jan19

Nostalgia: A Apple de Jobs, Woz e Wayne (1976)

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 19/01/2009 às 11:40h

     Não pretendo me alongar muito contando a história da fundação da empresa em si (pois creio que muitos admiradores da Apple já conhecem), mas gostaria de focar nos produtos que foram lançados ao longo desses anos todos. Porém, vou dar uma breve introdução para os que não conhecem os fatos.

     A história da Apple começa em 1975, quando Steve Wozniak (ou simplesmente Woz) e Steve Jobs (ou simplesmente Jobs) se conhecem num clube de nerds hobistas de eletrônica em Palo Alto. Nessa época, só existiam grandes computadores, que apesar de extremamente caros, eram bastante limitados em capacidade de processamento. No entanto, os desprovidos de milhares de dólares, mas com muita disposição, queriam dar um jeitinho de ter seu computador (sabe-se lá Deus porque, pois não eram grandes coisas) e se reuniam em grupos, acompanhando revistas especializadas da época.

     Como montar um computador nessa época era trabalho apenas para experts, Jobs viu um enorme potencial de facilitar as coisas, vendendo KITs mais fáceis que os similares encontrados no mercado. Aqui, é bom se fazer uma ressalva importante: muitos acham que Woz era quem lidava com toda parte eletrônica e Jobs a parte comercial. Isso é parcialmente verdade, pois Jobs também conhecia de eletrônica, tanto é que trabalhava na Atari, famosa marca de console de video-games na época.

     Ao contrário de Jobs, sempre querendo revolucionar o mundo (e ganhar dinheiro com isso), Woz era o típico nerd sem grandes ambições financeiras, que fazia as coisas por puro prazer e curiosidade. No entanto, Jobs vendeu sua mini-van Volks e convenceu Woz a vender sua estimada calculadora científica HP. Com isso, conseguiram juntar USD 1,300 e montaram o primeiro protótipo do projeto, ainda na garagem dos pais de Jobs.

     Em 1. abril de 1976 (não é pegadinha, foi essa data mesmo), Woz não era mais funcionário da HP e se juntou definitivamente na empreitada com Jobs, fundando assim a Apple Computer.

     Um fato interessante e pouco conhecido, que vale a pena ser mencionado, é que a Apple teve um terceiro co-fundador: Ronald Wayne, colega de trabalho de Jobs na Atari. Wayne (não o Bruce/ Batman) foi o responsável pelo primeiro logotipo da Apple e também pelo manual do Apple I (sim, naquela época a Apple mandava manual com os produtos, rs). Contudo, não conseguiu segurar as pontas das épocas difíceis e no mesmo ano, caiu fora da sociedade (se arrependimento matasse…).

     Update 21/01 02:18h: entrevista recente com Mr. Ronald Wayne. Clique aqui para ver.

Leave a Reply

preload preload preload