mar14

Posicionamento da Receita Federal sobre demora de pacotes

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 14/03/2012 às 16:55h

      Acredito que todos os leitores do blog (e os seguidores do Twitter) sabem que compro bastante na DealExtreme. Ou melhor, comprava, pois esse ano ainda não comprei nada, principalmente por causa de uns problemas recentes que tive. Ano passado eu fiz mais de 100 pedidos (isso mesmo) no site chinês e nunca tinha tido problema, até que no final do ano os pacotes começaram a ser direcionados pra Receita Federal do Paraná e os problemas começaram.

      É claro que muita gente que compra produtos de sites gringos tem a esperança de que ele não seja tributado, especialmente se fizeram como eu e comprarem produtos até USD 50. Várias pessoas já me disseram que abaixo desse valor não tem problema e não deveria pagar imposto, mas a história não é bem essa. Quando o produto é enviado de pessoa física para pessoa física, não ultrapassa USD 50 e vem marcado como presente, ae sim ele é isento. Porém, quando você compra algo de uma empresa, a regra é outra e o produto pode ser tributado, com excessão claro de livros e CDs.

      No final do ano passado, seguindo a tradição de alguns sites americanos, o DealExtreme fez uma BlackFriday e colocou alguns produtos em promoções. Eu acabei aproveitando e comprei câmeras IP por menos de USD 30. Porém, acabou que uma delas foi pra Receita Federal e ficou lá até hoje. O pior é que nem me notificaram. Diante dessa situação, entrei no site da Receita Federal e preenchi um formulário de contato com a Ouvidoria. Demorou umas 2 semanas, mas hoje me enviaram uma resposta. Infelizmente não ajudou muito, pois basicamente eles pedem pra entrar em contato com os Correios e ae fica aquele jogo de empurra-empurra.

      Um fato curioso que me foi passado é que todas as pequenas encomendas (até 2Kg) internacionais estão sendo direcionadas para a Receita Federal do Paraná. Lá, eles processam cerca de 50.000 pacotes por dia útil. Já tem algum tempo que eu comento no Twitter a respeito da demora e muitas pessoas dizem que estão com o mesmo problema. A @SamiraQueiroz é uma delas e ligando na Receita do Paraná (41 3332-4108) informaram que o prazo médio para o processamento dos pacotes é de 30 dias, mas que eles ainda estavam processando (agora em março), pacotes de janeiro, ou seja, estão bem atrasados, provavelmente por conta do grande aumenta da demanda no final do ano.

      Além desse problema do pacote chegar e a Receita Federal demorar pra liberá-lo, seja cobrando imposto ou não, é o fato de que a própria DealExtreme vem passando por um processo de mudanças. Recentemente eles me enviaram um email com um vídeo onde explicam como as coisas funcionam nos bastidores. Em resumo, eles fizeram mudanças no sistema e isso acabou impactando algumas encomendas. Eu geralmente recebia os pacotes em 40 dias corridos. Muito raramente atrasava 2 meses e na época do natal, fiquei até surpreso a receber em cerca de 20 dias. Porém, algumas coisas que pedi (peças pro Arduino), demoraram mais de 3 meses pra sair de lá!

One Response to “Posicionamento da Receita Federal sobre demora de pacotes”

  1. Anonimous disse:

    https://www.youtube.com/watch?v=5S4MXkdK7Tw IMPORTEM até 100 dolares e não paguem imposto por isso. Taxar produto com valor infeior a 100 dolares é abuso e ilegalidade da receita federal . Aprenda a reaver seu dinheiro caso essa ilegalidade ocorra. VAMOS DIVULGAR e não deixar esse abuso passar em branco. no link tem uma cópia de arquivo para entrar na justiça e pedir ressarcimento. Nem precisa de advogado

Leave a Reply

preload preload preload