abr09

Após 3 dias de longas e dolorosas batalhas, após ter de particionar e reparticionar meu HD várias vezes, após perder uma instalação perfeitamente funcional do Windows e atrasar um relatório da faculdade por causa disso, após destruir o MBR duas vezes, após o download de 5 distribuições diferentes e mais de 12 tentativas de instalação do Mac OS X no meu HP TX2075BR obtive sucesso!

Mac Tablet TX

Como podem ver na imagem, o touch screen já veio funcionando desde a primeira inicialização, diferente do mouse e do teclado, por incrivel que pareça eles não funcionaram. De qualquer forma, inicializar o Mac OS X 10.5.6 era o mais dificil e foi feito, o resto era “baba”.

Conhecedores do projeto OSx86, que visa a instalação do Mac OS X em PCs, devem reconhecer o site Insanely Mac que, entre as diversas atribuições, é uma mão-na-roda para quem quer ver aquela maçã branca na tela de seu PC ( principalmente para quem quer passar daquela tela sem um kernel panic). Através dele encontrei um link específico para a instalação do SO em um hardware velho conhecido meu, o HP TX1000z.

tx

A direita o irmão mais novo, TX2000. A esquerda o mais velho, TX1000.

O TX2000 não foi a primeira empreitada da HP no ramo touch screen. Antes dele veio a série TX1000 que tinha nenhuma pouca alguma diferença no hardware (pequena, na verdade o que mudou foi apenas o modelo de algumas coisas). Como a semelhança é enorme entre as duas séries é muito comum encontrar guias para a instalação do Windows XP, Linux e até Mac OS X feitos para o TX1000 e facilmente portalos para o TX2000.

Com isso foi fácil. O escritor do guia disponibilizou um pacote com vários kexts para “ativar” o suporte ao mouse, teclado e vídeo, entre outras correções especificas. Entre elas havia um downgrade da BIOS que seria necessário fazer para o áudio funcionar. Com isso em mãos bastou uma pendrive para transportar o pacote de kexts até o notebook ( nenhum tipo de conexão de rede funcionava ainda ), uma ajudinha do KextHelp e pronto. Com uma reinicialização (agradecimentos a Psystar, que produziu uma correção para um bug que impedia a reinicialização de desligamento correto de um PC ) tudo já tinha voltado ao normal. Com excessão da rede.

TX2075BR

Por enquanto é só. Ainda tentarei algumas novas instalações e configurações até encontrar uma forma de habilitar o maior número de funções possíveis. Inclusive, parece ser possível habilitar multitouch igual ao do touchpad do MacBook Air. Depois que encontrar o caminho para a saída desse labirinto postarei mais detalhes com os kexts (drivers do mundo Hackintosh) necessários, as melhores opções de distribuições e um vídeo mostrando como ficou o sistema.

Fiquem ligados para mais novidades.

One Response to “Mac Tablet – Hackintosh 2 x 4 Pedro”

  1. vc teve que fazer o downgrade na bios? vc pode listar os pacotes que escolheu na instalação, pois eu segui passo-a-passo o tutotial do site que vc indicou mas não funcionou, eu consigui instalar com o Kalyway, porém não consigo colocar um kext que faça funcionar rede via cabo ou wireless, agredeço sua atençao.

Leave a Reply

preload preload preload