set12

O que vale mais a pena? Um Apple TV ou WDTV Live Plus?

17 Comentarios »Postado por GordoGeek em 12/09/2011 às 00:46h

     Ao menos uma vez por dia alguém me pergunta no Twitter se vale mais a pena comprar um Apple TV ou um WDTV Live Plus. Como na semana passada a Netflix fincou os pés no país (ainda que timidamente no início, mas com tendência de melhorar nos próximos meses), tudo indica que os media center vão começar a se popularizar por aqui. Eu sei que tem muita gente que curte baixar filmes via torrent, ver no PC mesmo e nem liga para as facilidades de uma media center e/ ou de um serviço de streaming, mas também acredito, pelas consultas que me fazem, que o oposto também acontece e com o tempo, vai se popularizar. A Netflix fez um grande esforço e chegou com preço agressivo (R$ 15,00 mensais). Espero que o conteúdo cresça rapidamente.

     Em 2010 eu comprei dois media center XingLings no eBay e me arrependi profundamente. Comentei deles aqui no blog, nesse artigo e nesse outro. Como no final de março eu fui para os Estados Unidos, não deixei passar a oportunidade e já comprei logo três WDTV Live numa Bestbuy. O @MacMasi foi na onda e acabou comprando um, mas segundo ele, não saiu da caixa (ele tem um Apple TV). Logo que cheguei ao Brasil, instalei logo um na sala principal e os outros nos quartos.

     A minha versão do WDTV, infelizmente, só possui conectividade via cabo de rede (rj-45). Existem adaptadores Wi-Fi compatíveis, mas eu nunca testei. Já a versão mais nova, chamada de Live Plus, já trás a conectividade Wi-Fi embutida e várias melhorias no acesso a conteúdos online, como Netflix, Hulu, etc. Pra um usuário tradicional, eu acredito que o WDTV seja uma compra melhor que a do Apple TV, tendo em vista que o foco da Apple é vender conteúdo online, seja através da loja própria (iTunes Store) ou de parceiros (Netflix, MLB, NBA, etc.). O WDTV, além de ter o conteúdo online, conta ainda com duas portas USB pra você plugar o conteúdo local, seja através de pendrive ou de um HD. No Apple TV, mesmo com jailbreak, isso não é possível.

     Bom, mas se eu digo que o melhor é o WDTV, porque diabos eu tenho quatro Apple TV em casa? No meu caso, atualmente eu tenho uma excelente cobertura Wi-Fi em casa, com uma rede 5GHz no padrão 802.11n, ou seja, não tenho engasgo algum na transmissão do conteúdo. Outra coisa é que sempre faço jailbreak dos meus Apple TV. Assim, eu consigo habilitá-lo a ler o conteúdo que fica disponível na rede, seja no servidor ou no AirPort Extreme. Nativamente, o Apple TV só acessa o conteúdo compartilhado pelo iTunes dos computadores. Com essa “gambiarra”, ele acessa todo arquivo na rede, seja ele foto, música, vídeo, etc. E mais, não importa o formato, seja um MP4, um Divx, um MKV, etc. Ele toca tudo, com legenda customizável (cor, tamanho, fonte, etc.), do jeitinho que eu gosto.

     Outra coisa bem interessante no Apple TV é sua compatibilidade com o AirPlay, ou seja, eu posso transmitir o conteúdo do meu iPhone/ iPad diretamente pra minha TV, usando essa conexão sem fios. É fácil, rápido e funciona sem engasgos. Posso transmitir fotos e vídeos que fiz, bem como seriados, filmes, músicas e até jogos. Aliás, se você não quiser fazer o jailbreak, pode ainda usar o AirPlay para fazer seu Apple TV ter conteúdo em outros formatos, com legenda. Pra isso, você vai precisar do AirVideo em um computador (Mac ou PC) fazendo o streaming para o iPhone/ iPad e esse, por sua vez, enviando para o Apple TV via AirPlay. Funciona lindamente!

     Com relação ao preço, eles são bem similares, ficando na faixa de R$ 300,00 no Mercado Livre. Se você estava esperando usar essa características para definir qual pretende comprar, vai ter que se basear em outras. Se você não tem um iPhone/ iPad, gosta de baixar torrents, jogar num pendrive e mandar ver na sala, sem complicação, recomendo fortemente o WDTV. Já se você tem iTrecos (e pretende usar o AirPlay), encara fazer um jailbreak e aceita deixar um computador ligado na rede pra servir os arquivos, opte pelo Apple TV. Não existe escolha definitiva. Analise o seu ambiente, como você quer que as coisas funcionem e faça sua escolha. Boa sorte!

Leave a Reply

preload preload preload