jan19

Nostalgia: O Apple III (1980)

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 19/01/2009 às 14:26h

     Como vimos, o Apple II foi lançado pouquíssimo tempo depois do Apple I, dada a urgência estratégica que Jobs via em fornecer um computador realmente pronto para o uso e não uma placa de circuitos. Uma vez que o Apple II fez um enorme sucesso, seu sucessor, o Apple III, não teve assim tanta urgência e lançado praticamente 3 anos depois.

     Vendo a tendência do mercado, onde as empresas procuravam o Apple II para rodar o VisiCalc e assim, agilizar os processos que envolviam cálculo, o Apple III foi justamente um aprimoramento com foco nesse nicho de mercado, contando com um novo ‘sistema operacional’ e um novo interpretador BASIC.

     A CPU tinha ‘poderosos’ 2MHZ. O monitor agora apresentava 80 colunas e 16 cores. O teclado ganhou o recurso de teclas numéricas a direita, como numa calculadora. Entre outras melhorias, estavam um novo sistema de arquivos, que passou a ser hierárquico.

     Infelizmente para a Apple, o Apple III foi um verdadeiro fiasco, pois além de inúmeros problemas em hardware e software, o preço a partir de USD 4,340 foi um grande problema.

     Um fato curioso e que mostra bem a personalidade de Jobs, é que por determinação dele, a ventoinha destinada a dissipar melhor o valor, foi retirada, o que causava o aquecimento acima de normal no computador, agravando o mau funcionamento.

Leave a Reply

preload preload preload