que comprei, que eram todas da China (especialmente do DealExtreme), as câmeras atuais foram quase todas compradas no Mercado Livre, mas também comprei algumas em distribuidores oficiais. Porém, mesmo nesse último caso, não recebi nota fiscal, manual em português, etc. Ou seja, se você resolver comprar na China pra economizar, no Mercado Livre ou em um distribuidor, provavelmente receberá um produto similar.

         Uma das maiores vantagens dessa câmera é que ela é extremamente fácil de ser configurada. Como mostro no vídeo, basta baixar o app, criar um cadastro (que nem exige confirmação), colocar a senha da sua rede Wi-Fi, sincronizar os dados com a câmera e pronto. Não é necessário entrar no roteador, criar conta em sites de DNS dinâmico, liberar portas, mexer em DMZ, etc. Uma vez que você configurou a câmera, ela estará acessível via rede local ou remotamente, seja via Wi-Fi, 4G, etc.

         Apesar de não ter uma qualidade excelente, como outras opções do mercado, o seu baixo custo justifica a compra. Isso porque, por menos de R$ 120, você consegue ter um equipamento extremamente versátil, com uma imagem bem nítida (inclusive a noite), rotação em quase 360 graus, gravação local em cartão microSD (o que dispensa equipamento de gravação), ouvir e enviar áudio em tempo real, alarme via email quando detectar movimento, além de outras funções interessantes.

         Se você procura uma câmera IP topo de linha e preço não é problema, posso recomendar câmeras das marcas Foscam e Nest Cam (Google), que custam na faixa de USD 200/ R$ 800. Porém, se você quer fazer cada centavo valer a pena, vai ficar bem satisfeito com essa câmera ONVIF genérica.

Leave a Reply

preload preload preload