ago12

Não deixe a VIVO te enganar com as siglas NOR/ MVB

5 Comentarios »Postado por GordoGeek em 12/08/2014 às 14:20h

     Quem acompanha o blog já sentiu que estou numa verdadeira cruzada contra a operadora Vivo já tem algumas semanas. Depois de reclamar direto na operadora, ouvidoria, Reclame Aqui e Anatel, todos sem sucesso, tive que ir ao Procon aqui da cidade, já que o Procon online só funciona em casos de compras e não de serviços.

     Como eu já previa, a atendente entendeu o caso rapidinho, já que basta olhar no extrato e notar o que eu realmente usei (e consta discriminado) e o que a Vivo debitou. Ou seja, usei menos de R$ 5,00 e me cobraram uns R$ 150,00. Uma “pequena diferença”.

     Diferente do acontecido nos outros atendimentos, imediatamente a Vivo se prontificou a devolver o dinheiro. Porém, eu deixei bem claro que só aceitaria se fosse na modalidade NOR e não como bônus, pois já cai nessa pegadinha outras vezes. Por duas vezes a atendente confirmou e vim pra casa com a sensação de dever cumprido.

     Como fiquei mais de 2 horas no Procon (tinha fila), fui almoçar e logo em seguida entrei no site da Vivo pra ver meu saldo. Adivinha? Lançaram o valor acordado como bônus e não como saldo NOR, conforme eu havia insistido que queria. Mas qual a diferença?

     Quando você faz uma recarga, ela entra no saldo NOR (provavelmente abreviação de NORmal, mas é apenas um chute). Esse saldo não se perde. Ele tem data para expirar, mas quando você faz uma recarga, o valor é somado ao anterior. No caso do bônus, não. Quando expira, se perde. Senão usou, já era.

     O mais grave no entanto é a forma de cobrança. Quando você tem um plano, como eu tenho o Vivo Sempre, a tarifa é de R$ 0,06/ min. pra qualquer Vivo no Brasil. Isso é descontado do saldo NOR. Porém, quando você tem saldo bônus, a Vivo, muito esperta, não usa a tarifa do seu plano pra descontar desse saldo. Ela usa a “tarifa cheia” do pré-pago, que é de quase R$ 2/ min. Ou seja, mesmo que eles te devolvam R$ 100 de bônus, isso não dá pra nada.

     Como eu já venho demonstrando a semanas aqui, a Vivo realmente não respeita ninguém. Não respeita os funcionários, o consumidor, o Procon… Agora eu vou ter que perder trabalho de novo pra ir ao Procon ver o que pode ser feito.

     Update 12/08/2014 15:34h => Tentei procurar no Google por isso, mas não achei nada. Dae, conversei com uma fonte que trabalha na operadora e essa me passou o seguinte. MVB é provavelmente uma promoção de alguma recarga que você colocou, 100 minutos pra Vivo. Chama Minutos Vivo Brasil. PCF é a Internet pós franquia. BFC bônus da promoção favorito, vc tinha 1000 minutos para um número Vivo escolhido. PVO é o uso dos 400MB de internet dentro da franquia.

5 Responses to “Não deixe a VIVO te enganar com as siglas NOR/ MVB”

  1. masabueno disse:

    GordoGeek,

    Faço uma sugestão que talvez você já tenha tentado, mas não custa falar. Recentemente também tive problemas com a VIVO e, óbvio, eram cobranças indevidas. Eles me cobravam 0,05 centavos, diariamente, por um serviço de despertador na minha conta do VIVO Fibra. A minha linha é linha web, portanto, não utilizo serviço de telefone e nem ao menos possuo um aparelho. Liguei por 8 meses solicitando o cancelamento do serviço que segundo me foi informado não era possível efetuar pois o sistema não reconhecia a ordem e eu precisaria ligar todos os meses pedindo o cancelamento. A intenção era que eu desistisse, a final, no total não chegava a R$2,00 mensais. Eu não desisti, liguei mês a mês solicitando o cancelamento. Porém o pior foi que as contas começaram a encavalar, visto que eles mandavam nova conta com o valor corrigido, porém 2 meses eles não mandaram a acumularam 4 contas.

    Qual foi a solução que encontrei? http://www.consumidor.gov.br , sim acredite. É uma espécie de reclame aqui, porem do governo. Abri uma reclamação, que vira um processo (destes processos públicos, com número de acompanhamento e tudo). Resolveram rapidamente me informando, em fim após 8 meses tentando, o maldito do 0800 correto para cancelar o serviço. Demorei 3 minutos no 0800 e a fatura deste mês já veio correta. Vale a pena tentar.

    Espero poder ajudar. Abraço.

  2. Olá GordoGeek,

    Estou acompanhando seu caso desde o início, via twitter, youtube e até mesmo aqui no blog. Até o momento não tive problema com a operadora Vivo, já sou cliente faz uns 6 meses e utilizo o plano controle. Ao conferir minha conta percebi que existe uma sigla não citada no seu texto, que é HIC ou Crédito Controle ilimitado. Achei que seria interessante comentar. Um abraço.

  3. Cris disse:

    Boa noite, meu nome é Cristiane e meu caso é o seguinte,dia 9/02/2015 coloquei 5 reais no meu celular as 15:04h. Nisso o celular estava em casa, quando foi umas 19:00 a hora que chego em casa, fui pegar o celular para usar tinha apenas R$1,03. Sem eu ter tocado nele o dia todo . To tentando ligar na vivo desde entao, mas infelizmente o descaso é gigante, passo masi de 10min na linha e ngm atende. tenhu inumeros protocolos. Hoje consegui acessar aqui o meu extrato na internet, e me cobraram 3,99 Nor ???? Nor da onde?? me decontaram algo que nao usei, e agora ?? sei que é pouco, mas eh meu. se fosse 1 centavo, nao interessa , é meu. não usei só se for algum fantasma. preciso de uma soluçao e meus creditos de volta.

  4. zilda disse:

    Bom dia ,resolvi postar pq achei meu caso muito semelhante o da Cris coloquei 5,00 dia 28/2/2015 as 17:08 num sabado no domingo as 14:19hr recebo uma mensagem:vivo informa seu saldo e de R$1,01…..e as 17:57hrs outra mensagem dizendo vc se conectou a internet e sera cobrado R$0.99 para usar15MBate as 23:59hrshoje .excedendo15MB a velocidade reduzira ….,CONCLUSAO:NEM TOQUEI NO CEL APOS A RECARGA E NAO USO INTERNET DO CHIP ,COMERAM MEU DINHEIRO NA MAIOR CARA DE PAU.,como diz a Cris,é pouco mas é meu se alguem souber o que devo fazer por favor me ajudem.

    • Ellienne disse:

      Infelizemente fui vítima da Vivo também, dia 20/10/2015 coloquei 25 reais de crédito na esperança de ganhar os 1000 minutos da promoção Vivo Favorito, o que não aconteceu… Hoje recebi uma mensagem dizendo que o meu saldo é de R$ 1,69, levei um susto. Acessei meu extrato pela internet e me cobraram 6x 0.99 por ter acessado a internet, e 4x 0.52 de mensagens de texto, o que totaliza 8,02 que foram debitados devidamente, o resto do extrato só tem siglas que não dá para saber o que significa e números que não se referem a dinheiro ( não tem R$ na frente), então pergunto, cadê o resto do meu saldo? Total falta de respeito com o consumidor.

Leave a Reply

preload preload preload