mar16

New iPad com Retina: você também vai pagar essa conta

4 Comentarios »Postado por GordoGeek em 16/03/2012 às 23:23h

     Eu não fiz nenhum post sobre o keynote de lançamento da Apple, mas comentei bastante no Twitter, pois acho que fica mais apropriado fazer alguns comentários por lá, uma vez que são mais dinâmicos e permitem maior interatividade. No geral, eu gostei bastante do novo iPad, mas uma coisa que não me desceu muito bem na goela foi a falta de uma versão de 128GB. Tudo indica que os custos da Apple subiram, já que ela finalmente implantou uma tela Retina (ou quase) e o suporte a LTE. Porém, acho que devia ter dado a opção de, quem quisesse pagar mais caro, tivesse a chance de comprar um produto com uma capacidade maior.

     Nos dias anteriores ao evento, onde se especulava sobre a tela com alta resolução, surgiram alguns comentários dizendo que o tamanho dos apps iria aumentar bastante e portanto, faria sentido os 128GB. Infelizmente, a Apple não põe em prática tudo que faz sentido pra gente e sim o que faz sentido na estratégia de negócios deles (que por sinal é acertada, tendo em vista que ela vale mais de meio trilhão de dólares). Demorou pra eu entender, mas hoje eu tenho claramente em minha mente: a Apple não faz produtos pra mim (geek ferrenho) e sim pra um público mais amplo. Eu quero Blu-ray no Mac. Vou ficar querendo. Eu quero 4G no iPhone. Vou ficar querendo. Até que eles decidam colocar, por mais que a concorrência já tenha e os críticos caiam matando em cima.

     Agora que o New iPad já está nas mãos de alguns, surgiram vários updates de aplicativos na App Store, trazendo suporte a nova tela de alta resolução. Conforme já previam os rumores, os apps realmente ficaram maiores. Na média, os apps quase dobraram de tamanho, inclusive os da própria Apple, como a suíte iWork. O que eu só parei pra pensar hoje, quando estava fazendo tais downloads é que, mesmo eu (e talvez você), que ainda não temos o novo iPad, vamos ter um belo espaço “roubado” de nós, tendo em vista que o mesmo aplicativo que roda no New iPad roda também nos mais antigos. Assim, se você já estava com pouco espaço, depois desses updates, vai ficar com menos ainda.

     Na tentativa de simplificar o ecossistema, a Apple criou o “compre uma vez, atualize pra sempre, sem custo”. Isso no geral é muito bom, mas traz alguns problemas, como esse do tamanho. Outra coisa chata é você ter um dispositivo antigo, tentar baixar um app (tipo o Facebook ou Twitter) e ele não rodar no seu iTreco, pois não ficam disponíveis na loja as versões mais antigas. Como a Apple poderia resolver isso? Realmente não consegui pensar numa solução ideal pra isso. A princípio, se ela gerasse promocodes pra versões mais novas, dando a quem já comprou o app, o direito de atualizar, resolveria o problema. No entanto, será que a maioria dos usuários (não geeks) iria realmente atualizar através de promocodes? Muitos não atualizam nem da forma atual, que é super fácil, clicando num único botão, que dirá tendo que fazer outro procedimento mais complexo. O que eu sei é que da forma que está não é a ideal e todos nós pagamos por isso.

Leave a Reply

preload preload preload