nov18

Primeiras impressões da câmera IP Wi-Fi da DealExtreme

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 18/11/2011 às 00:08h

     Faz tempo que eu vejo câmeras IP por ae, mas nunca havia testado uma. Aqui em casa eu optei por um DVR ligado a câmeras com fio, de maior resolução e estabilidade. Porém, no final do mês passado eu comprei uma câmera IP Wi-Fi no DealExtreme pra testar. Existem várias opções por lá e elas são muito parecidas. A que eu comprei é essa aqui e custou USD 58,10 (algo próximo de R$ 105,00). Aqui no Brasil o pessoal vende essas câmeras (provavelmente também vindas da DealExtreme) pelo dobro do preço, como essa aqui no Mercado Livre.

     Ae em cima você pode conferir um pequeno vídeo de 5 minutos que fiz usando o iPhone e demonstrando a câmera e seu sistema de funcionamento. Apesar de relativamente barata, eu achei a qualidade bem satisfatória, tanto de imagem, como de recursos. Num teste realizado em um ambiente totalmente escuro, tanto interno, quanto externo, a imagem ficou bem nítida.

     Uma coisa bastante bacana e que eu não tenho nem das minhas câmeras fixas é o PAN/ TILT, ou seja, a capacidade de rotacionar a câmera, movendo seu foco para um local específico. É possível movê-la tanta na vertical (cima e baixo) como na horizontal (esquerda e direita). Dá também para programá-la pra ficar varrendo um ambiente automaticamente e caso encontre um invasor, pode disparar um email e/ ou subir a imagem pra um FTP.

     Como costuma acontecer em sistema de vigilância, o software e gerenciamento é baseado na tecnologia ActiveX, ou seja, só é possível gerenciá-la pelo Windows com Internet Explorer. O vendedor do Mercado Livre me disse que tem como visualizar as imagens no iOS (iPhone/ iPod Touch e iPad) e Android. Por enquanto não consegui comprovar isso, pois os apps que testei não conseguiram acesso a câmera.

     Ainda sobre o software de gerenciamento no browser, é possível criar 3 níveis de acesso, onde o administrador tem acesso total, o operador e o usuário final (só visualiza, não podendo nem operar o PAN/ TILT). Ela também tem autenticação de ADSL, recurso de DynDNS e funciona tanto em rede Wi-Fi como em rede cabeada (RJ-45). As primeiras impressões dela são muito boas. Espero que nos próximos dias essa opinião não mude :)

     Update 25/11/2011 09:19H => Recomendo que vejam esse outro post a respeito do Live Cams HD, um excelente aplicativo para gerenciar câmeras IP no iPad/ iPhone.

Leave a Reply

preload preload preload