mai06

Mercado Livre dando aval para merdas acontecerem

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 06/05/2014 às 20:27h

     É natural que uma plataforma de vendas como a do Mercado Livre gere muitos problemas. Qualquer um pode se cadastrar, a validação é fraca ou inexistente e se pode anunciar praticamente de tudo. Em muitos casos, as pessoas usam para zuar, anunciando a sogra, um avião desaparecido ou coisa similar. Mas a coisa começa a se tornar um problema quando pessoas de má fé usam o Mercado Livre para lesar consumidores.

     Segundo dados recentes, a empresa fatura mais de R$ 2 bilhões por ano. É um belo número, não? Mas você sabia que uma empresa desse porte sequer tem um telefone, chat ou email de contato para seus clientes? Se você tiver um problema, vai ter que apelar pra alguns formulários (muitas vezes não respondidos e que não gera número de protocolo), o que vai te obrigar a ir ao Procon, recorrer a Justiça, etc. Não vou me alongar nessa questão, mas quem quiser ler mais sobre minha experiência processando a empresa, veja aqui.

     Já sabemos que a empresa não está nem ae para o que acontece em seu ambiente, desde é claro, que ela receba suas comissões. Mas, pra não dar muito na cara, ela mantém alguns links para o usuário reportar problemas em produtos anunciados. Eu mesmo já fiz várias denúncias, como essa, que nunca dão em nada. Segundo o Mercado Livre, o anúncio não viola seus termos de uso. Ou seja, anunciar um microSD de 32GB como 128GB, tudo bem. Dizer que um celular tem TV digital quando ele não tem, tudo bem. Vender algo com garantia de 7 dias, quando a lei brasileira exige pelo menos 3 meses, tudo bem. E por ae vai….

     Vou continuar usando o Mercado Livre pra anunciar meus produtos usados, mesmo já tendo problemas? Provavelmente sim. vou continuar usando os caras pra fazer novas aquisições? Provavelmente sim. Isso porque, até o momento, não se tem alternativas a altura. Até tentei usar BomNegócio, TodaOferta, entre outros. Mas o retorno é baixo demais. Talvez com a recente chegada do eBay ao Brasil, isso acabe mudando, no médio e longo prazo, já que a própria empresa disse que, num primeiro momento, seu foco não é oferecer o mesmo tipo de serviço que o Mercado Livre. Que aliás, até pouco tempo, era parceira deles.

2 Responses to “Mercado Livre dando aval para merdas acontecerem”

  1. marlonanjos disse:

    Esse é o problema quando se tem um ‘monopólio’. O ML pode agir assim pois não tem concorrentes a altura. Parece até empresa estatal….

  2. NASHIJP disse:

    Já tive problemas com um cliente , comprou 2 produtos e só queria 1 deu rolo dos infernos o mercado livre cobrou 2 taxas e não tinha onde reclamar depois de varios e mails meu e do cliente foi resolvido foi tenso , parece que as leis brasileiras não importa pra eles não tem 1 central de atendimento não responde twitter , reclame aki e os emails tem resposta automática apesar sendo que é uma empresa que tem lucros exorbitantes nas vendas é estranho que ninguém ve isso !

Leave a Reply

preload preload preload