set28

OPlayer: visualizando arquivos Divx em rede no iPhone

4 Comentarios »Postado por GordoGeek em 28/09/2011 às 09:11h

     Eu não sou o maior fã que existe de processos de conversão de arquivos, especialmente os de vídeo. Se eu depender de converter algo, por mais simples que seja, vou acabar deixando de lado. Quem tem iPhone/ iPad sabe que, nativamente, a Apple limita bem os tipos de arquivos de vídeo visualizados em seu player. Claro, isso provavelmente se deve não a uma limitação técnica e sim a estratégia da empresa com a iTunes Store.

     Existem dezenas de formas de visualizar conteúdo em Divx (e outros formatos de vídeo populares) no iPhone/ iPad, seja via streaming ou localmente. Via streaming eu costumo usar o excelente Air Video, que já comentei por aqui. O lado ruim dessa forma é que você precisa ter um computador (Mac ou PC) ligado para fazer a conversão e mandar o conteúdo pro dispositivo. O lado bom é que, dentro de casa, ou até mesmo via 3G, você não precisa lotar seu dispositivo com vídeos, o que pode ser um grande problema, visto que os iTrecos possuem espaço bem limitado.

     Ontem eu estava explorando alguns apps de vídeo que tenho no iPhone e descobri, por acaso, que o OPlayer, além de reproduzir diversos formatos de vídeo localmente, ele também permite o streaming via rede. Existe uma versão gratuíta do aplicativo (com um banner de propaganda irritante) e outra paga. No iPhone custa USD 2.99 e no iPad USD 4.99. Também achei uma tremenda sacanagem ele não ser universal, mas paciência…

     O aplicativo tinha um bug muito chato com relação as legendas, mas foi corrigido ontem. Apesar de ser possível escolher a cor do “recheio” e da borda, não é possível escolher a posição na tela e nem o tamanho. Eu sou meio chato com relação a isso e troquei alguns Media Centers de casa justamente pela falta dessas opções. Porém, pra quem não liga muito pra isso, saibam que funciona. Uma dica pra visualizar legendas com acentos: configure a codificação para Western Europe (Windows-1252).

     Outras funções bacanas do aplicativo é que ele transfere arquivos em rede com facilidade, servindo tanto de origem, como destino. É possível, através da rede Wi-Fi, abrir um compartilhamento para que outros dispositivos façam download do conteúdo de seu biblioteca. Não dá pra outros dispositivos enviarem arquivos pra ele, porém dá pra fazer isso via FTP ou rede SMB. Aqui em casa eu deixo meus arquivos no AirPort Extreme e acesso os arquivos em rede com o OPlayer. Dica: aumente o buffer de 2% para 5%. Você vai ver o conteúdo numa boa, sem soluços.

     Pra finalizar, é bom dizer que o OPlayer não se limita a reproduzir arquivos de vídeo, mas também aceita reproduzir diferentes formatos de arquivo em áudio, local ou via rede.

Leave a Reply

preload preload preload