jan20

Lost: Perdido no próprio Mac

5 Comentarios »Postado por GordoGeek em 20/01/2009 às 20:08h

     Esse post é de duplo sentido ;) Como já foi dito ontem, amanhã irá retornar a série Lost. Porém, esse post é sobre como um usuário novato pode ficar realmente perdido e até mesmo com raiva, quando cai de gaiato num primeiro Mac. Coisas simples como ejetar um CD, podem ser difíceis, visto que o Mac não tem botão eject.

     Logo que comprei o MacMini, passei dias de fúria para aprender coisas realmente elementares. Tive que recorrer a diversos fóruns e contar com a boa vontade da galera para me ajudar. Nesse post, vou dar algumas dicas básicas pra quem está começando.

     Para começar, como você já deve ter percebido, Mac não tem BIOS. Ou seja, quando você liga o computador, não aparece mensagens tradicionais como em um PC comum, tal qual pressionar DEL ou F2 (depende de cada BIOS) para alterar o boot e outras coisas mais. Como ‘agravante’, o Mac tem por padrão entrar dando boot pelo HD, mesmo que tenha um disco inserido. E ae? Sem BIOS.. Entrando direto no HD.. O que fazer?

     Logo nos primeiros dias você vai descobrir as teclas de atalho são fundamentais para operação do Mac. Por exemplo, se você quiser que seu Mac dê boot pelo CD/ DVD do drive óptico, deve pressionar ‘C’, logo após ligar a máquina.

     Uma coisa irritante que aconteceu comigo foi quando mandei instalar o Windows. Por algum motivo, a instalação não foi bem sucedida (Windows? Instalação bem sucedida? Acontece? Rsrs) e todas as vezes o Mac insistia em ficar dando boot pelo CD do Windows. Como retirar o maldito CD e deixar ele entrar novamente pelo HD, senão tem botão de ejetar e não consigo entrar no sistema para ejetar? Basta você segurar os dois botões do seu mouse, logo após ligar o computador, que a mídia que tiver no drive óptico, será ejetado. Outra forma de resolver o problema do Mac insistir em bootar via CD/ DVD, é você pressionar a tecla ‘D’ durante o boot, forçando-o a boot pelo HD.

     Se você tem o BootCamp instalado, aquele programa da Apple que permite que você rode Windows e MacOS na mesma máquina, a tecla na inicialização que você deve pressionar para escolher o sistema que deseja carregar é a ‘Option’ (Alt para quem tiver com teclado convencional). Outras dicas para quem usar o BootCamp estão disponíveis no site da própria Apple, em português (Eba!).

     Você pode encontrar mais dicas de como usar o teclado, no site da JacSoft, que conta com coisas que eu realmente nem fazia idéia que existia.

     Agora vai um dica importante sobre o espaço em disco. Não sei o que te falaram antes de comprar um Mac ou o que você mesmo idealizou, mas apesar de ser muito bom rodar MacOS, também existem coisas chatas. Entre essas coisas chatas, que fiquei meio perdido, foi com relação ao espaço de cache no sistema. Eu recém peguei o Mac instalado e fui fazer as atualizações do sistema e instalar o iLife. Contudo, me deu um erro de falta de espaço. Achei estranho, pois havia muito espaço livre. O problema é que durante as instalações dos updates, os meus 20GB de espaço sumiram. Ae tive que rodar o IceClean, clicar para limpar o espaço de cache na partição root e de usuário, dar um reboot e ae meu espaço lvre voltou.

     Update 27/1 15:32h => Dica do nosso leitor Francisco para diminuir aquele som inicial quando se liga um Mac. Você pode usar Shift + Volume ou ainda Shift + Option + Volume para trabalhar em frações menores.

Leave a Reply

preload preload preload